28/09/2016

* 2016 - Dia Mundial da Raiva

O Dia Mundial da Raiva , também conhecido como Dia Mundial de Luta Contra a Raiva, este dia é uma iniciativa da Aliança para o Controle da Raiva, com o apoio Organização Mundial de Saúde. O Dia Mundial da Raiva é celebrado todos os anos no dia 28 de setembro, em homenagem a Louis Pasteur, falecido neste dia, que foi quem desenvolveu a primeira vacina eficaz contra a raiva. O primeiro
Dia Mundial da Raiva foi celebrado em 2007. Esta data é uma campanha internacional contra uma doença fatal ao homem. A raiva é uma doença infeciosa que causa a inflamação do cérebro em animais de sangue quente, podendo ser transmitida de uma espécie para outra. Ao homem é geralmente transmitida através da mordedura de cães doentes, encontrando-se o vírus na saliva. Todos os anos se desenvolvem iniciativas neste dia como campanhas de vacinação de animais domésticos, caminhadas, maratonas, palestras e a distribuição de material informativo.
Às pessoas que trabalharam para a eliminação da raiva são entregues prémios. O objetivo das celebrações é erradicar as mortes por raiva canina até 2030. Sabia que? A doença considera-se erradicada em Portugal desde 1956. Só a vacinação prévia pode salvar o homem contra esta doença.
A raiva mata uma pessoa no mundo de 10 em 10 minutos, sobretudo crianças até aos 15 anos (60% das vítimas).
http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-raiva/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails