20/05/2012

* 2012 - ACESSIBILIDADE NO TRANSPORTE PARA O TRABALHO DA PESSOA COM DEFICIENCIA FÍSICA

No dia 8 de maio a presidente da ABLUDEF, Maria Helena Mabba concedeu uma entrevista aos alunos do 7º semestre de jornalismo da faculdade IBES. A academica Stefany Pessoa de Oliveira e o academico Erivelto Schmidt, estiveram na entidade para uma tarde bem interessante e diferente para eles.
Maria Helena Mabba sempre muito prestativa nas iniciativas academicas do municipio, disponibiliza seu tempo para ensinar e auxiliar sobre acessibilidade. Em sua longa jornada como funcionária pública já vivenciou muitas dificuldades para acessar o transporte, pois não implica somente no transporte motorizado, mas a falta de acesso nas vias públicas já são históricas. São calçadas mal feitas ou inexistentes, postes atrapalhando o acesso as cadeiras de rodas. Mas nada disso a impediu de ir a luta, pois quando entrou no mercado de trabalho, não existia a LEI DE COTAS, fez concurso público e conseguiu o seu primeiro emprego com carteira assinada.
Atualmente para a funcionária Maria Helena Mabba o município disponibiliza onibus adaptados que a leva ao serviço, onde esse a mantém financeiramente como digitadora da área da saúde. Na ABLUDEF é presidente voluntária, ou seja toda a diretoria da ong não recebe pagamento para exercer as funções. Todos são pessoas com deficiência física  e trabalham voluntáriamente. Somente os profissionais são remunerados.


Maria Helena disse a reporter que devido as dificuldades que passou durante o inicio da sua carreira como funcionária pública, hoje como presidente da ong,  luta pelo direito de IR e VIR dos associados. Blumenau já tem uma  frota com mais de  60% adaptadas e até 2014 será 100%  adaptada.
Maria Helena comentou que  a vida da pessoa com deficiência não muda muito da pessoa que não tem deficiência, pois ela como deficiênte tem que pagar impostos, alimentação, habitação e por isso necessita que as leis sejam cumpridas dando a garantia de quem quer trabalhar possam ter acesso ao transporte adaptado , nas vias públicas como (calçadas) e também os locais onde possam trabalhar sejam acessivel. 

Maria Helena Mabba parabenizou a iniciativa dos jovens futuro jornalistas e que já tenham esse compromisso de estar atentos e dispostos a ter uma leitura de um mundo mais acessível. Também se colocou a disposição dos futuros reportes e dos colegas de sala, para que venham conhecer o dia a dia da entidade e de seus associados.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails