14/08/2016

2016 - DIA DOS PAIS NO BRASIL

No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia. A iniciativa partiu do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, como forma a incentivar a celebração em família, baseado em sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 26 de julho, dedicado a São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus. Mas, como uma data aos domingos se mostrava mais propícia para as reuniões em família, o dia dos pais foi transferido para o segundo domingo de agosto. Em São Paulo a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955 pela TV Record. Houve  um grande show comemorativo do Dia dos Pais, no antigo auditório da emissora para marcar a data. Foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos e o pai mais velho,com 96 anos. O campeão em número de filhos foi um senhor que somou 31.
As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi “ É Sempre Papai “ com letra de Miguel Gustavo e interpretada por Jorge Veiga. Em algumas tribos indígenas brasileiras é costume o pai manter resguardo no lugar da mãe que deu à luz. São quase dois meses de descanso, com alimentação leve e abstenção de sexo. Também para ele são destinados os presentes dados pelos membros da família. Costume machista? Nada disso. É que, para essas sociedades, o pai é o responsável pela existência do filho. O bebê só cresce e se fortalece no útero materno por causa das constantes “visitas” do futuro pai à sua mulher. Esse grande esforço de nove meses de relações sexuais constantes exige repouso, para “renovar” as energias físicas. Na cultura judaica tradicional, o pai é responsável pela educação religiosa dos filhos. O destaque fica para a educação do menino, que, a partir dos 7 anos, começa a aprender os rituais religiosos.
Com 13 anos, o pai o leva à sinagoga onde, depois da cerimônia conhecida como Bar-Mitzva, o garoto se torna membro efetivo e participante da comunidade. Entre os 
ciganos, a figura paterna tem papel de destaque. Cabe ao pai a decisão final sobre qualquer atitude dos filhos e é ele quem supervisiona a educação que a mãe dá à criança. É também o pai quem se encarrega de ensinar aos meninos as técnicas de comércio, forma milenar de sobrevivência do povo cigano. Numa cultura que valoriza a tradição oral, o pai tem o dever de passar para sua descendência os conhecimentos adquiridos nas gerações passadas, como tocar instrumentos musicais. Também é ele quem decide sobre o casamento dos filhos. Namoro? Nem pensar. Os pais da noiva e do noivo se reúnem e definem o dote, pago pela família do futuro marido. O poder do pai sobre os filhos só acaba em caso de casamento desfeito. Nessa situação, o pai não poderá mais ver os filhos pelos próximos dez anos. O fim do casamento representa o fim da paternidade.
Texto compilado das seguintes fontes
http://www.mensagenscomamor.com/datas-especiais/mensagens_de_humor_dia_dos_pais.htm#ixzz3gaKHski4
http://www.mensagenscomamor.com/telemensagens_dia_dos_pais.htm#ixzz3gaK8Ro8k
http://www.mensagenscomamor.com/datas-especiais/mensagem_dia_dos_pais_2.htm#ixzz3gaJlXBVl
http://www.mensagenscomamor.com/cartoes_dia_dos_pais.htm#ixzz3gaJe5H6X
http://www.mensagenscomamor.com/datas- speciais/dia_dos_pais.htm#ixzz3gaJUB7IO
http://www.mensagenscomamor.com/frases_dia_dos_pais.htm#ixzz3gaJKeaM2
Sites:http://www.pratofeito.com.br
http://dalvaday.blogspot.com.br/2008/08/2008-dia-dos-pais.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails