12/06/2013

* 2013 - REUNIÃO DAS COORDENADORAS DOS GRUPOS DE IDOSOS


Palestra com agente Neves 
No dia 7 de junho as 14 horas na sala 04 na pró-família realizou-se a 2ª reunião dos grupos de idosos autônomos. A assistente social da ABLUDEF senhora Dalva Day representou o grupo da Melhor Idade como coordenadora e madrinha eleita pelo grupo. 
Assuntos da pauta do dia:
01. ABERTURA: Presidente srª Karin Gouveia fez a abertura agradeceu as senhoras coordenadoras por vir participar da pró-família e passou a palavra a senhora Edite diretora da pró-família.
02. Palestra com Agente Antônio Fernando das Neves ( agente Neves) da policia civil da delegacia da Mulher  - Coordenador de Policia Comunitária - TEMA: Prevenção contra golpes e assaltos ao idoso.
Palestra importantíssima, sendo de supra importância devido ao Golpe do bilhete premiado estar aumentando junto a população de Blumenau e regiões circunvizinhas , sendo aplicado sempre nos dias em que os idosos vão receber seus vencimentos mensais. O agente Neves esclareceu e deu dicas de como os idosos possam estar denunciando esses casos de golpes. 
Nada é 100% seguro quando o assunto é segurança.
90% prevenção;
0,5%  reação e 
0,5% sorte
Tem também o "Golpe da Aposentadoria" , a última é sobre a contribuição do INSS. O estelionato se apresenta como  sendo |Fiscal da Previdência".  Caso alguém se apresentar, ligue para o disk denuncia 0800 - 780191 das 7 hs as 19hs.
"Golpe do Reajuste atrasado" , o golpista se apresenta como funcionário de algum sindicato ou associação de classe. Afirma que a vítima tem direito a parcelas a receber do INSS. Oferece-se para agilizar os "papeis". Cobra um "depósito" de 10%. 
"Golpe do DVD" , um golpista con crachá de empresa de conserto de aparelhos eletrônicos , faz uma visita a sua residencia e pede que lhe entregue o aparelho para manutenção. Nunca mais ve o aparelho.
" Golpe do Ouro de Tolo" ou " PIRITA" . A pessoa aborda a vítima na rua e alegam que trabalha num garimpo. Faz a vitima comprar um tanto de ouro e leva até a relojoaria que confirma a veracidade da joia. Depois trocam por uma igual , mas sem valor e a pessoa ficam a ver navio. 
"Golpe do Recadastramento Bancário" Os golpistas se utilizam do telefone. Uma DICA: pegue o nome do seu gerente do banco e telefone da agencia. Caso acontecer com você , pergunte a eles o nome do gerente e o tel da agência.  
"Golpe do financiamento" cuidado, oferecem financiamentos com juros baixíssimos , muito menor que os praticados no mercado. Mandam assinar varios documentos , só que são documentos para dois empréstimos e assim ficam a vida toda pagando.
"Golpe do pacote de Notas" , só as primeiras são cédulas, dentro está apenas jornais . 
" Golpe dentro de casa", infelizmente aposentados se vêem "OBRIGADOS" a contrair empréstimos consignados para filhos e netos. Não se devem emprestar o "NOME" para parentes .
"Golpe da Vidente", A cidadã se instala na cidade e distribui panfletos e faz trabalhos. Diz que benze dinheiro e ele se multiplica. Quando se percebe , "multiplicou" na mão da vidente e na sua ficou apenas papel,jornal...
"Golpe do Sequestro de familiares", O golpista liga a cobrar e se diz policial  Que está atendendo um acidente envolvendo um parente seu...e assim fica sabendo detalhes da família e depois aplica o golpe.
" Golpe Boa Noite Cinderela" ou mais conhecida como Rapa-drogs ou droga do estrupo.
" Golpe pelo Telefone" , o golpista liga a cobrar, pede para comprarem cartões telefônicos e fornecerem os códigos.
DICAS IMPORTANTES PARA IDOSOS
* Ao digitar a senha coloque o corpo bem próximo ao teclado;
* Confira o dinheiro junto ao caixa;
* Evite sair do Banco contando dinheiro
* Se possível vá ao caixa do banco com um familiar. 
03. Divulgação dos principais eventos do semestre, pela senhora Janete , coordenadora dos grupos externos da terceira idade.
27/06: Jogos Municipais da Terceira Idade (Dominó /Canastra, Caminhando, Dança de salão, Bocha) inscrições de 13/05 a 07/06.
05, 06 e 07/07 - Feira da amizade
Recesso Pró-família Idoso - 22/07 a 02/08 - 05/08 reunião Pedagógica
06 a 09/07 preparação para Mostra Cultural
Café e passeios - ficha
Próxima reunião coordenadoras grupos autônomos será dia 19/07
04. Divulgação 17ª Festa do Colono em Pomerode - 25 e 26/07/13 (coordenadores não pagarão ingresso nem almoço e ganham brinde, motorista ganha almoço)
05. Divulgação - Ilha das Bromélias
06. Divulgação da Empresa Valditur - Valdir
07. Atualização dos cadastros dos integrantes dos grupos via email = enviar relação dos integrantes para  : idoso.externo@blumenau.sc.gov.br
08. Café
Café oferecido pelo senhor Valdir pelo dia das mães

Folder da 25ª FEIRA DA AMIZADE

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails