17/06/2016

* 2016 - Água aromatizada

Água aromatizada ajuda manter a boca hidratada
Tropical, cítrica ou termogênica, elas hidratam a boca e ainda tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Não é novidade para ninguém que beber bastante água faz bem para todo o corpo. No caso da saúde bucal, essa bebida é responsável principalmente pela manutenção da saliva que comanda a limpeza da boca. Mas existem outras formas mais gostosas de consumi-la e é exatamente sobre isso que vamos falar hoje. Conheça as águas aromatizadas! Antes, pedimos para uma profissional explicar melhor a importância da água para a nossa boca. “Beber bastante água mantêm os níveis corretos dos minerais que, além de estimularem a salivação, ajudam na limpeza de toda a boca e dentes. Na água também encontramos grande quantidade de flúor, fundamental para a prevenção a cárie. A saliva, que é a mais beneficiada pela ingestão de água, ainda ajuda na digestão, na eliminação de bactérias, na prevenção do mau hálito e também da cárie”, diz Tally Karlik Orel, cirurgiã-dentista da Clínica Orel.

Beber bastante água mantêm os níveis corretos dos minerais que, além de estimularem a salivação, ajudam na limpeza de toda a boca e dentes. E a água aromatizada nada mais é do que água com um toque de sabor. Esse toque pode vir de alguma folha, erva ou fruta ou de todas elas misturadas. Por ser predominantemente composta por água, esse tipo de bebida exerce a mesma função para nossa boca do que a natural, mas com alguma coisinha a mais.

“A água aromatizada ajuda na recomposição de nutrientes e na hidratação, além de ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que são importantes para aqueles que praticam atividades físicas”, diz Edvânia Soares, nutricionista da Estima Nutrição.

Substituta dos isotônicos? 
Se essa água tem propriedades importantes que ajudam quem pratica esportes, então ela pode substituir os isotônicos? Edvânia diz que não. “Apesar dos benefícios citados acima, a água aromatizada não deve ser utilizá-la no lugar dos isotônicos. As duas bebidas podem ser associadas. O isotônico tem carboidratos e eletrólitos importantes para a recuperação como o sódio e o potássio, função e composição diferentes da água aromatizada”, diz a especialista.

Mas e a água simples, elas podem substituir? Ainda segunda Edvânia, quando a pessoa não tem o costume de ingerir água, sim. “Mas o mais recomendado é que não se faça substituição da água natural”, diz a nutricionista.
Malefícios 
No entanto, como tudo em excesso faz mal, o consumo exagerado dessa bebida pode trazer alguns problemas para a saúde geral e bucal. “A maioria das águas aromatizadas levam em sua receita a hortelã que atrapalha a absorção de ferro pelas proteínas sanguíneas, podendo causar desde contração uterina até anemia”, diz Edvânia. Pessoas que possuem sensibilidade no trato gastrointestinal também devem evitar as águas que levam frutas cítricas, pois elas podem causar lesão na mucosa intestinal.

Os dentes também não saem ilesos do consumo exagerado dessa bebida. “A água aromatizada é uma bebida que costuma ser ácida e, se consumida de forma excessiva à longo prazo, poderá causar a erosão dental, que consiste na perda da superfície do dente”, diz Taly.

Faça sua água aromatizada 
Agora vamos ao que interessa! Que tal aprender a fazer algumas dessas águas aromatizadas? Edvânia listou três tipos diferentes dessa bebida para você escolher de acordo com sua preferência. Ah, após juntar todos os ingredientes é indicado deixa-los curtindo por um tempo para o sabor ficar mais forte. Seguem as dicas:

Cítrica 
3 Rodelas de limão 
3 Rodelas de limão siciliano 
3 Rodelas de laranja 
5 folhas de hortelã 
1 litro de água 

Tropical 
3 rodelas de limão 
3 rodelas de kiwi 
3 rodelas de manga 
3 rodelas de morango 
5 folhas de hortelã 
1 litro de água 

Termogênica 
3 rodelas de limão 
3 rodelas de abacaxi 
2 rodelas de gengibre 
2 canelas em pau 
5 folhas de hortelã 
1 litro de água 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails