23/03/2014

* 2014 - 1ª REUNIÃO DOS GRUPOS AUTÔNOMOS PRÓ-FAMÍLIA DE 2014

No dia 21/03/2014 realizou-se as 14hs a 1ª reunião dos Grupos Autônomos da Fundação Pró-família de 2014, na sala 4. Conforme as coordenadoras dos clubes de Idosos de Blumenau chegavam a reunião foram recebidas com muito carinho e cada coordenadora recebeu das mãos da Luciane a pastinha com a pauta da reunião e alguns mimos de boas vindas.  

ORDEM DO DIA DA REUNIÃO
Gerente: Janete 
ABERTURA: Gerente Externo senhora Janete, deu as boas vindas e desejou a todas um ano de muito trabalho e agradeceu pelo belo trabalho realizados nos grupos de idosos existente em Blumenau. 

Na sequencia a senhora Edite, diretora de Programas do Idoso,foi convidada a ler a mensagem de "sejam bem vindos", entregue a cada uma das coordenadoras de grupos da terceira idade. 
A vice-presidente da Fundação pró-família senhora Débora Cardoso leu a parábola "Onde você colocou o sal". Falou sobre a importância de deixar de ser um copo e pediu a todos que fossemos um lago.
Integra da parábola: Onde Você colocou o Sal? O velho Mestre pediu ao jovem aprendiz que estava triste, que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d’água e bebesse. -“Qual é o gosto?’ – perguntou o Mestre. –“Ruim” – disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago. Então o velho disse: -“Beba um pouco dessa água”. Enquanto a água escorria do queixo do jovem o Mestre perguntou: -“Qual é o gosto?” –“Bom!” disse o rapaz. –“Você sente o gosto do sal?” perguntou o Mestre. –“Não” disse o jovem.
O Mestre então sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse: -”A dor na vida de uma pessoa não muda”. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta. É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu. Em outras palavras:  “É deixar de Ser copo, para tornar-se um Lago.”
Presidente da Fundação pró-família Karin Gouveia e o vice-prefeito Jovino Cardoso
O vice-prefeito Jovino Cardoso , deu as boas vindas e citou o salmo 27.8, após desejar um ano de muito trabalho e dedicação de todos para que os idosos de Blumenau sejam assistidos com respeito e dignidade. A presidente da Fundação pró-família a senhora Karin Gouveia agradeceu a todos e deu os recados mensais para as coordenadoras dos grupos externos, tais como:
·   a) Divulgação da Empresa Operação Turismo, com senhor Edson.· 
 b) Folder da festa de Páscoa, do qual a pró-família se apresentará no dia 30/03 e no dia 06/04 – domingo com o coral e flauta.
·  c) Dia 01 de março – dia do trabalhador estarão se apresentando na Vila Germânica os idosos com a dança sênior, a dança folclórica, a dança do ventre e o tai chi chuan.
·   d) Dia 09/05 a Festa em comemoração ao Dia das Mães, haverá café e dança com a Banda Vogue, todos os grupos autônomos estão convidados. Pedem que confirmem a presença e a quantidade de pessoas até o dia 22/04/14, pelo tel.
·   e) Dia 31/05 será realizado o Casamento Coletivo no Galegão e Vila Germânica, as inscrições vai do dia 24/02 até dia 25/04.
·   f) Divulgação da Festa do Massaranduba: 14ª FECARROZ – de 25/04 a 04/05 no Pavilhão C do Parque de Eventos do Município. A tarde da terceira Idade será no dia 30/04 a partir das 13:00hs.
·  g) Pediu que as coordenadoras já começassem a se agendar para marcar os cafés junto a prefeitura e a questão das viagens com os grupos da terceira idade ainda não tem agenda. Na próxima reunião já poderão ter melhores definição sobre a questão.
Antonio Carlos empresa Resort Água de Palmas 
Senhora Karin Gouveia convidou os senhores Antônio Carlos do Resort Água de Palmas (Gov. Celso Ramos SC) para a divulgação do seu espaço para a terceira idade. Srº Antonio Carlos falou sobre as diversas atividades que tem a oferecer para os grupos da terceira idade, como 10 piscinas, algumas aquecidas, topo-águas e cascatas. Passeio de trenzinhos, bingo animado, Baile da felicidade entre outras atrações. Tudo com facilidade para o público da terceira idade, em parceria com as prefeituras dos municípios.
O senhor Edson da empresa Operação turismo também teve seu espaço para divulgar seu trabalho. Finalizando com o agradecimento das duas empresas que gentilmente ofereceram um delicioso café para as coordenadoras dos grupos externo de idosos.
Luciane 
Luciane pediu que todas as coordenadoras entregue na secretaria da pró-família,a listagem dos grupos até 30/05/14. A atualização dos cadastros dos integrantes dos grupos de idosos é importantíssima e quando houver alterações de endereço, telefones e email sejam enviados para ela.
Drª Karin, psicóloga realizou uma palestra para todos os presentes cujo o tema foi:                          “A ARTE DE VIVER EQUILIBRADA”

Ao iniciar a palestra a psicóloga iniciou com a pergunta “Como vocês chegaram aqui hoje: Como uma balão cheio ou um balão vazio?”
Todos com opiniões diferentes, diziam que estavam cheias, outros meio cheios e assim por diante. Diante das resposta Drª Karin disse "então vamos aprender a equilibrar nosso emocional."
Em uma de suas mãos apareceu um circulo de madeira, com 4 cavidades e na outra mão 4 paus que seriam os suporte do circulo para formar UM BANCO para sentar. Explicou que para se tornar um banco, necessitava das 4 pernas para poder equilibra-lo e assim poder sentar nele.
1ª Perna do banco significa “DEFINIR SUAS PRIORIDADES”
a) Percepção com DEUS
b) EU (muitos se esquecem de sua pessoa e fica só em função dos outros e assim seu emocional se desequilibra. Se você não estiver bem, não consegue se harmonizar com outras pessoas.)
c) MARIDO (Alguns priorizam os filhos e a família, mas primeiro sem que estar bem com seu marido ou esposa, para juntos poderem educar, cuidar de seus filhos e assim completar com a família).
d)TRABALHO (priorizar o trabalhos depois que todas as etapas forem cumpridas.) Muitas pessoas vivem integralmente para o trabalho enquanto que seu lado familiar estar desorganizado.
e)Trabalho da Igreja (As pessoas confundem DEUS com trabalhos da Igreja, ou seja, Deus em primeiro lugar, depois fazer trabalhos com a comunidade com a Igreja e com a sociedade).
Por isso que a taxa de divorcio na 3ª idade é de 51%, a falta de prioridades, faz chegar a maturidade sem planos de vida. Ressaltou que desde o nascimento por vezes pensamos equivocadamente. Deu como exemplo a seguinte frase: “No nascimento de um bebê, devemos primeiro pensar na mãe , segundo no pai, terceiro no casal e em quarto no bebê.” A maioria disse que se pensa primeiro no bebê e assim a psicologa Karin, completou a frase...por isso que muitos casais se separam, mãe com depressão pós parto, pai abandonado e bebê inseguro, chorando...se o casal não estiver estruturado, não consegue viver numa vida equilibrada. 

2ª Perna do banco significa: “ORGANIZE O NOSSO TEMPO” Temos a capacidade de fazer várias coisas, mas poucos sabem organizar seu  TEMPO. Temos que ter uma agenda para poder fazer nosso plano diário e assim separar o que é importante do que é urgente. É importante termos sempre um plano de ação , do que não ter nenhum. Exemplos como não ficar horas ao telefone, ou no portão de casa falando coisas desnecessária. Organize seu tempo, marque uma hora com a pessoa e fale tudo que é necessário, temos vários lugares para conversar, como num café social.
3ª Perna do banco significa: “DESABAFAR E OUVIR” Por as angustias para fora. Procurar não ficar falando do passado e chorando as mágoas, isso afasta as pessoas. Resolver a questão e seguir em frente. “ Muitos dizem que perdoam , mas ficam com a mágoa e isso acarreta danos para as pessoas. A pessoa que comete o erro, seguem em frente e a que perdoou e não consegue se desligar, carrega o peso nas costas para sempre. Ficamos segurando as mágoas e não nos libertamos.
4ª Perna do banco significa: “BUSQUE A PAZ INTERNA”. Nunca se buscou tanta a paz e hoje vivemos com tantas guerras e individualismo. A paz interna não vem dos comprimidos receitados para nos dá alegria. Devemos buscar mais amor, paz. A raiva se transforma em medo, em angústia, em depressão. Muitos andam encurvados, levamos um lixão nas costas. Por vezes ficamos em desiquilíbrio emocional, devemos estar atentos e voltar ao equilíbrio. Quero que todos façam um exercício diário. Serão apenas dois momentos diários, o primeiro ao se levantar. Agradecer a Deus por estar vivo. Segundo momento a noite, ter gratidão , saber agradecer pelas coisas boas. E finalizou a palestra convidando a todos para fazer uma dinâmica do balão.

Foi distribuído balões coloridos e todos foram convidados a enche-los e depois ir esvaziando aos poucos e assim colocando as coisas ruins para fora do balão. No segundo momento todos encheram os balões e foram convidados a dividir entre os colegas , jogando-os para o alto e todos foram ajudar a estoura-los.

Foi alegria geral e além do momento de confraternização todos os problemas foram embora junto com a ajuda de todos.
Lembrança do pró-família para a palestrante

Após a proveitosa palestra, foi oferecido aos presentes um belo café da tarde, com cucas, doces, salgadinhos e um bom papo entre as participantes. São momentos únicos que devemos aproveitar e agradecer a DEUS por estarmos juntos a pessoas que elevam nossa autoestima e faz com que a semana seja mais proveitosa e principalmente mais leve.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails