30/10/2011

* 2011 - GRUPO DE INTEGRAÇÃO DE OUTUBRO

No dia 17 de outubro, como acontece mensalmente o GRUPO DE INTEGRAÇÃO PELA VIDA administrada por duas voluntárias, Marisa e Marilú que por anos estão fazendo um trabalho de concientização e aceitação para os associados da ABLUDEF.






Em cada tema proposto nos grupos são abordados assuntos que trás aos associados a exata dimensão do exercício diário de aceitação pela condição física, mas que ainda tem muito caminho para andar e superar as dificuldades. O GRUPO INTEGRAÇÂO PELA VIDA é composto por pessoas com sequelas de AVC; acidentes de trânsito e paralisia cerebral.


Sempre ao finalizar as palestras, ouve-se relatos das pessoas que convivem com situações de abandono, pelos familiares, pelos amigos , pelo marido ou esposa. Poucos são os relatos que se observa que a caminhada é junto com familiares, percebe-se que a longa data de deficiência deixam as pessoas com  extress tanto do associado quanto de seu cuidador. Outros relatam que a família está sempre ao seu lado neste momento dificil, também observa-se que alguns fantasiam o que se imaginam como a "família ideal". Ou seja, comentam que todos o aceitam e "vivem felizes, para sempre". Como o GRUPO INTEGRAÇÃO PELA VIDA, trabalha as questões de auto-estima, concientização pela sua vida, a entidade tenta integra-los em diversos locais da comunidade, como igrejas, salão de festas, escolas, grupos de artesanatos, para que possam estar adquirindo confiança e enfrentar suas limitações. A ABLUDEF, não pode e não deve substituir a família, e nem o ESTADO.  Como  a própria presidente da ABLUDEF, Maria Helena Mabba enfatiza nos encontros com associados,  que a  "Reabilitação psicológica, a auto-estima" tem que ser priorizada na vida de uma pessoa com deficiência , pois se perdem seus valores morais , mesmo tendo condições financeiras, e não tendo apoio neste momento tão vulnerável de nada adianta., tem que estar sempre atento para não ter depressão, estar sempre com outras pessoas, pois o isolamento só contribui para o agravamento de sua deficiência.
MARILÚ e MARISA entregaram uma mensagem "APRENDI..." alusiva a semana da amizade e desejou a todos uma ótima semana e agradeceu por terem participado do encontro.
" Aprendi....que ninguém é perfeito enquanto não se apaixona.
Aprendi....que a vida é dura mas eu sou mais que ela!!
Aprendi que...as oportunidades nunca se perdem aquelas que desperdiças... alguém as aproveita
Aprendi que... quando te importas com rancores e amarguras a felicidade vai para outra parte.
Aprendi que... devemos sempre dar palavras boas... porque amanhã nunca se sabe as que temos que ouvir. Aprendi que...um sorriso é uma maneira econômica de melhorar teu aspecto.
Aprendi que... não posso escolher como me sinto... mas posso sempre fazer alguma coisa.
Aprendi que...quando o teu filho recém-nascido segura o teu dedo na sua mão tenta prendê-lo para toda a vida
Aprendi que...todos, todos querem viver no topo da montanha... mas toda a felicidade está durante a subida.
Aprendi que... temos que aproveitar da viagem e não apenas pensar na chegada.
Aprendi que...o melhor é dar conselhos só em duas circunstâncias... quando são pedidos e quando deles depende a vida.
Aprendi que...quanto menos tempo se desperdiça...mais coisas posso fazer.
Esta é a semana da amizade .....Feliz semana da amizade".

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails