26/08/2016

* 2016 - CASCA DE OVO nª 3

A maioria das pessoas acha que as cascas de ovo são simplesmente lixo. No entanto, elas podem ser um recurso muito útil para a nossa vida cotidiana. Neste artigo você poderá conhecer os surpreendentes usos da casca de ovo. A cor da casca depende da raça da galinha que produziu o ovo. As brancas produzem ovos brancos, e as marrons produzem ovos marrons. O uso de cascas de ovos caipiras, domésticas assegura uma farinha ainda mais orgânica. 
Moldes para gelatina
Fure uma das extremidades da casca do ovo com agulha e, cuidadosamente, abra uma pequena abertura na outra ponta. Assopre o buraquinho menor para que a clara e a gema saiam do outro lado. Limpe o interior com água e sabão e seque a casca no forno. Agora preencha-a com o líquido da gelatina e feche o furinho menor com esparadrapo. Coloque o “recipiente” em pé na caixa de ovo e leve à geladeira para a gelatina endurecer. Retire o esparadrapo antes de servir. Na hora de comer, as crianças vão descascar o “ovo” e encontrar um recheio com cores vibrantes da gelatina.
Mosaico 
Para quem faz artesanato, a dica é esmagar cascas de ovos em pedacinhos pequenos, colando-os na tampa de uma caixa de madeira, por exemplo. Depois de bem secos, basta colori-los com tinta plástica.
Preparo de hortas e vasos
No preparo da terra ou substrato para jardinagem ou vasos, coloque 50 gramas da farinha de cascas acima descrita, são suficientes para cada 20 litros de terra. Nos vasos já prontos, utilize uma colherinha de café nos vasos pequenos e duas ou três em vasos maiores. Faça isto uma vez a cada 40 dias. Se estiver começando a sua horta (ainda que seja em vasos ou jardineiras), e preferir usar a cascassem ter sido moída, você pode misturar um pouco de casca de ovo e adubo Na terra, pode espalhá-las diretamente no solo da sua horta, e até jogar na pilha de compostagem.
Reduzir rugas
Pegue um pouco de pó de casca de ovo esmagada e coloque nas bandejas de cubo de gelo junto com água. Quando os cubos estiverem congelados, coloque no rosto para ajudar a atenuar a aparência das rugas.
Reforçando bolos e tortas
Rica em cálcio, a farinha da casca de ovo pode ser misturada à farinha de bolos e pães (basta uma pitada) para complementar a necessidade do mineral na alimentação. Duas colheres de sopa são suficientes.
Remédio para diarreia canina
Se você tem um cachorro que comeu algo que não devia, pode esmagar um pouco de casca de ovo junto com uma borra de café, até convertê-los em um pó. Polvilhe algumas colheres na ração ou na comida, e a diarreia desaparecerá em um dia.

Copos, xícaras ou canecas podem ficar machados. Para limpar, ferva, depois leve para secar e moer a casca de 12 ovos. Em seguida, encha o recipiente manchado com água quente, acrescentando o pó de casca de ovo logo depois. Deixe a mistura descansar durante a noite toda. As manchas serão eliminadas por completo os dentes normalmente.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails