24/07/2014

* 2014 - FLOR AMOR-PERFEITO

O QUE É FLOR AMOR-PERFEITO:
A flor Amor-perfeito significa amor romântico e duradouro. As combinações de três cores que surge nas delicadas flores é a razão para também ser designada por "Erva-da-trindade", uma referência à Santíssima Trindade. É uma delicada flor de origem europeia que atinge no máximo 15 cm de altura. O fato de ser redonda e achatada faz com que muitas vezes seja uma flor que se parece com uma face humana.
O Amor-perfeito é símbolo da glorificação do trabalho. Na mitologia grega é dedicada a Atena (Minerva), deusa da estratégia militar, da sabedoria e das artes. Em francês, o nome da flor é "Pensée", termo que significa "pensamento" e os amantes davam estar flor como presente antes de se ausentarem durante tempo indefinido, como garantia de que o seu amor nunca cairia no esquecimento. As aveludadas flores estão associadas à reflexão, ao pensamento e às recordações amorosas.
De origem europeia e de nome botânico "Viola tricolor", o Amor-perfeito é uma planta rasteira e selvagem que tem preferência por climas mais frios. Na época mais quente do ano, as flores perdem o vigor.
AMOR-PERFEITO - ORIGEM
Existem algumas lendas que explicam a origem da flor e do nome amor-perfeito. Uma delas é baseada na mitologia grega e conta que Zeus se apaixonou pela jovem Io. Porém, Zeus notou que esse sentimento uma vez mais despertaria o ciúme de Hera, ciúme fundamentado, já que Zeus era conhecido por ter várias aventuras amorosas. Para que Hera não descobrisse, Zeus transformou a sua amada numa novilha que pastava aos seus pés. Com pena da jovem e para que ela não se aborrecesse com uma dieta exclusivamente à base de ervas, resolveu criar belas flores que ela pudesse comer. Chamou as flores de Io, que com a evolução fonética passou a ser chamada de viola, o nome correspondente à flor amor-perfeito. Uma outra lenda revela que as pequenas flores eram muito apreciadas por Eros, conhecido também como Cupido. Elas eram só brancas, mas Afrodite (Vénus), resolveu pintá-las de roxo para irritar Eros e para que ele perdesse o interesse nas flores.
AMOR-PERFEITO - CULINÁRIA E MEDICINA
Ao longo dos tempos a flor amor-perfeito tem tido várias utilidades. Era uma flor muito valorizada na Grécia Antiga, e os atenienses usavam uma coroa dessas flores para combater a dor de cabeça e enjoo. Além disso, acreditavam que tinham a capacidade de acalmar a ira. Os chineses também usavam a flor com o mesmo propósito.
Celtas e Romanos preparavam cosméticos e perfumes com a flor. Na Idade Média, feiticeiros acreditavam que elas tinham o poder de afastar o mal. Na Inglaterra a flor foi também usada para produzir uma poção do amor. Eles acreditavam que ao colocar essa poção nos olhos de uma pessoa adormecida, ela se apaixonaria pela primeira pessoa que visse quando acordasse. Acredita-se que a obra de Shakespeare "Sonhos de uma noite de Verão" foi inspirada na flor amor-perfeito.
A flor amor-perfeito já foi usada como agente terapêutico no tratamento de eczema infantil, infecções cutâneas, reumatismo, debilidade nervosa, cansaço, doenças cardíacas nervosas e icterícia. Juntamente com mel, a flor também constitui uma pomada que ajuda a cicatrizar feridas. Apresenta características de um bom expectorante e também fortalece os vasos sanguíneos. É usada para limpeza de pele e como loção capilar contra a queda do cabelo.
A nível da culinária, essas flores são muito usadas para enfeitar saladas, sobremesas e vários outros pratos. Porque tem um sabor um pouco adocicado é muitas vezes introduzida em saladas de frutas.
FONTE:
http://www.significados.com.br/flor-amor-perfeito/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails