10/07/2015

* 2015 - DIA DA PIZZA

DIA DA PIZZA - 10 DE JULHO
MAIOR PIZZA DO MUNDO: 40 metros de diâmetro
A história da pizza começa na Roma de César, antes da Era Cristã. Conta-se que os nobres desta época comiam o pão de Abraão, uma massa de farinha, água e sal que vai ao forno bem forte. A ele eram acrescidos ervas e alho. Essa mistura era chamada de Piscea.
A variação das coberturas foi se amadurecendo com o passar dos anos, até que o tomate chegou à Europa trazido por Cristóvão Colombo e daí para frente o pomodoro foi incorporado totalmente à receita. Houve época em que essa iguaria era comida no café da manhã e vendida por ambulantes.
Dia 10 de julho é comemorado o dia da PIZZA...delicia de vários sabores, alguns inventado em rodas de amigos , outros mais tradicionais...o importante é saber combinar as delicias da culinária e fazer dela a melhor pizza do momento.
O dia da pizza foi criado em 1985, pelo então secretário de turismo da cidade de São Paulo, Caio Luis de Carvalho. Nasceu a partir de um concurso para a escolha das melhores receitas de pizzas de muzzarela e marguerita. O sucesso do concurso foi tão grande que ele foi encerrado com a oficialização desse dia como o Dia da Pizza em São Paulo.
Para comemorar o dia da nossa redonda, a Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo promove anualmente  a Pizza Gigante. Em 2010 foi de 2,30m de diâmetro, pesando 35 Kg, confeccionada com 15 Kg de farinha e 4 Kg de molho, 4 Kg de tomate fatiado, 15 Kg de mussarela e 200 gr de manjericão; a iguaria gigante rendeu  cerca de 500 pedaços, que foram servidos no almoço das crianças do Instituto São Judas Tadeu. O custo da pizza foi de R$ 15 mil. Em 2008, a ´pizza gigante foi confeccionada com 2m, em 2009, com 2,20m.
Maior pizza do mundo 40 metros de diâmetro
A maior pizza do mundo é dos italianos, com uma pizza redonda de 40 metros de diâmetro, ela entra para o Guinness Book como a maior pizza já feita, o recorde anterior era de um super mercado na africa do sul, em 1990 eles fizeram uma pizza com 37,4 metros de diâmetro. 2,6 metros a menos que a atual,mais não é só isso alem desta pizza ser enorme ela é feita com farinha sem glúten. Esta enorme pizza foi batizada de “Ottavia” em homenagem ao primeiro imperador romano, e a pizza foi feita por uma empresa que produz alimentos sem glúten para aumentar a conscientização sobre a doença celíaca, que é uma condição crônica que afeta principalmente o intestino delgado. causada pela intolerância permanente ao glúten.
A pizza deve ter dado um trabalhão os 5 chefes e equipe, levaram mais de 48 horas para assar a pizza que pesava depois de pronta cerca de 23.250 quilos e o mais impressionante é a quantidade dos ingredientes usados no preparo da redonda:
  • 9,9 toneladas de farinha sem glúten Schar misturado com 2.480 litros de água;
  •  5 toneladas de molho de tomate;
  • 4,4 toneladas de queijo mussarela;
  • 1.488 de margarina;
  • 551 quilos de sal;
  • 275 quilos de queijo parmesão;
  • 220 quilos de alface;
  • 55 quilos  vinagrete;
  • 298 litros de levedura.
  • Depois de pronta “Ottavia” a maior pizza do mundo sem glúten foi servida ao publico.
    Na Itália, existe uma lei salvaguardando a pizza tradicional Italiana. A Itália inclusive solicitou que essa lei fosse incluída na constituição da União Européia.
O recorde mundial de comer pizza é do romeno Cristian Dumitru. Durante uma semana, ele comeu o seu próprio peso em pizzas, 90,7 kg. E houve polêmica, pois o recordista anterior, Takeru Kobayashi, questionou o recorde, alegando que a razão molho/queijo era baixa demais para ser considerada pizza. Dumitru então desafiou Kobayashi a ver quem comia mais rápido 22,6 kg de pizza. Kobayashi, que é conhecido por sua habilidade em comer cachorros-quentes, ainda não aceitou o desafio.
Existe um Campeonato Mundial de Pizza, onde os melhores pizzaiolos competem nas categorias: Freestyle, Acrobática, Mais rápida e Mais larga. As pizzas são julgadas pela preparação, gosto e cozimento próprio.
Uma pizza com uma fatia faltando serviu de inspiração para Tohru Iwatami, designer de jogos da Namco, do Japão, em 1980. Nascia assim um personagem clássico dos games, o Pac-Man.
A cidade onde mais se consome pizza no mundo é Nova York , o segundo lugar pertence a São Paulo e o país é o Brasil. No Brasil, por ordem de maior consumo, São Paulo fica em primeiro lugar, Rio de Janeiro, em segundo e Santa Catarina, em terceiro.
Os paulistanos devoram, em média, um milhão de pizzas por dia. Isso dá mais ou menos 40.000 mil pizzas por hora, 1 milhão por dia, sendo que no dia 10 de julho, Dia da Pizza, esse valor aumenta cerca de 20%.
Existem São Paulo mais de  cinco mil pizzarias, no Estado, esse número chega a 12 mil.
Os americanos gostam mesmo de pizzas… Você acredita que o maior pedido de pizzas já realizado foi na pizzaria Papa John’s em San Diego (U.S.A.), em 8 Junho de 2006. A encomenda de 13.500 pizzas foi feita pela empresa NASSCO para premiar seus funcionários pela conclusão da construção de mais um navio!!!! Para conseguir completar o pedido, a pizzaria utilizou quinze restaurantes da rede mais próximos da área de San Diego, fazendo 56 pizzas por minuto a partir das 6 da manhã. Pontualmente às 11 da manhã, as pizzas foram entregues!
FONTE
GP1, Diário do Pará, Associação das Pizzarias Unidas
http://www.primepizzas.com.br/pizza/maior-pizza-mundo-recorde-quebrado#sthash.gpnDJEeT.dpuf

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails