28/10/2015

* 2015 - CURIOSIDADES SOBRE O SACI-PERERÊ

CAPITULO VI

 
-  O saci-pererê é a mascote oficial do Sport Club Internacional de Porto Alegre. A figura foi criada na década de 50 por cartunistas dos jornais "Folha Desportiva" e "A Hora". No começo, era apenas um garotinho negro. Depois, se transformou no Saci.
 
 - A Lenda do Saci-pererê em Cordel - Coleção Mistura Brasileira
  Autor: Marco Haurélio    Editora: Paulus
 Temas: Folclore, Cultura Popular, Lendas Brasileiras
 
- O Saci-pererê - Resultado de um Inquérito   Autor: Monteiro Lobato
- Ele é tão popular que possui um dia especial!O dia deste menino travesso é 31 de outubro
- A lenda do saci foi inicialmente criada por índios do Sul do Brasil. Na versão tupi-guarani, um indiozinho de cabelos vermelhos teria o poder de ficar invisível e confundir os caçadores. Seu nome era Caa Cy Perereg , que significa OLHO MAU.
-  Os escravos se apropriaram da história e o saci se tornou negro e com um cachimbo na boca. O seu gorrinho é um elemento da cultura europeia, já que foi inspirado nas toucas romanas (os piléis). Conta a lenda que o saci se torna submisso àquele que rouba sua carapuça.
- Um dos hábitos do saci é pedir fogo aos viajantes para acender seu pito. Dizem que ele tem até uma das mãos furadas de tanto carregar as brasas do cachimbo.
 - Afinal: qual perna falta no saci? Na dúvida entre a direita ou a esquerda, muitos afirmam que ele tem uma perna centralizada, apoiada em dedos laterais mais desenvolvidos.
 

- Os "causos" populares contam que dentro de cada redemoinho de vento existe um saci e, para capturá-lo, é preciso ter paciência e um pouco de sorte. Primeiro, a pessoa deve se posicionar lentamente perto dele e jogar uma peneira. Depois, com cuidado, ela deve colocar uma garrafa vazia de cachaça lá dentro e esperar que o saci-pererê entre nela. Na hora de fechar, é bom não esquecer de desenhar uma pequena cruz na rolha.
-  Dia 31 de outubro já é considerado o Dia do Saci na cidade de São Paulo. A data é uma proposta nacionalista feita pelo presidente da Câmara, Aldo Rebelo, em 2004, para preencher o lugar do Halloween (dia das bruxas americano).
 

-  Quem primeiro retratou o saci-pererê em histórias infantis foi Monteiro Lobato, na série de livros Sítio do Pica-pau Amarelo. Foi desse jeito que a lenda se espalhou pelo Brasil. Depois disso, apareceu em seriados na TV e nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica.
- O saci-pererê é considerado um símbolo nacional, pois congrega as três raças que compõem o povo brasileiro (branco, negro e índio).
-  Segundo a lenda, os sacis vivem exatos 77 anos. Eles são geridos pelos gomos do bambu. Quando morrem, se transformam em cogumelos venenosos.


FONTE: 
Folclore Brasileiro Ilustrado: Lenda do Saci Pererê – © Copyright 2000-2007 – http://www.sitededicas.com.br
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/saci-perere.htm
http://www.brasilescola.com/folclore/saci-perere.htm
http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/mulasemcabeca.htm
lendasdobrasil.blogspot.com/2010/10/lenda-do-saci-perere.html
www.escolakids.com/saciperere-1.htm‎
www.sohistoria.com.br/lendasemitos/saci/‎
guiadoscuriosos.com.br/categorias/3040/1/saci-perere.html‎

2 comentários:

Elaine Tavares disse...

Dalva, que maravilha, já estou postando tudo na página do Saci..Muito obrigada mesmo pela contribuição...
Viva o saci!!!

Anônimo disse...

Olá Sra. Dalva,
Sim, eu sabia sobre mascote do clube gaúcho no texto citado. Mas as melhores lembranças eu tenho da época do sítio do Pica-pau Amarelo, quantas saudades. Parabéns pelo texto.

Related Posts with Thumbnails