07/03/2016

* 2016 - MULHERES IMPORTANTES PARA A HISTÓRIA

CLEÓPATRA: foi a última Rainha da Dinastia ptolomaica que dominou o Egito após a Grécia ter invadido aquele país. Filha de Ptolomeu XII com sua irmã, ela subiu ao trono egípcio aos 17 anos de idade, após a morte do pai. Contudo, ela teve que dividir o trono com seu irmão, Ptolomeu XIII (com quem casou), e depois, com Ptolomeu XIV.
MARIA, Mãe de Jesus: Deu a luz, criou e educou Jesus Cristo. Nasceu, provavelmente em Jerusalém, por volta de 20 a.C.

JOANA D’ARC: nasceu na França no ano de 1412 e morreu em 1431 (época medieval). Foi uma importante personagem da história francesa, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. Joana D’arc foi canonizada (transformada em santa) no ano de 1920.
RAINHA VITÓRIA: Foi rainha do Reino Unido entre 1837 a 1901. Embora com poucos poderes políticos, se tornou um exemplo nacional da moral e dos bons valores e costumes.
ANITA GARIBALDI: Companheira do líder revolucionário Giuseppe Garibaldi, Anita foi um exemplo de mulher corajosa e forte. Lutou ao lado do marido na Guerra dos Farrapos.
PRINCESA ISABEL: Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Gonzaga de Bragança, nasceu no palácio de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1846. Tornou-se a herdeira do trono brasileiro, após a morte prematura do irmão mais velho. Teve importância para a História do Brasil ao assinar a Lei Áurea em 1888, que aboliu a escravidão no país.
MARIE CURIE: Cientísta polonesa, ganhou dos prêmios Nobel de Física (1903 e 1911). Fez importantes descobertas e avanços científicos na área da radioatividade. Foi também importante na descoberta de dois elementos químicos: polônio e rádio.
MADRE TERESA DE CALCUTÁ: Importante missionária católica do século XX. Lutou pelos mais necessitados. Ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1979. Foi beatificada pela Igreja Católica em 2003.
IRMÃ DULCE: Foi uma importante religiosa católica do século XX. Lutou em prol dos mais carentes e necessitado., destacando-se por suas obras de caridade e assistência social. Foi beatificada pela Igreja Católica em maio de 2011. 
INDIRA GANDHI: Foi primeira-ministra da Índia entre os anos de 1966 e 1977 e depois entre 1980 e 1984. Fez um governo popular, voltado para os mais os mais pobres.
MARGARET TATCHER: Política britânica, foi primeira-ministra do Reino Unido entre os anos de 1979 e 1990. Conhecida como a "dama de ferro" conseguiu implantar importantes reformas políticas e econômicas no Reino Unido.
FONTE: 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails