29/09/2016

* 2016 - Dia do Policial

No dia 29 de setembro, comemora-se o Dia do Policial. Instituída em 28 de janeiro de 1965 no Brasil, a data foi escolhida por também representar o dia de São Miguel Arcanjo, um santo guerreiro. De fato, os policiais são pessoas que lutam pelo bem de todos, como podemos ver nos episódios de Rookie Blue. Recrutas e detetives da série, assim como na realidade, abrem mão de suas vidas pessoais para tentar resolver crimes e prender suspeitos.
Cada um com um característica diferente, porém, todos com o mesmo objetivo: proteger a sociedade. A palavra polícia vem do latim “politia”, e significa governo de uma cidade. Sua função é manter a ordem pública, e combater o crime. Há diversos tipos de policiais. Aqui no Brasil, a autoridade é dividida entre a polícia militar e a polícia civil.
O policial militar, que também abrange os bombeiros, tem como principal função preservar a ordem pública. Já o policial civil, é representado por delegados, e são eles que comandam as investigações. Os policiais e bombeiros podem ser considerados heróis em muitos casos. Pois estão sempre fazendo tudo que podem para proteger e salvar o próximo.
 "Em Apocalipse 12:7-9, Miguel lidera os exércitos de Deus contra as forças de Satã e seus anjos e os derrota, durante a guerra no céu. “Houve uma grande batalha: Miguel e seus anjos lutaram contra o Dragão. O Dragão também lutou, junto com seus anjos, mas foram derrotados, e não houve mais lugar para eles no céu (Apocalipse, 12, 7-8)”.
 Assim, 29 de setembro também é dia de São Miguel, e por isso os Policias Civis foram homenageados com essa data, por serem considerados guerreiros do bem. Tentar explicar o sentimento de ser um policial é uma missão quase que impossível. Poucas profissões conseguem despertar tão intensamente os sentimentos humanos quanto ser um policial... Resgatar um refém, salvar uma vida, esclarecer um crime, prender um criminoso, socorrer uma pessoa aflita, são situações que fazem parte do nosso dia-a-dia, mas nem por isso perdemos a sensibilidade necessária para entender a importância e responsabilidade da nossa função.
Rendo meus parabéns a todos os policiais civis, que trabalham diuturnamente por uma sociedade mais justa, pela segurança do cidadão. Não é fácil ser policial. São muitas as dificuldades, são inúmeros os obstáculos diários. Todavia, a satisfação supera todos os percalços! Quando a camisa preta sai às ruas, com a coruja no peito, tenham certeza de que a PC chegou, e não foi pra tomar um cafezinho!


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails