16/07/2013

* 2013 - MOBILIZAÇÃO PARA A IX DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

PROGRAMAÇÃO DA IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
No dia 16 de julho os conselheiros, entidades, trabalhadores do SUAS, gestores da assistência social e representantes de órgãos públicos foram convidados a participar da mobilização para a IX CONFERENCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL .
As 7:30 hs foi realizado  o credenciamento dos convidados e oferecido um café de boas vindas. As 8:30hs começou com a apresentação dos representantes oficiais e de representantes do governo municipal.  
O vice-prefeito Jovino Cardoso veio representar o prefeito Napoleão Bernardes Neto , enalteceu  a politica social do município e disse que pretende estar presente junto a comunidade para que a politica social seja avaliada com intuito de trazer ao município maior garantia de atendimentos para pessoas que realmente necessitem dela. 
O Secretário de Desenvolvimento Social: Marco Antônio Wanrowsky falou aos presentes da grande satisfação de estar a frente dessa secretária , mesmo não sendo assistente social, mas sim médico. Autorizará que os funcionários de sua secretária possa estar presente , pois é de suma importância  desse momento, pois todos irão estar trabalhando com a politica social que estará em discussão nos dias 6,7 e 8/8 na IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE  ASSISTÊNCIA SOCIAL. 
Maria Eunice Malacarne Bernat explanou a todos como será a dinâmica dos trabalhos desenvolvidos na IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL . A mobilização tem como objetivo de informar o público participante do processo de organização, metodologia a ser utilizada na conferência e apresentar a aglutinação das propostas locais elencadas em conferencias anteriores.Sendo que serão avaliadas as demandas das conferencias de 2005 / 2007 / 2009 e a de 2011, principalmente as municipais. 

Serão trabalhadas 4 plenárias temáticas  .
1. TEMÁTICA:  O confinamento obrigatório da assistência social 
* Avaliar a atual situação da gestão orçamentaria e financeira;
* Fortalecer o orçamento próprio;
* Promover o conhecimento sobre o ciclo orçamentária  e suas peças (PPA, LDO, LOA, PPA). 
2. TEMÁTICA :  Gestão do SUAS: Vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação (eixo 2) e Regionalização (eixo 06)
* Avaliar e compreender a concepção da vigilância socioassistencial;processo de planejamento, monitoriamento e avaliação;
* Discutir e analisar a operacionalização da vigilancia socioassistencial;
* Vigilância de riscos e vulnerabilidade (demanda)
* Vigilância dos padrões dos serviços (oferta);
* Promover debate sobre o desafio da intersetoriedade das politicas publicas na perspectiva da regionalização;
* Reconhecer as diversas realidades socioassistenciais , culturais e etnias e suas expressões;
* Avaliar e fortalecer a gestão compartilhada e integra a dos entes federados.
3. TEMÁTICA: Gestão do Trabalho
* Avaliar e reafirmar a concepção da gestão do trabalho para o aprimoramento da gestão do SUAS e qualificações dos serviços, programas , projetos e benefícios;
* Discutir a gestãi do trabalho na perspectiva da implantação dos quadros efetivos de funcionários.
4. TEMÁTICA: Gestão dos serviços, programas e projetos (eixo 04) e dos benefícios no SUAS (eixo 05)
* Avaliar os processos de acompanhamentos dos serviços prestados pela rede socioassistenciais;
* Avaliar a gestão dos processos de articulações e integração (fluxos, referencias e contra referencias);
* Avaliar aos processos de acompanhamentos da gestão dos benefícios e transferências de renda;
* Avaliar a gestão dos processos de articulação e integração na perspectiva da intersetoriedade com as demais politicas públicas.
Nestes 4 eixos temáticos estarão 70 propostas para serem discutidas e depois serão levadas a plenária para serem aprovadas ou não. 
Participaram desta Mobilização as assistentes sociais da ABLUDEF , Dalva Day, Kátia Elisa Hostins Scholesser, Tânia Regina Moraes e a psicologa Juliane Labes. Serão escolhido na conferência 05 representantes governamental e 05 representantes da sociedade civil . 
Inscrições online : www.blumenau.sc.gov.br/eventos
Controle de frequência eletrônicos
Certificados disponíveis online
Almoço para todos os participantes inscritos da IX Conferência .
Já confirmada a presença da Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social , senhora Luziéle Tapajos para proferir a palestra magna.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails