03/03/2016

* 2016 - Excesso de sal pode afetar a fertilidade

Fonte da imagem: sitiovida.com
Alimentos embutidos e ricos em sal podem retardar a gravidez

O sal em excesso é vilão em uma alimentação e pode causar problemas de saúde graves. O que poucos sabem é que o ingrediente pode afetar a fertilidade e retardar a gravidez.

Segundo a ginecologista credenciada da Paraná Clínicas, Viviane Scantamburlo, o consumo de alimentos deve ser reduzido e até eliminado da rotina da mulher que deseja uma gravidez saudável. “O excesso de sal prejudica a circulação sanguínea provocando retenção de líquidos, além de aumentar o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial”, cita.

A evolução na qualidade de vida do brasileiro nos últimos anos trouxe também o aumento na taxa de obesidade, mais próximas às dos países desenvolvidos. As condições de sobrepeso ou obesidade em mulheres – quando o IMC é maior que 25 kg/m2 – estão associados ao aumento da infertilidade. Scantamburlo explica que a fertilidade é negativamente influenciada pelo sobrepeso ou obesidade em ambos os sexos. O obeso pode apresentar produção anormal dos hormônios sexuais se comparado ao indivíduo com peso normal. O ciclo menstrual da mulher se altera quando ela tem sobrepeso, causando falhas no ciclo natural da ovulação.

Ela pode apresentar resistência insulínica que, juntamente com a maior produção de androgênios (hormônios sexuais masculinos), prejudica o processo da ovulação. Desta forma, pode ficar meses sem ovular e, por consequência, sem menstruar”, menciona.
 

A especialista indica que alimentos industrializados, embutidos, ultra processados, em conserva, refrigerantes, salgados fritos, queijos amarelos e cremosos, além de alimentos infantis devem ser evitados na alimentação das futuras mães e pais.
Fonte do texto:
Blog Comportamento Saudável http://comportamentosaudavel.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails