27/10/2012

* 2012 - A MAÇA



Sib - de Samira Makhmalbaf
Título original: Sib
Lançamento: 1998 (França / Irã)
Direção: Samira Makhmalbaf
Roteiro: Samira Makhmalbaf / Mohsen Makhmalbaf
Gênero: Drama
Duração: 86 min
Tipo: Longa-metragem
Elenco:
Massoumeh Naderi …………………………… Massoumeh
Zahra Naderi ……………………………….. Zahra
Ghorban Ali Naderi ……………………….. Pai
Azizeh Mohamadi …………………………….. Azizeh
IMDB:

A Maçã, se tornou um clássico do cinema iraniano. Trata-se de um isolamento social de duas meninas gêmeas filhas de uma mãe cega e de um pai muito idoso  que para ganhar a vida vive pela aldeia rezando.
O filme conta a história de duas irmãs gêmeas que viviam isoladas dentro de casa e eram proibidas de sair na rua. O pai, um idoso desempregado, superprotegia as filhas e ainda tinha que cuidar da esposa, que era deficiente visual. Esta era bastante rígida e deixava transparecer que era uma pessoa má, pela maneira que criava às filhas. 
A Maça, misto de documentário e ficção, narra à história verídica de duas garotinhas do Irã que passaram 11 anos trancadas em casa pelos pais. A mãe uma mulher cega e seu pai mantêm as filhas gêmeas presas, seguindo vagos preceitos do Alcorão. A partir de um abaixo-assinado organizado pelos vizinhos, o assunto passa a ser conhecido pelos jornais e pelas autoridades. A história ganhou as páginas dos jornais locais, até que Samira decidiu transformá-la em filme.

Uma assistente social é designada para fazer com que os pais respeitem as definições da justiça: que às meninas  seja dada a liberdade. Aos poucos vai se revelando uma complicada teia de preconceitos, fanatismo e jogos de poder. Desde a visita da assistente social as crianças descobrem o sentido da liberdade ao andar pelas vizinhanças e ter o primeiro contatos com outras crianças, é com a maçã e mais tarde com o espelho. As meninas são soltas, após 11 anos em cativeiro, e têm que descobrir o mundo com olhos infantis que nunca conheceram nada além de sua alcova. A casa era mantida as portas com  grades e cadeados, isolando-as do mundo . Elas eram proibidas de sair na rua., neste período nunca tiveram contato com outra pessoas a não ser os pais, não recebiam estímulos nos primeiros anos de vida , e por isso não apresentavam um desenvolvimento cerebral esperado, por falta de interação com o meio e com outras pessoas, algumas áreas foram comprometidas como a motricidade e a linguagem.

Primeiro vemos a justificação filosófica para mantê-las presas, “ as meninas são como pétalas de flor que se desmancham em contato com o Sol”. Depois, mais tarde, o verdadeiro motivo: o domínio da mulher que era cega, e que apoiou a decisão do marido, isolando as crianças do mundo , mas que aparece como a verdadeira força (do mal) oculta no filme, uma força sem cara (ela aparece sempre encapuzada), para defender o antigo modelo, em contraposição ao novo modelo, defendido pela assistente social.
A Maça, é um filme de estréia da diretora iraniana Samira Makhmalbaf e que se tornou um clássico do cinema iraniano. Samira Makhmalbaf dirigiu o filme “A maça” (Sib, 1998, Irã / França) quando tinha apenas 17 anos, sendo a mais jovem cineasta até hoje a concorrer a prêmio no Festival de Cannes.

http://henriquecendo.wordpress.com/2009/06/06/um-pouco-do-cinema-iraquiano/
www.trabalhosfeitos.com
http://www.ufscar.br/rua/site/?p=2192

Um comentário:

Lui disse...

Oi mãe, esse filme é muito show. Assisti no Canal Futura, se não me engano... bjsss Lui

Related Posts with Thumbnails