30/10/2011

* 2011 - GRUPO DE ADOLESCENTE DE OUTUBRO

No dia 26 de outubro a estagiária do SSO da FURB, Aline coordenou o GRUPO DE ADOLESCENTE DA ABLUDEF sob a supervisão da assistente social Dalva Day.
O grupo foi pequeno, muitos adolescentes não puderam vir neste encontro, devido aos estudos e provas escolares que não permitiram a vinda destes. Aline começou o grupo relembrando com fotos o encontro anterior. Mostrou as fotos em slides e relembrou a pintura feita pelo cartunista Charles, sendo que naquela  oportunidade foi colocado que seria o símbolo do grupo.
Aline mostrou o significado da flor de lótus: são, geralmentes, símbolos de que a pessoa conseguiu superar dificuldades e seguiu com sua vida. As raízes do lótus ficam na lama e o caule cresce e destaca-se da sujeira e a flor desabrocha acima da água, em busca da luz. E o grupo de adolescente é de superação, sendo que a cada dia vão superando suas dificuldades e se fortalecendo.
O tema proposto pelo grupo para o encontro deste dia foi SOLIDARIEDADE.

O QUE É SOLIDARIEDADE?
Não é somente ajudar, alcançar alguma coisa junto  ao próximo. SOLIDARIEDADE é informar, é dividir o saber. É compartilhar com aquelas pessoas que não tem acesso a informação, o que nós conseguimos aprender.
A SOLIDARIEDADE não é apenas bens matériais, mas também amor e atenção. SOLIDARIEDADE é um ato natural das pessoas que são boas que por natureza querem ajudar, não pra agradar à Deus ,para mostrar para as pessoas que é solidário e sim como um ato de preocupação com o próximo. .
Existem duas linhas de SOLIDARIEDADE, a primeira é a SOLIDARIEDADE que PRENDE, que mais se aproxima da “CARIDADE”, da “FILANTROPIA”, que mais se preocupa em somente DAR em AJUDAR. No sentido de “ ALIVIAR A CONCIÊNCIA”, de quem está ajudando do que de quem é ajudado. Ou seja...Só dá o peixe, mas não ensina a pescar.
A outra espécie de SOLIDARIEDADE que é a que LIBERTA, a que EMANCIPA. È a que o AJUDADO, saiba que a SOLIDARIEDADE é um momento de apoio, mas que ele precisa saber dispensar a ajuda, e ser autônomo, ser construtor de sua própria história, para não ficarem escravos e devedores de ninguém. É o que o serviço social faz dentro das entidades, a do direito adquirido e não momentâneo.  
Aline solicitou que fossem divididos os participantes em dois grupos  e cada um destes fizessem colagem sobre o tema SOLIDARIEDADE. Cada grupo fez um tipo de solidariedade. O 1º grupo escolheu o tema: SOLIDARIEDADE  MOMENTANEA (DAR E AJUDAR). o 2º grupo escolheu o tema: SOLIDARIEDADE QUE LIBERTA  ou seja de CONQUISTA PARA TODOS.
Foram feitos colagem bem diversificada, tanto um grupo quanto o outro entenderam o significado de solidariedade. Estarão no próximo encontro mensal colocando aos amigos que faltaram o significado deste tema.  
Aline pediu que cada um dos integrantes do grupo desse sugestão de nome para o Grupo de Adolescentes da ABLUDEF , todos se manifestaram, mas a escolha será feita junto aos faltantes no próximo encontro, assim dará tempo de trazerem mais sugestões.
Jean participou e socializou com o grupo de adolescentes a sua participação no dia 25 de outubro da  VI Conferência Mirim dos Direitos da Criança e do Adolescente, e repassou as informações ao grupo. Esteve compartilhando com o grupo sobre o tema abordado na equipe sua, que foi a questão de drogas/ drogamento entre os adolescentes.
Ao finalizar o encontro, todos os participantes receberam um KIT contendo 01 bola, balas, chocolate, balões pela passagem do Dia do deficiente físico (11/11) e pelo dia da Criança. Todos gostaram do colorido das bolas.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails