16/05/2014

* 2014 - SEMINÁRIO INSTRUMENTAL TÉCNICO E O SERVIÇO SOCIAL: UM DEBATE NECESSÁRIO


No dia 13 de maio, as assistentes sociais de Blumenau e microrregião de Blumenau  estiveram do Seminário cujo tema foi Instrumental Técnico e o Serviço Social: um debate necessário, em comemoração ao Dia do Assistente Social, celebrado no dia 15 de maio. O seminário foi  realizado na biblioteca da Universidade Regional de Blumenau (Furb) a partir das 13h. Iniciou o SEMINÁRIO INSTRUMENTAL TÉCNICO E O SERVIÇO SOCIAL: UM DEBATE NECESSÁRIO realizado na FURB , com a apresentação do acadêmico de serviço social João Batista com a interpretação da poesia " Completude".
Foi ministrado a palestra pelo Doutor Helder Boska de Moraes Sarmento, assistente social e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A intenção principal foi de  promover uma reflexão sobre os instrumentos técnicos utilizados para viabilizar o processo de trabalho do assistente social. 
O assistente social é o profissional que atua diretamente na amenização das desigualdades sociais e na execução e gestão de políticas públicas de um município. Através do serviço social, pessoas que não têm, de alguma forma, acesso total à cidadania são amparadas para que possam resolver sua situação em relação à educação, habitação, emprego e saúde, entre outras questões. O dia 15 de maio é reservado para celebrar a data por conta da criação do Conselho Federal, em 15 de maio de 1962.
Durante o seminário o reitor  da FURB João Natel informou que em 1987, Blumenau recebeu a 1ª turma de acadêmicos do Serviço Social e no dia 14/03/1992 foi realizado a formatura dos primeiros acadêmicos do Serviço Social. 
Foi um debate bem esclarecedor para as assistentes sociais que trabalham diretamente com a população, principalmente nos projetos federais. A visita domiciliar instrumento de importância fundamental no dia a dia do assistente social. O instrumento é o que potencializa nossas ações. Foi oferecido aos participantes um Coffee break digno para a confraternização  pelo dia "15 de maio" dia do assistente social. 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails