25/10/2016

* 2016 - Dia da Construção Civil

Pelo projeto de Lei nº 8.196. de 2014, que institui o Dia Nacional da Construção Civil e dos profissionais da Engenharia Civil. Justificou que se deve ao dia da beatificação, pelo papa João Paulo II, de Frei Antônio de SantAnna Galvão, considerado patrono da construção civil. Em mais de 28 anos de trabalho, Frei Galvão atuou na construção de obras importantes em São Paulo, como o Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz e a Igreja de Nossa Senhora da Luz.
Em 25 de outubro, é comemorado o Dia do Patrono da Construção Civil – Santo Antonio de Sant’Anna Galvão (Frei Galvão), o Dia dos Profissionais do Sistema Confea/Crea, o Dia da Construção Civil e o Dia dos Profissionais da Construção Civil.
A SH aproveita a data para parabenizar todos os profissionais desse setor!
Construção civil é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas.

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) regulamenta as normas e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREAA fiscaliza o exercício da profissão e a responsabilidade civil. Toda a obra de construção civil deve ser previamente aprovada pelos órgãos municipais competentes, e sua execução acompanhada por engenheiros ou arquitetos registrados no CREAA.

Com a canonização de Frei Galvão, o primeiro religioso brasileiro a alcançar tal condição perante o Vaticano, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) decidiu, por unanimidade em Plenário, instituir, em 2007, como Dia dos Profissionais da Construção Civil a mesma data em que se comemora o Dia da Construção Civil, 25 de outubro, em homenagem ao franciscano nascido em Guaratinguetá (SP), considerado desde o ano 2000 o Patrono da Construção Civil.

Frei Antônio de Sant’Anna Galvão fundou, projetou e construiu o prédio do centenário Mosteiro da Luz, ficando a seu cargo também a edificação da igreja e sua decoração. Frei Galvão trabalhou ao lado de escravos, como servente, pedreiro e mestre de obras, fato inédito para a época, e também arregimentou as religiosas internas para, juntos, demarcarem o terreno da construção, considerada pela Unesco “Patrimônio Cultural da Humanidade”. Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails