15/05/2016

* 2016 - 80 anos do Serviço Social no Brasil

No dia 12 de maio a prefeitura de  Blumenau promoveu um evento em comemoração aos 80 anos do Serviço Social no Brasil, nas dependência do Teatro  Michelangelo, na Uniasselvi. Foi realizado a terceira edição da Roda de Conversa cujo tema foi a “Atuação do Serviço Social na Política Pública Municipal de Blumenau”.  
As primeiras mulheres assistentes sociais do Brasil
As atividades iniciaram as 8h30 e encerrou às 17h, com palestras e discussões envolvendo a atuação do serviço social. Estiveram presentes educadores sociais e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) dos 14 municípios da AMMVI.
Helena Iraci Junqueira - Participou do primeiro curso Ação Social em 1932 e que em 1936 se constituirá como o primeiro curso de Serviço Social no Brasil .
A Prefeitura de Blumenau conta atualmente com cerca de 160 profissionais Assistentes Sociais, que atuam nas mais diversas áreas, como saúde e educação, trabalhando políticas públicas em prol de direitos sociais como lazer e habitação.
O evento é uma parceria entre a Secretaria de Saúde, Desenvolvimento Social, Samae, Secretaria de Administração, Furb, Uniasselvi e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Jaime Hillesheim, e Marilda Angioni
Assistentes sociais Magali - Dalva e Márcia 
Confira a programação do evento:

8h30 às 9h30 – Acolhida dos participantes e exposição de banners.Logo em seguida ouve o  Cerimonial de abertura, com Mario Hildembrand representante da Camara de Vereadores e demais autoridades. A  Palestra: “Retrospectiva dos 80 anos do Serviço Social no Brasil” com Jaime Hillesheim, doutor em Serviço Social da UFSC, foi elouquente e muitos dos profissionais foram seus alunos na graduação do Serviço Social da Furb. Foi aberto para Debate e houveram perguntas pertinentes ao tema. 

Após o almoço fomos nos G 1,2,3, e 4 onde houve a Discussão nas rodas de conversa . Voltamos ao teatro Michelangelo Síntese das rodas de conversa e considerações sobre a atuação dos assistentes sociais em Blumenau com Marilda Angioni, mestre em Serviço Social.

O dia 15 de maio  é comemorado o Dia dos assistentes sociais em virtude do Decreto 994/62 que regulamenta a profissão do assistente social e cria os Conselhos Federal e Regionais ter sido editado em 15 de maio de 1962. Assim, embora a profissão tenha sido legalmente reconhecida por meio da Lei no. 3252 de 27 de agosto de 1957, somente em 15 de maio foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização, na época Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais. Hoje com a edição da Lei 8662 de 08 de junho de 1993 - Conselho Federal e Regionais de Serviço Social. (informações retiradas do site do CFESS)
FELIZ DIA DO ASSISTENTE SOCIAL

Acesse esses links a baixo para saber mais um pouco desse bela profissão.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails