01/06/2016

* 2016 - Primeira Transmissão de TV no Brasil

Há exatamente 66 anos, em 01 de Junho de 1950, começava a história da TV no Brasil. Naquela noite, 200 televisores, distribuídos pelo empresário Assis Chateaubriand em diversos pontos da cidade de São Paulo, exibiram para uma curiosa audiência a primeira transmissão daTV Tupi, a quarta emissora do mundo.

Na época, Chateaubriand era um dos homens mais ricos e influentes do país. Dono do grupo Diários Associados, decidiu que queria criar sua própria emissora, a primeira na América Latina. Para isso, importou todo o equipamento dos Estados Unidos – incluindo a antena, que foi instalada no topo do edifício sede do Banespa, no centro da capital paulista e os 200 televisores.

E, naquela noite, seu desejo se materializou quando a pequena Sonia Maria Dorce, de apenas cinco anos, apareceu com um cocar anunciando o início da televisão no Brasil e a atriz Yara Lins disse: “PRF-3 Emissora Associada de São Paulo orgulhosamente apresenta, neste momento, o primeiro programa de televisão da América Latina”.

Esse programa foi o TV Taba, que tinha em seu elenco gente que até hoje está no ar, como  Lima Duarte, além de Mazzaropi, Aurélio Campos, Ivon Cury e muitos outros.

Mas citar nomes quando se fala nos pioneiros da TV brasileira é sempre um risco, porque é gigantesca a lista de gente essencial. Podemos mencionar de Lolita Rodrigues, que cantou a Canção da TV ao lado do frei mexicano José Mojica, na inauguração, à Vida Alves, a atriz que protagonizou o primeiro beijo, junto com Walter Foster, na novela Sua Vida Me Pertence (1951).
Ou de Cassiano Gabus Mendes, que com apenas 23 anos se tornou o primeiro diretor artístico da Tupi, a Geni Prado e João Restiffe, companheiros de Mazzaropi no humorístico Rancho Alegre…mas sempre, com certeza, haverá mais alguém muito importante para ser lembrado.

Grande parte deles – e de diversas outras gerações de artistas e profissionais que ajudaram e ainda ajudam a construir essa história – estará reunida neste sábado, em um evento para 1.400 pessoas, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Estado da Cultura, Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Pró-TV), Secretaria das Relações Institucionais e Memorial da América Latina (local da festa).

E, para marcar uma data tão importante, o Virgula fez uma galeria com mais de 80 fotos que registram o início da TV no Brasil, com alguns de seus principais personagens.
FONTE: 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails