28/07/2012

* 2012 - GRUPO DE MULHERES DE JULHO


Aos dezenove dias do mês de julho de 2012, realizou-se na ABLUDEF o terceiro encontro do Grupo de Mulheres coordenado pela Psicóloga Juliane Labes e a Nutricionista Ana Carla Tavares. Em um primeiro momento realizou-se uma atividade de Reeducação Alimentar. A nutricionista Ana  dividiu as mulheres em três grupos, e deu a cada grupo uma Pirâmide Alimentar desmontada, em pedaços, e pediu para que cada grupo tenta-se montá-la da maneira que achassem certo. Enquanto isso, a nutricionista ficou observando a montagem da Pirâmide, e percebeu que as mulheres estavam com um pouco de dificuldade para executar o trabalho, muitas dúvidas surgiram.



Ao final, apenas um grupo conseguiu montar a Pirâmide Alimentar corretamente. Então, a nutricionista apresentou a Pirâmide Alimentar ao grupo, e explicou cada nível da pirâmide, destacando os alimentos que devem ser consumidos diariamente e os alimentos que devem ser consumidos com moderação. As mulheres aproveitaram para tirar algumas dúvidas freqüentes relacionadas à alimentação e ao preparo das refeições. Essa atividade teve por objetivo apresentar a nova Pirâmide Alimentar, que muitas não conheciam e orientar as mulheres à desenvolverem hábitos alimentares mais saudáveis, através de uma alimentação equilibrada e nutritiva. Percebeu-se com esta atividade que apesar de atualmente os meios de comunicação estarem divulgando sempre matérias relacionadas à Alimentação Saudável, as pessoas ainda são leigas neste assunto, necessitando de uma melhor orientação sobre o tema. Em um segundo momento, realizou-se uma atividade de descontração, valendo pontos.



Os grupos permaneceram em divisão, e receberam atividades do tipo: Qual o grupo que tem maior quantidade de moedas de 0,10 centavos; Quem do grupo têm 1 fruta ou um biscoito na bolsa? Foi uma atividade bem dinâmica e divertida. Esta atividade teve por objetivo proporcionar ao grupo um momento de descontração, de modo que elas pudessem interagir umas com as outras, buscando a harmonia entre o grupo. Ao final, foi entregue brindes para a equipe vencedora, e foram sorteados outros brindes para todas as participantes do upo de Mulheres . Ás 16:00h foi servido o café. O GRUPO DE MULHERES da ABLUDEF será realizado sempre na 3ª quinta-feira do mês, devido a questão do transporte, muitas delas depende do transporte adaptado, sendo necessário para agilizar o encontro do grupo dentro do GRUPO já existente que é o GRUPO ARCO IRIS. A coordenadora deste grupo sede uma vez por mês para que as mulheres do grupo de artesanato arco iris possam estar participando do encontro e assim ter um momento onde podem discutir e trocar idéias com as profissionais da área de psicologia e nutrição.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails