06/04/2015

* 2015 - DESCOBRINDO NO LITORAL SUL DE SANTA CATARINA


LAGUNA TOURIST HOTEL
 
      JAGUARUNA/SC, em 1814, a sesmaria que nomeou o çugar já possuia este nome. O primeiro habitante do Municipio de Jaguarauna foi o Coronel Luiz Francisco Pereira, que, em 1867 para receber a concessão de sesmaria, como primeiro habitante da região. Em 1869, chegaram Joaquim Marques, Francisco Rebelo e Manoel Marques, atraídos, também, pela fertilidade das terra. Primeiro nome  foi Campo Bom, não tardou, foi substituido pelo atual Jaguaruna, em virtude  do aparecimento de um jaguar preto, onde hoje é a sede municipal. Em 1875, foi construido o primeiro templo católico, sendo o Padre José Ferreira Guedes, o primeiro Vigário da Paróquia.        
      CABO DE SANTA MARTA: FAROL DE SANTA MARTA é um farol localizado no cabo de mesmo nome, em Laguna, estado de Santa catarina. A estrutura é uma torre quadrada, em pedra, que possui lanterna e galeria. Suas paredes possuem 2 metros de espessura. O farol eleva-se em meio a um grupo de casas térreas de faroleiros e outros edifícios.Além de ser localizado no ponto mais oriental da região, desde o século XIX o farol serviu para uiar as embarcações para longe da famosa Pedra do Campo Bom. No topo de um morro, num pequeno promontório, a 45 metros acima do nível do mar, esta localizado o FAROL, a maior atração local. Com 29 metros de altura, é um dos mais potentes do Brasil, em alcance e serve como guia para os navios que se aproximam do Cabo. No período noturno, a iluminação do Farol o seu alcance é de quarenta e seis milhas náuticas (oitenta e cinco quilometros). LENTE DO FAROL, possui uma lente ótica hiper-radiante de Fresnel de 1.330 mm de distancia focal, do construtor francês Barbier & amp; Bénard, a única no Brasil e uma das poucas ainda em funcionamento em todo o mundo. No Brasil existem ainda outras duas óticas deste ripo, mas de ordem inferior, no Farol de Abrolhos, estado da Bahia e no Farol da llha Rasa, no Rio de Janeiro. Essas duas lentes são as únicas meso-radiais construídas no mundo, que se tenha conhecimeto. 
ADALBERTO - WIELAND  - THEODOR
    O FAROL DE SANTA MARTA , possui um radiofarol não direcional (NDB) para balizamento aeronáutico. Projetado pelos franceses Barbier Bernard e Turenne, e inaugurado em 11 de junho de 1891, foi erguido com pedra, areia, barro e óleo de baleia. Saindo do Farol para o centro de Laguna, encontra-se dois muses em homenagem a uma grande personalidade da cidade, Anita Garibaldi. um dos muses, que era sua casa, conta a história da brava Anita na Guerra dos Farrapos e também na Itália. 
     O CABO DE SANTA MARTA, possui 11 praias. BARRA DO CANAL DO CAMACHO: a barra do Arroio Camacho drena as águas da Lagoa de Guaropaba do Sul para o mar. Localizada em Jaguaruna, Santa Catarina. A história da barra está ligada a fenômeos sazonais que determinam a abertura e o fechamento, um deles de triste memória para a população da Amurel e, sobretudo, de Tubarão. Ma enchente de março de 1974, as lagoas receberam um volume de água tão grande que arrebentou a barra. tristeza de uns, alegria de outros. Com a barra aberta tainhas e camarões encontram na lagoa um verdadeiro estuário. Foi a festa para os pescadores nativos, mas o otimismo durou poucos anos. Em meados da década de 90, o então governador Vilson Kleinubing, bancou um megaprojeto de fixação da barra. A solução definitiva pautou-se em duas muralhas erguidas com bolsões de concreto. A reabertura aconteceu em 2011, em condições favoráveis, o canal da Barra do Camacho chega a medir 35 metros de largura. Hoje, não passa de 15 metros e acumula bancos de areia alimentandos pela maré. 
     SAMBAQUI GAROPABA DO SUL: é o maior depósito de conchas do mundo em  extensão, com 30 metros de altura e 200 de diâmetro e mais de 3,7 mil anos. As cidades de Laguna e Jaguaruna abrigam 42 sambaquis dos mais diversos tamanhos e alturas, destacando-se entre eles o Garopaba do Sul e o Jaboticabeira, (em Jaguaruna); e os Figueirinha I e II, mais precisamente na praia de Nova Camboriú (também em Jaguaruna).
    LAGOA GAROPABA DO SUL: é uma lagoa localizada no município catarinense de Jaguaruna, deságua no Oceano Atlântico através do Arroio Camacho.Aatividade econômica de Garopaba tem seu forte no turismo. Reduto das Baleias Francas, que nos meses de maio a novembro vem do sul da Argentina em busca de águas quentes para reprodução e amamentação.
       ORLA DE JAGUARUNA: O nome é uma adaptação de iaguarauna. Iaguara significa no dialeto tupi-guarani jaguar e una quer dizer preta, ou seja juntando tudo fica onça-preta.
     BALNEÁRIO CAMPO BOM É o maior balneário de Jaguaruna com 9900 metros de orla marítima
      BALNEÁRIO ARROIO CORRENTE:  está localizado no centro dos 37,5 Km de praias jaguarunenses. O mar esconde um grande parcel (paredes de pedra que afloram na superfície). Este relevo submarino inicia no balneário e termina próximo a Torres, no Rio Grande do Sul.
     CHUVEIRÃO: o chuveirão que muito ajudou a popularizar o lugar. Construído na década de 50 com o objetivo de fornecer energia elétrica para a comunidade, em 1987, foi adquirido pela associação de moradores que inventou a atração. Em 1996, foi completamente reformado pela prefeitura. e revitalizado em 2011. O chuveirão é abastecido com as águas do arroio, um desaguadouro natural que desce da lagoa em direção ao mar com uma vazão de 2000 litros de água por segundo, proporcionando uma deliciosa hidromassagem aos banhistas.  Junto à praia, a 500 metros do chuveirão, está o observatório de baleias. Com  9,5 metros de altura por 4 metros de diâmetro o observatório é usado como posto salva-vidas durante a temporada de verão. E entre os meses de julho à novembro permanece aberto para visitação e observação de baleias da espécie franca. A igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, situada próxima a Avenida Beira-Mar, merece destaque pela  edificação arquitetônica em madeira da década de 50 emoldurada por uma bela praça ao redor.
     MERCOPLAZA HOTEL:Hotel Centenário está localizado no centro de Criciúma. O Aeroporto Diomício Freitas fica a 15 minutos de carro, e a estação rodoviária da cidade está a 270 metros do hotel. Quartos do hotel: 48
        RESTAURANTE MONTALCCINO: restaurante italiano – risotos, carne, aves e peixes.
     BALNEÁRIO RINCÃO: é um município brasileiro do estado de SC. De acordo com o (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 10 923 habitantes, sendo 5 487 homens e 5 436 mulheres, possuindo um total de 12 879 domicílios particulares. Sua população no verão chega a 150 mil pessoas, provindas de Criciúma e região. Balneário Rincão foi criado inicialmente como distrito de Içara em 15 de julho de 1999, elevando-se à categoria de município pela lei n° 12.668, de 3 de outubro de 2003, mediante resultado obtido em referendo. Em 1º de janeiro de 2013, foi oficialmente instalado. O Balneário possui 13 km de orla marítima, com 02 plataformas de pesca, e 06 lagoas de água doce. Destaca-se a Festa da Tainha, no mês de junho; e o Museu Arqueológico Nossa Senhora dos Navegantes, que possui um acervo de urnas funerárias, utensílios de barro, flechas, cadáveres indígenas com idade entre 400 e 3 mil anos, e outros objetos recuperados nos sete sítios arqueológicos de Içara. Em fevereiro, o município festeja sua padroeira, Nossa Senhora dos Navegantes. Em 2006, a Prefeitura Municipal revitalizou o local criando assim o "Mirante da Caixa D'Água", considerado um dos cartões postais da Praia do Rincão. Atualmente, além do "Mirante da Caixa d'Água", há uma nova atração para os veranistas deste balneário, a lagoa do Jacaré.
     PLATAFORMA DE PESCA NORTE: Com 450 metros de extensão, encontra-se localizada ao lado norte do Município, na Praia da Meta. A Plataforma oferece um aconchegante restaurante e toda a infraestrutura necessária para tornar seu dia ainda mais agradável.
MORRO DOS CONVENTOS
O Balneário de Morro dos Conventos distante 10km do centro de Araranguá é o principal destino turístico e cartão-postal da cidade. No local há um paredão rochoso que lembra as formas de um convento. No topo há um farol da Marinha e um mirante que atrai milhares de turistas, de onde é possível ter uma vista deslumbrante da paisagem.
       RIO ARARANGUA: Oficialmente o Rio nasce a partir da junção entre o Rio Mãe Luzia e Rio Itoupava, já no município de Araranguá, mas como todo rio deve ter uma nascente principal, a nascente principal do Rio Araranguá seria o Rio Itoupava. A principal nascente do Rio Itoupava é o Rio da Pedra, que seria então a nascente mãe do rio araranguá. Considerando a nascente do Rio da Pedra, o Rio Araranguá possui 110 Km de extensão. Sendo assim, o Rio Araranguá nasce com o nome de Rio da Pedra no Parque Nacional da Serra Geral no estado do Rio Grande do Sul. Ele percorre cerca de 5Km e despenca na Cachoeira do Tigre Preto no Cânion Fortaleza, um dos maiores canions no Brasil. Após a cachoeira e de percorrer mais de 8 Km de canion o rio passa de uma altitude de mais de 1000m para 250m. Um pouco mais adiante, recebe as águas de um importante afluente, o rio Amola-Faca. O Rio Araranguá também é um dos únicos rios do Brasil a mudar sua coloração, igual ao rio Nilo no Egito que também muda a sua coloração .
RESTAURANTE ORIZON
MORRO DO CONVENTO E DUNAS
AMIGOS DE VIAGENS

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails