08/07/2012

* 2012 - ARRAIAL DO GRUPO DA MELHOR IDADE

No dia 25 de junho realizamos na sede da ABLUDEF a tradicional festinha caipira do GRUPO DA MELHOR IDADE. Como sempre muito concorrida.


Das 10 horas até as 16:30 foi somente de alegria entre os idosos, voluntários, funcionários da entidade. Todos os detalhes da decoração ficou a cargo do auxiliar administrativo Percy, que com dedicação sempre enova a cada evento. Pela manhã esteve coordenando o grupo a nutricionista Ana Carla Tavares e as estudantes de psicologia que fazem o seu TCC com foco na terceira idade.
RESUMO DO ENCONTRO PELAS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA JOSEANE E LENITA:
“ Neste dia foi comemorada a festa Junina, a associação estava toda decorada com a temática, bandeirinhas coloridas e balões de papel enfeitando o ambiente. Os idosos foram chegando de forma bastante alegre e com trajes caipira.  Recepcionamos cada idoso e agradecemos por ter vindo participar de mais um encontro. Deixamos a conversa rolar entre os integrantes e passados alguns minutos começamos a primeira atividade do dia. Perguntamos quem gostaria de jogar bingo todos os integrantes concordaram, neste momento havia 19 integrantes. Entregamos a cartela para cada integrante e as estagiarias começaram a sortear os números, aos poucos foi aparecendo ganhadores, o prêmio não podia ser aberto. Pois somente no final do bingo os prêmios poderiam ser abertos. No final da atividade as estagiarias autorizaram todos a abrirem os prêmios. O prêmio era uma foto do grupo ou uma foto com somente um integrante do grupo. O comando pelas estagiarias foi de que, se você não aparece na foto procure com o amigo a sua foto. Neste momento houve um tumulto e todos se movimentaram a procura de sua foto, houve muitos risos e admiração pelas fotos. Foram distribuídas 20 fotos (brindes).
OBJETIVO DA ATIVIDADE: Estimular a memorização através do jogo e proporcionar integração entre os membros.
CONCLUSÃO: Percebe-se que o grupo sinaliza capacidade funcional ativa, pois os mesmos conseguem encontrar os números na cartela em um tempo hábil. Na hora de socializar as fotos alguns participantes conversam com outros participantes que não de costume, vale reforçar a integração entre os participantes deste grupo. Contudo o dia foi muito agradável. Ao término das atividades das estagiarias, houve um momento de descontração com danças e músicas de quadrilhas. Logo após o almoço, a Assistente Social Dalva Day comandou  o grupo.

Foi servido um almoço supervisionada pela nutricionista Ana Carla Tavares que fez questão de colocar para os idosos a necessidade de balancear as refeições. Percy foi incubido de fazer a oração de agradecimento pela alimentação recebida e pelo lindo dia de sol. Ele pediu que todos os idosos continuasse a fazer suas orações para o marido da coordenadora possa continuar fazendo o tratamento de cancêr de rinofaringe que o debilita muito e por vezes ela não pode estar presente, nos dias de encontro. Também a pedido da coordenadora do grupo a nutricionista falou aos idosos a importância da higiêne para prevenção da gripe A, ou gripe suína como era reconhecida até 30 de abril de 2009, é causada pelo vírus Influenza tipo A/H1N1 modificado, denominado A/CALIFORNIA/04/2009. 


Ao iniciarmos o encontro aos o almoço, foram dadas as boas vindas aos idosos pela coordenadora Dalva Day. Foi pedido que cada um deles assinasse o livro de presença com o telefone atualizado. Primeiro item do dia foi a continuação da gincana, como haveria a festa caipira, foi escolhido a melhor caipira e o melhor caipira. Os idosos Osmar e sua esposa Irene foram escolhido pelos outros idosos como o casal mais caipira da festinha. Cada um ganhou um cobertor de brinde e deu a equipe 5 mil pontos cada, totalizando 10 mil pontos para a equipe B.  


A madrinha da melhor idade a presidente da ABLUDEF Maria Helena Mabba presenteou entre vários mimos uma bola de plástico para fazerem ginásticas.


Enquanto se preparamos para o sorteio dos 3 edredons a turminha da dança caipira festavam no salão. O bailão estava prá lá de bom.

Outro item importantíssimo foi o sorteio de 3 edredons para a rifa do grupo A e B da melhor idade.  O primeiro número sorteado deu a estagiária de psicologia Joseane ( número 453) de ganhar um 01 edredom e, essa por sua vez deu o edredom para ser sorteado entre os idosos e o senhor Pedro recebeu o edredom . O 2º edredom foi o senhor Ricardo ( nº 437) técnico de sistema da entidade, e o 3º edredom foi o jovem Luciano ( nº 350) neto da rainha da terceira idade senhora Maria Carmem da Rocha.
O sorteio dos 3 edredons foram assim somados para a gincana da terceira idade:
Item 1: 350 números para cada equipe vender
a)     Equipe A de 001 a 350 números a 0,50 centavos;
b)     Equipe B de 351 a 700 números a 0,50 centavos.
Item 2:
a)      A equipe que vender 50% (175 numeros) receberá 10 mil pontos
b)     Se caso o 2º lugar atingir 50% receberá  5 mil pontos
c)     O ganhador do edredom (cada um ) for da equipe A ou equipe B receberá 5 mil pontos
 Resultados da pontuação:
Equipe A vendeu  125 numero e não atingiu 50%, portanto não receberá pontos.    Equipe B vendeu  280 números e receberá 10 mil pontos.
Os três brindes foram somados da seguinte forma:
O 1º ganhador deu  a equipe B = 5 mil pontos
O 2º ganhador deu a equipe A =5 mil pontos
O 3º ganhador deu a equipe B = 5 mil pontos
Totalizando 5 mil para a equipe A e 20 mil para a equipe B.
Durante o encontro foi oferecido guloseimas da festa caipira, como paçoca, bombons, torrão de amendoim e outros. Foi realizado vários sorteios para os idosos, muitos cobertores.


A partir deste instante foi realizado o CASAMENTO CAIPIRA, pois não existe festa caipira se não tiver um bom casório. A sinhá Ângela e o sinhozinho Vilmar resolveram juntar os trapinhos.... Mas o sinhozinho já andava pulando cerca e la pelas tantas durante o casório a sinhazinha Maria Carmem chega de surpresa e os braços traz o resultado do pulo de cerca do noivo. 


Após muito diz não diz, foi necessário buscar a juíza de paz.... A juíza Maria Helena Mabba após escutar as partes, resolve autorizar o casório. O padre Percy  aproveita e batiza a criança e  juntos resolvem criar a menina, filha da Maria Carmem. As comadres se ajeitam e  o casório segue....

A daminha Juliane traz o saco com as alianças e dá para o noivo que solenemente promete sossegar e criar a cria de sua fugidinha.  


Após muitas juras de amor o padre dá por consumado o casório e os noivos se beijam... A nova recebe muitos presente e joga para as solteironas o seu buque de noiva. A encalhada dona Terezinha Pereira fica faceira com o buque e a chance de desencalhar.
A gincana terminou assim
EQUIPE A : 26.530 (maio) +    ( junho) = 5.000 = 31.530
EQUIPE B:  22.950 (maio)  +   ( junho) = 30.000 = 52.950
Diferença : 52.950 (B) – 31.530 (A) =  21.420 para a equipe B


Convite para o próximo encontro do grupo da Melhor Idade 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails