10/03/2013

* 2013 - DIA INTERNACIONAL DA MULHER NA PRÓ-FAMÍLIA

No dia 8 de março na Fundação Pró-família,  foram realizados  para as mulheres que participam dos clubes de mães e idosas várias atrações alusivos ao dia Internacional da mulher. As assistentes sociais da ABLUDEF, senhora Dalva Day e Tânia Regina Moraes prestigiaram o evento. As 14h30m a Banda Municipal tocou várias músicas para alegrar os presentes. Teve apresentação do núcleo central de dança do idoso, a professora do núcleo convidou os presentes que fossem a pista de dança para confraternizar e dançar com os integrantes do núcleo. Houve várias apresentações com  o grupo de  Dança Folclórica pelo Pró-idoso. O prefeito Napoleão Bernardes Neto fez a abertura juntamente com a equipe da pró-família e o vice-prefeito Jovino. O prefeito dedicou o dia a sua mãe que estava presente e desejou a todas as mulheres parabéns pelo seu dia.
A pró-família trouxe a representante da Dudalina para explicar o que é o projeto  Sacola Social pela Dudalina, Projeto Geração de Renda, anunciando essa parceria para 2013. 
 A Dudalina, inspirada na fundadora da empresa, Dona Adelina, que diante das sobras de tecidos provenientes da produção de camisas, resolveu utilizar estes tecidos na confecção de artigos de Patchwork (retalhos). Criou um programa em parceria com o Instituto Sócio Ambiental Adelina Clara Hess de Souza, de incentivo a geração de renda. O projeto começou, em 2005, com a doação de kits de retalhos para grupos de geração de renda. Para receber os kits, a instituição entra em contato com a empresa e informa seus dados (a empresa deve possuir um CNPJ para ser beneficiada). O transporte desses kits é feito por transportadoras que oferecem o frete como cortesia, por se tratar de doação. Em 2009 o projeto evoluiu ainda mais com a criação de oficinas para capacitação na técnica de patchwork. Desde maio de 2009, mensalmente são realizadas diversas turmas de capacitação em Blumenau, no Instituto Adelina (da Dudalina). Entidades de todo o Brasil, entram em contato solicitando kits e a participação nas oficinas. Os kits são separados e enviados e a participação no curso é agendada conforme disponibilidade. Como Funciona: Para receber os kits de retalhos, as instituições entram em contato com o Instituto Adelina e informam seus dados cadastrais (a instituição deve possuir CNPJ para ser beneficiada). Após o cadastro efetuado os kits são preparados e enviados para as entidades. As entidades também recebem capacitação na técnica de patchwork para trabalharem com os kits de retalhos, que são formados por quadradinhos de tecido de 8x8 cm ou 6x6 cm.  Com os kits de retalhos recebidos é possível criar uma infinidade de produtos. Os grupos de geração de renda, além de receber os kits de retalhos, recebem também resíduos de embalagem de rolos de tecido, que servem de forro para a confecção das sacolas sociais. A proposta da sacola social é a de substituir as sacolas plásticas, reduzindo assim o lixo produzido nas cidades e contribuindo com a preservação ambiental.
Resultados quantitativos e qualitativos: Doações de Kits:
    Em 2007 foram doados 1.615 kits de retalhos.
    Em 2008 foram doados 3.987 kits de retalhos.
    Em 2009 foram doados 2.437 kits de retalhos.
    Em 2010 foram doados 4.742 kits de retalhos.
    Em 2011 foram doados 3.909 kits de retalhos
Totalizando, 35.049.100 quilos de retalhos que deixaram de ir para o lixo.
FONTE: http://www.dudalina.com.br/pt

Finalizou o encontro com Sorteio de brindes  muito apreciado pelas mulheres. Como sempre a pró-família está de parabéns, priorizando sempre o bem estar das mulheres e suas famílias, dando cursos, atendimentos quando possível na área da saúde e principalmente tendo uma equipe nota 10 no atendimento ao público. 
Após o sorteio fomos agraciadas  por um  belo e gostoso lanche . O encontro na pró-família havia cerca de 700 pessoas.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails