01/04/2014

* 2014 - PASSEIO DE MARIA FUMAÇA "SOBRE O MAR"

No dia  28/03/2014 (sexta-feira) a Darius Turismo nós proporcionou mais um lindo passeio com muitas aventuras e belezas naturais.
ROTEIRO DE VIAGEM:
17h00: saída de Blumenau, defronte Hotel Rex na rua 7 de Setembro, com destino a Laguna (jantar em trânsito). 
Paramos no restaurante Graato para jantarmos e seguimos viagem. Observamos Baleias como chafariz dando belezas ao restaurante Graato.


06h00: despertar e café da manhã, no belíssimo e charmoso Laguna Tourist Hotel , considerado  hotel de 5 estrelas do sul do Brasil.
07h15: Saímos para a cidade de Tubarão de ônibus da Darius turismo para voltar até laguna de trem.
08h00: visita ao Museu Ferroviário.
08h30: passeio de Maria Fumaça de Tubarão a Barbacena. Por ser a última viagem da Maria Fumaça, a TVL de Laguna esteve no local documentando o fato histórico, e nosso grupo composto por 36 pessoas tiveram o privilégio de estar presente e participando desse momento que ficará para a história. 
10h30:chegada em Barbacena. Tempo livre para fotografias. - passagem sobre o Rio Tubarão. Nosso itinerário continha uma  passagem por 02 cortes de  pedra magníficas,  passagem pela Ponte de Cabeçudas ,- passagem por baixo da nova ponte de Laguna (Anita Garibaldi). Foram 02 horas de muita emoção neste passeio que de quebra veio acompanhada da saudosa  Maria-Fumaça. Em Tubarão está o espetacular  museu de trens . (um dos maiores da América Latina).

ESTRADA DE FERRO TERESA CRISTINA: Todos a bordo do trem Maria Fumaça, que lentamente seguia seu trajeto, trazendo lembranças de outrora. Os guias turísticos , nos deram aula sobre a origem do trem Maria Fumaça e o quanto foi importante para a região sua chegada a Laguna e Tubarão, trazendo o progresso para essa região. No trajeto a equipe que coordena o passeio , trouxe para alegrar os turistas, música ao vivo com gaiteiro, e todos cantavam músicas de época. Saímos pela penúltima vez desse passeio com gostinho de “quero mais”, mas fomos informado que seria o ultimo passeio desses trens a vapor, para mais adiante ser implantados trem a diesel. 
A Ferrovia Tereza Cristina  é uma ferrovia Brasileira situada no estado de Santa Catarina Inicialmente projetada para o transporte de carvão mineral entre a então localidade de Minas (hoje Lauro Müller) e o porto de Imbituba, é o menor corredor ferroviário brasileiro. Sua linha é isolada, não sendo interligada ao restante da malha nacional, com apenas 164 quilômetros de extensão.
A história da ferrovia remonta à descoberta do carvão mineral em solo catarinense.  Em 1832 iniciou-se o primeiro processo de lavra nas cabeceiras do Rio Tubarão. A mineração seguiu fracamente nas primeiras décadas, até que em 1861 o segundo visconde de Barbacena, Felisberto Caldeira Brant Pontes, adquire terras devolutas no lugar denominado Passa Dois, próximo às nascentes do Rio Tubarão, fundando, em conjunto de investidores ingleses, uma companhia de mineração, a The Tubarão Coal Mining Company Limited e uma companhia de transporte férreo, a Donna Thereza Christina Railway Co. Ltd. 
A estrada de ferro foi inaugurada em 1 de setembro de 1884, ao som da banda musical de Imaruí. o ano de 1887, a ferrovia teve grande parte de sua malha destruída por forte enchente do Rio Tubarão. A sede da ferrovia, estabelecida em Imbituba, foi transferida para Tubarão, no ano de 1906 onde se mantém até os dias de hoje. A ferrovia Dona Teresa Cristina teve papel fundamental realizando o transporte do carvão das minas aos portos de Imbituba e ao Porto de Laguna. Em 1957, é incorporada ao patrimônio da estatal RFFSA – Rede Ferroviária Federal SA. Em 1997 a ferrovia foi privatizada, sendo gerida pelo novo concessionário – Ferrovia Tereza Cristina SA (FTC), que a arrendou em leilão no ano anterior por R$ 18.510.000,00 por um período de 30 anos.


11h00: retorno ao hotel e tempo livre para fotografias na área do hotel – linda vista panorâmica das praias do Gi e do Mar Grosso. Fomos conhecer o Mirante do Hotel, e podemos contemplar do alto a beleza do hotel , além das belas praias e principalmente presenciar o que temos de natureza para que todos possam reverenciar, o nascer do SOL, os pássaros, o mar , a mata.
12h00: almoço no hotel. Maravilhosa a cozinha culinária do Hotel Laguna Tourist Hotel. Delicia de peixe e camarões servidos no almoço.
13h30: check-out. Após o almoço era hora de despedirmos do Hotel e fomos fazer um interessante  city tour pela "milenar" Laguna, cidade palco de tantas histórias de nosso Brasil. A empresa Darius Turismo providenciou um guia turístico e podemos ouvir uma aula sobre as belezas e os principais fatos sobre Laguna e Tubarão.
14h00: city-tour em Laguna incluindo Morro da Glória, marco do Tratado de Tordesilhas, casa Anita Garibaldi, igreja Matriz Santo Antônio do Anjos e Casa das Artes.
No Morro da Glória esta a estátua da Nossa Senhora, o marco do Tratado de Tordesilhas . Estivemos na casa de Anita Garibaldi e seu marido Giuseppe Garibaldi lendária heroína das guerras do passado.
Anita Garibaldi (1821-1849) Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva nome de batismo,  foi a "Heroína dos Dois Mundos". Recebeu esse título por ter participado no Brasil e na Itália, ao lado de seu marido do herói italiano Giuseppe Garibaldi, de diversas batalhas. Lutou na Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália. Corajosa e dedicada, Anita foi homenageada em Santa Catarina com o nome de dois municípios: Anita Garibaldi e Anitápolis.
Casa de Anita Garibaldi de 1835 a 1849
Em Salvador foi homenageada com o nome de uma avenida; em Curitiba com o nome de uma praça e em diversas cidades com nome de ruas.  Anita Garibaldi (1821-1849) nasceu em Laguna, na aldeia de Morrinhos, subúrbio do município de Laguna, em Santa Catarina, no dia 30 de agosto de 1821. De família portuguesa, veio dos Açores para Santa Catarina. Filha de Maria Antônia de Jesus e Bento da Silva, modesto comerciante da cidade de Lages. Anita Garibaldi, com a morte de seu pai, foi obrigada a casar com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar.
No dia 30 de agosto de 1835, com apenas 14 anos, por insistência da mãe, com Manuel Duarte Aguiar. Casa-se na Igreja Matriz de Santo Antônio dos Anjos. Esse matrimônio sem filhos foi um fracasso e durou pouco. O casamento durou apenas três anos, o marido se alistou no exército imperial e Anita voltou para casa de sua mãe.Durante a Batalha de Curitibanos, Anita foi capturada pelas tropas do Império. Grávida de seu primeiro filho, foi informada que seu marido havia morrido. Inconformada, conseguiu fugir a cavalo e saiu a sua procura, localizando o marido na cidade de Vacaria. No dia 16 de setembro de 1840 nasce seu filho Domênico Menotti. O casal teve mais dois filhos, Teresita e Ricciott, ao todo 5 filhos desse amor. Em 26 de março de 1842 casam-se na paróquia de San Bernardino. No mesmo ano eclodiu a guerra contra a Argentina, onde Garibaldi comandou a frota uruguaia.Anita é acometida por febre tifoide e não resiste. Morre no dia 04 de agosto de 1849 Faleceu na fazenda Guiccioli, perto de Ravenna.
Casa onde Anita Garibaldi se vestiu de noiva para casar com Manuel Duarte Aguiar
Em Roma, na colina de Gianicolo, foi erguido um monumento equestre, onde está enterrado seu corpo.
Bebedor municipal 
16h15: pausa para café/lanche (opcional) na Confeitaria Lales antes da viagem de retorno. Tomamos um lanche e retornamos a Blumenau, que mesmo vendo belezas impares, nossa terrinha deixa saudades. Como é bom voltar ao nosso lar e ter tantas histórias para contar para amigos e familiares.
18h00: início da viagem de retorno.
22h30: chegada em Blumenau.
FONTE DE PESQUISA:
Informações biográficas de Anita Garibaldi:
Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional
http://www.e-biografias.net/anita_garibaldi/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails