04/10/2015

* 2015 - HISTÓRIA DO VESTIDO DE NOIVA - TEXTO III

Ao longo da história, o vestido de noiva foi experimentando diversas formas, cores e feitios. 
Por muitos anos, ainda continua a tradição de a noiva usar o famoso vestido branco e o buquê para se casar, todavia, as futuras esposas nem imaginam o quanto antiga é esta tradição. O relato mais antigo vem da Antiga Grécia, do mito de Himeneu o deus do casamento, que tinha de estar presente em todos os casamentos porque, se não o fizesse, o matrimônio terminaria em um desastre. O deus era evocado quando a noiva era conduzida para a casa do marido, vestida de branco e com coroa, comuns em cerimônias religiosas. O rosto era coberto com véu (que a protegia da inveja, mau olhado e a cobiça de outros homens) e a jovem carregava uma tocha (símbolo do deus, que também portava uma tocha) até o local da cerimônia.
Vem da mesma época o costume de a noiva estar, durante a cerimônia, ao lado esquerdo do noivo, pois se um dragão aparecesse, o braço direito dele estaria livre para sacar a espada.
Na idade média, os bordados predominavam nos vestidos de casamento da nobreza. No entanto, foi a partir do século XIX que os vestidos de noiva ganharam significado e simbolismo.
O branco surgiu como uma nova tendência pela Rainha Vitória, embora só se tenha popularizado a partir do século XX. A tradição do vestido de noiva branco começou no século XIX quando a rainha Vitória escolheu um modelo de cetim branco debruado de flores de laranjeira. A tendência espalhou-se rapidamente pela nobreza e pelas mulheres de classe alta. No entanto, a maioria ainda preferia vestidos coloridos, que poderiam ser usados em outras ocasiões.
Somente na década de 20 o vestido de noiva passou a ter a referência como conhecemos hoje e o branco passou a ser a cor padrão. Foi a partir desse período que as mulheres começaram a lutar por direitos iguais e a moda sofreu mudanças drásticas, mas a peça tornou-se símbolo da pureza e do ideal romântico do casamento.
Até hoje, todos os convidados querem saber como a noiva está vestida e quem criou o seu vestido. Durante décadas, os desfiles de alta-costura terminavam com apresentação de vestidos de noiva e este era sempre o ponto alto.
As noivas de preto foram moda na Espanha do século XVI, a cor era sinal de seriedade. No sul do Brasil sob influência da imigração alemã e em outras regiões do interior do país, as famílias guardam retratos de noivas que, até por volta de 1910, casavam de negro.
Mas o que importa mesmo é que os vestidos de noiva podem ser de mil jeitos diferentes. O que conta é que o modelo escolhido reflita o seu jeito e respeite o seu manequim. Afinal a noiva será o centro das atenções, e todo cuidado é pouco. O vestido precisa combinar com a sua personalidade, favorecê-la fisicamente e deixá-la segura para o grande dia. Ah! E o modelo, prefira entre os que seguem uma linha clássica, assim fica eterno.
E apesar de ter sido moda em alguma época, nem pensar em adotar o preto!       

FONTE DE PESQUISA:
http://mariadevoz.com.br/blog/br/vestido-de-noiva/#sthash.0w0U1SNl.dpuf
http://mariadevoz.com.br/blog/br/vestido-de-noiva/
http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/noticias/0,,OI2966992-EI8399,00-Quem+inventou+o+vestido+de+noiva.html
http://www.mariaclaranoivas.com.br/index.php/component/k2/item/17-a-origem-do-vestido-de-noiva/17-a-origem-do-vestido-de-noiva

http://www.casamentoclick.com/report/titulohistoria-do-vestido-noiva-titulo.html   

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails