31/12/2013

* 2013 - ANO NOVO - RÉVEILLON - VIRADA DE ANO OU PASSAGEM DE ANO


ANO NOVO
O ano-novo , réveillon , virada de ano ou passagem de ano é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o ano-novo.
Réveillon é o nome da festa noturna no dia antes do natal e no dia antes do ano-novo; vem do francês réveiller, "acordar, deixar de dormir", do latim VELARE, "fazer vigília", de VIGILARE, "velar, cuidar, não dormir". Na França, o termo é usado mais comumente no Natal, mas também é usado no ano-novo como Réveillon de la Saint-Sylvestre, pois o dia 31 de Dezembro é o dia de São Silvestre. No Brasil, o termo se popularizou para se referir à festa de ano-novo.
História
A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Julio César , que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano , o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces (bifronte) - uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado).Os povos Romano eram politeístas ou seja, adoradores de Deuses pagãos,não existe nenhum relato de que o povo Judeu que viveu nessa mesma época tenha comemorado o ano novo, nem os cristãos que surgiram com a vinda do messias tenha comemorado o ano novo. A passagem do ano-novo é, hoje, celebrada por todo o mundo e, normalmente, envolve queima de fogos de artificio em festas públicas, reuniões familiares ou com amigos, jantares ou ceias festivas e diferentes tipos de promessas e simpatias.
VIRADA DO ANO NO BRASIL
  • No Rio de Janeiro , há queima de fogos e shows musicais ao longo de toda a orla marítima da cidade. A principal congregação, entretanto, ocorre na Prai de Copacabana . Na virada de 2011 para 2012, a queima de fogos em Copacabana durou 16 minutos e contou com cerca de 2 000 000 de espectadores . Ainda na mesma festa, a cidade do Rio recebeu, do World Travel Guide, o prêmio de maior festa de réveillon do mundo.
  • Em São Paulo,a Avenida Paulista concentra a queima de fogos e as apresentações musicais. Em 31 de dezembro de 2008, a festa reuniu 2 400 000 pessoas, incluindo mais de 100 000 que eram turistas.. Mais cedo, durante a tarde do dia 31, a cidade sedia anualmente a Corrida de São Silvestre, com um percurso de 15 quilômetros contornando o centro da cidade.
  • Em Fortaleza, a principal queima de fogos acontece no aterro da Praia de Iracema. De 2009 para 2010, foram registrados 1 100 000 espectadores na festa .foi considerado em 2012 como a 2° cidade com o maior réveillon (atrás apenas do Rio de Janeiro) com aproximadamente 1.500.000 (um milhão e quinhentos mil) pessoas presentes para a virada do ano. A queima de fogos é disparada do Espigão Democrito Dummar por radiofrequência acompanhada de uma trilha sonora especialmente feita pra festa, criando no céu uma verdadeira coreografia de luzes cores e musica.
  • Em Balneário Camboriú , a principal queima de fogos é feita na orla central da praia (no centro da cidade);
  • Em Recife, a queima de fogos corre por toda a área litorânea da região metropolitana, nas praias de Boa Viagem, Pina, etc. Na virada de 2012-13, foram usadas duas barcas que renderam aproximadamente 10 minutos de queima de fogos, além de um público (total) de mais de 30.000 espectadores.
VIRADA DO ANO NOS OUTROS PAÍSES
  • Em Nova Iorque , nos Estados Unidos , a celebração mais famosa de ano-novo é a de Times Square , onde uma bola gigante começa a descer às 23 horas e 59 minutos até atingir o prédio em que está instalada, marcando exatamente zero hora (00:00:00).
  • Na Escócia, há muitos costumes especiais associados ao Ano-Novo - como a tradição de ser a primeira pessoa a pisar a propriedade do vizinho, conhecida como first-footing ("primeira pisada"). São, também, dados presentes simbólicos para desejar boa sorte, incluindo biscoitos. Lá, o ano-novo é chamado de hogmanay.
  • Na Espaha , exatamente à meia noite , as pessoas comem doze uvas e fazem um pedido a cada badalada do relógio da Porta do Sol , em Madrid. Existe uma canção do grupo espanhol Mecano que fala deste acontecimento: se chama Un Año Más .
  • Em Portugal no Porto, a celebração mais famosa é a da Avenida dos Aliados, em que toda a gente espera o novo ano, atentos no relógio da Câmara Municipal do Porto, memorável pelo seu fogo de artifício cruzando os edifícios, e pelos concertos populares.
  • Em Lisboa a passagem de Ano é comemorada a a partir do Terreiro do Paço . Quer a cidade de Almada como Lisboa partilham o fogo de artifício do Rio Tejo.
  • Na região autônoma da Madeira, onde o fim de ano é provavelmente o dia mais festivo durante o ano, o réveillon se concentra na principal cidade, Funchall, estando o espetáculo de fogo de artifício citado no livro Guinness World Records como o "maior espetáculo pirotécnico do mundo".Esse espetáculo ganha especial interesse pois o Funchal é uma cidade em anfiteatro, onde as pessoas espalham-se numa área com mais de dezessete km e com mais de seiscentos metros de altitude. A cidade recebe, ainda, na orla marítima, dezenas de navios de cruzeiro, o que aumenta o ambiente de festa. Durante cinco dias, a ilha recebe mais de 50 000 turistas, que aproveitam para, mesmo em Dezembro, banharem-se nas águas temperadas do arquipélago e apanharem algum sol. À noite, ainda há tempo para vislumbrar as inúmeras decorações de cambiantes luzinhas que se espalham por quase todas as ruas da cidade.
  • Em Setúbal  a passagem de Ano é comemorada com um fogo de artifício no rio Sado. 
QUE VENHA 2014

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails