19/08/2016

* 2016 - Dia Mundial da Fotografia

A escolha do dia 19 de agosto para celebrar esta data é uma homenagem a invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente a nova invenção.  Este aparelho foi desenvolvido pelo francês Louis Daguerre, em 1837, graças aos estudos de Joseph Niépce, que havia criado a héliographie alguns anos antes. 

1839 – Primeira Fotografia de uma Pessoa

Daguerre fotografa uma rua de Paris da janela com uma camera obscura e o processo do daguerreótipo. O tempo de exposição – vários minutos – borra os objetos em movimento, mas um homem que engraxava os sapatos permanece parado o suficiente para se tornar a primeira pessoa fotografada na história.
Em 1839 também foi inventado o calótipo, um outro sistema de captura de imagens, criado por William Fox Talbot. Por causa dessas incríveis invenções, 1839 se consagrou como o Ano da Invenção da Fotografia.
O dia mundial da fotografia é comemorado em 19 de Agosto pois nesta data, em 1839, foi feito o anúncio oficial da invenção da fotografia pelo governo francês [fonte]. A técnica fotográfica, em si, já existia. Na Grécia antiga, por exemplo, já existiam relatos sobre câmaras escuras e suas reproduções de imagens.
Mas foi somente em 1839 que a primeira câmera fotográfica com um sistema moderno de fotografia permanente foi refinada e mostrada. Ela se chamava daguerreotype, nome vindo do seu criador Louis-Jacques-Mandé Daguerre. A primeira notícia sobre fotografia apareceu no jornal Gazette de France, em 06 de janeiro de 1839 – um pouco antes do governo francês anunciar a descoberta de Daguerre. [em inglês]


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails