27/12/2011

* 2011 - VISITA AO MUSEU DA HERING

Mapa do Circuito
O Museu Hering destina-se a preservação e comunicação do acervo constituído por maquinaria, documentos, fotografias, amostras, peças publicitárias, indumentárias, edificações e outros objetos musicológicos originários da Cia. Hering. Tem como objetivos construir a idéia de patrimônio industrial, conhecer e analisar a história da indústria, conhecer e analisar a história da indústria têxtil no Vale do Itajaí e Blumenau e refletir sobre moda, hábitos e costumes e empreendedorismo. O Museu Hering propõe como linhas de pesquisa o Empreendedorismo, memória do Operário e História Social do Trabalho, História da Industrialização. Fabricação da malha no Brasil, História e uso da Camiseta, Desing e moda, Publicidade e Propaganda. Dessa forma, permite abordagens de diversas áreas como Economia e Administração, Engenharia, Arquitetura, História, Antropologia, Sociologia e outras.
Tempo ao tempo
“De tempo ao tempo” era a resposta dada por Hermann Hering às adversidades encontradas para a constituição da empresa criada por ele e seu irmão Bruno Hering em Blumenau em 1880. Tempo ao tempo é a exposição de longa duração que inaugura o museu Hering no 130º ano de existência da empresa.  O objetivo da exposição é informar sobre o potencial museológico do patrimônio industrial preservado nesses 130 anos.
Foi um passeio que ensinou e nos faz admirar pessoas que vieram de outro país, deixando parentes, amigos para construir uma nação. Um sonho que se tornou realidade. O resgate dessa história mostra com orgulho que a nossa cidade "Blumenau" tem muitos pioneiros que fizeram e fazem parte da história da cidade.
Sala 1
Blumenau na segunda metade do século XIX até a década de 1920: o contexto de surgimento das primeiras industrias Historia e trajetória da Cia. Hering. Multimídia sobre Blumenau, fotografias, objetos e sonorização com trechos de cartas e depoimentos compõem este setor da exposição que apresenta, em linhas gerais, aspectos da trajetória da Cia. Hering desde sua fundação em 1880.
Sala 2
A contribuição dos funcionários: protagonistas de uma grande cena. Multimidia com depoimentos de funcionários e ex-funcionários, como forma de demonstrar a participação dos mesmos no processo industrial no contexto assinalado. A Preservação do patrimônio Cultural: o acervo do museu Hering – bens móveis, imóveis e natural. Objetos museológicos que compõem o acervo do Museu, tais como máquinas de costura, estampas, amostras de malhas e cartelas de cores , peças publicitárias, etiquetas, itens da coleção Câncer de Mama no alvo da moda, edificações históricas e o Vale do Bom Retiro, patrimônio ambiental preservado.
Sala 3
• As coleções, tendências e costumes . Multimídia com projeção de fotografias de catálogos de coleções de vestuário. Imagens da década de 1970 até a atualidade para traçar uma evolução do modo de vestir.  Criatividade na moda: estamparias: A criatividade por meio da criação de estampas é o tema deste multimídia. Projeções em grande escala com diversos padrões da estampas de diferentes épocas. A produção da moda: Multimídia com as diversas etapas da cadeia produtiva de moda, desde o desenvolvimento das coleções, sua produção até a comercialização nas lojas.  Intimidade: Interatividade para apresentação da transformação da roupa intima de crianças e adultos. Fotografias de diversas coleções de moda intima, desde a década de 1970, destacando que a moda alcança a intimidade de qualquer pessoa de qualquer idade.
Sala 4
Espaço lúdico para crianças, jovens e adultos exercitarem a criatividade com a moda. Jogos interativos, programas de criação de estampas, mesa para customização de peças são algumas das possibilidades de lazer criativo. A cultura das campanhas publicitárias: vídeo com campanhas publicitárias de lazer criativo. A cultura das campanhas publicitárias: vídeo com campanhas publicitárias veiculadas a partir da década de 1970.
Horário de Funcionamento:
De terça a Sexta 9 às 18 horas
Sábados, Domingos e Feriados, das 10 às 16 horas
Visitas para grupos (escolares e outros) devem ser agendadas com antecedência.
Serviços:  Exposição de longa duração Tempo ao Tempo; Visistas orientadas por educadores; Atendimento a grupos de estudantes e outros (com prévio agendamento); Atendimento a pesquisadores.
Museu Hering
Rua: Hermann Hering 1790 – Bom Retiro
CEP 89010-900 – Blumenau – Santa Catarina
e-mail: museu@hering.com.br
site: www.ciahering.com.br/museuhering

Um comentário:

MUSEU HERING disse...

Prezada Dalva
A equipe do Museu Hering se sentiu muito honrada com sua visita! São pessoas como você que fazem com que o Museu torne-se um ambiente de múltiplas possibilidades.
É objetivo do Museu Hering, fazer com que todos os visitantes, sintam-se a vontade para retornarem e aproveitarem tudo o que ele tem a oferecer ao seu público.
Agora você também faz parte da nossa história.
Atenciosamente;

Equipe do Museu Hering.


Exposição Tempo ao Tempo - Museu Hering
www.ciahering.com.br

(47)3321-3340

(47)3321-3341

Related Posts with Thumbnails