02/03/2016

* 2016 - DICAS DE COMO ORGANIZAR A COZINHA

A Cozinha merece atenção especial na organização diária . Mantê-la limpa é tarefa não das mais fáceis. Pois sempre estamos utilizando-a. Não só nas refeições principais estamos envolvidos com alimentos, mas todo instante estamos na cozinha para tomar água, suco ou mesmo um cafezinho. Para isso é primordial que o ambiente esteja sempre limpo para evitar a proliferação de contaminações nos alimentos que servimos a nossa família.Para deixar o cômodo em ordem, facilitando as tarefas realizadas por lá e deixando o visual muito mais agradável, basta colocar em prática algumas dicas fáceis de organização.

1.     Como arrumar a cozinha
O primeiro passo para uma cozinha organizada é livrar-se dos excessos. Geralmente acumulamos objetos, utensílios e instrumentos culinários que nunca utilizamos, e acabam guardados por anos, apenas acumulando pó. Para organizar o armário, pense no que é utilizado diariamente e nas louças para ocasiões especiais. Retire itens avulsos e conjuntos que estejam com peças faltando, ou lascadas. 

2.     Organização dos armários
A melhor maneira de organizar armários da cozinha é separar os itens por tipo e função, o que facilita a procura e melhora o visual. As peças e conjuntos que não forem utilizados com frequência devem ficar nos armários superiores, embrulhados em folhas de papel de seda, para proteger contra arranhões e poeira. Para economizar espaço, coloque pratos, panelas e travessas empilhados de forma segura dentro do armário. Para arrumar os talheres, aposte em organizadores que criam subdivisões nas gavetas, melhorando o visual e deixando tudo bem arrumadinho.

3.     Cozinha pequena
As cozinhas pequenas, com pouco espaço de armário e balcão, acabam ficando congestionadas e desorganizadas. Para acabar com o problema do espaço reduzido, aposte em ganchos para pendurar talheres e panelas e cestas coloridas de organização, que melhoram a distribuição dos objetos e ainda enchem o cômodo de charme.

4.     Dicas para arrumar cozinha
O balcão e a mesa da cozinha devem estar sempre livres e limpos. Separe um espacinho na dispensa para guardar os pacotes de bolacha, sacos de pão, chocolates e potes com mantimentos, que costumam ficar sobre a mesa. A fruteira é o único item que pode ocupar esse lugar, já que confere um toque decorativo ao ambiente. Outra dica importante para deixar a cozinha mais agradável é evitar o acúmulo de louça na pia e no escorredor. No entanto, se não for possível lavar e guardar todas as peças, deixe a louça de forma organizada dentro da cuba, empilhando pratos e travessas e juntando os talheres em um recipiente. 

5.     Louças e xícaras
Separe as louças, cristais e talheres do dia a dia daquelas que vão à mesa em ocasiões especiais. Xícaras e louças não devem ser empilhadas por motivo de segurança. No caso de falta de espaço, use uma prateleira no fundo do armário colocada na metade da altura e com a metade da profundidade. Aparelhos de jantar ou de chá de porcelana e para ocasiões especiais poderão ser guardados em embalagens organizadoras e de tecido, em lugares altos e de pouco acesso, pois serão usadas esporadicamente.
6.     Talheres
Esses utensílios devem estar sempre perto do fogão, de preferência em gaveteiros com divisórias adequadas para cada objeto. Existem nos mercados diversos acessórios para organizar gavetas que ajudam na economia de espaço. Para utensílios como concha, escumadeira e colheres de silicone pode-se usar um pote de louça, vime e aço para acomodá-los em cima da pia, economizando assim uma gaveta para uso de outras peças.
7.     Panelas
Devem ser organizadas por frequência de uso, isto é, as menos utilizada coloca-se embaixo e ao fundo e as de uso contínuo acima e à frente. Não há necessidade de muitas panelas. Um jogo é suficiente, levando-se em conta que teremos no máximo seis bocas no fogão. 
Frigideiras com diversos tamanhos ficam perfeitas quando empilhadas. Seguindo a mesma regra das louças, separe os utensílios que são usados esporadicamente, como panelas para feijoada, fondue, raclete, etc.
8.     Potes de plástico e vidro
Devem ser organizados por tamanho e cor, com as respectivas tampas empilhadas ao lado. Não convém guardar os potes fechados para evitar cheiro.

9.     Eletrodomésticos
Devem ser agrupados sempre junto com os seus acessórios. Por exemplo, a batedeira. Coloque seus utensílios em um saco de TNT e prenda junto à batedeira, para que na hora de fazer uma receita você não perca tempo em procurá-los. Podem ser guardados em gavetões ou prateleiras, dependendo do espaço existente.

10.  Panos de prato e toalhas
Panos de prato, panos de pia e pegadores de panela também devem ter o seu espaço. Se você não tem uma gaveta disponível, pode usar um cesto de vime e ou até uma caixa que pode ser forrada com um tecido a seu gosto. Devem ser colocados um ao lado do outro para facilitar a visão e sua retirada.

Um comentário:

Vângela Queiroz disse...

Dalva... Parabéns!!! Posso dizer que leio muito sobre organização, mas a sua matéria está muito completa. Minha maior dificuldade é com as panelas, pois meu espaço é reduzido. Show de bola todas as explicações... Adorei. Beijão.

Related Posts with Thumbnails