12/06/2011

* 2011 - JORNAL CRUZEIRO DO SUL

No dia 9 de junho, a pedido da jornalista do jornal "CRUZEIRO DO SUL" da cidade de Gaspar, realizei uma entrevista com a mesma sobre mercado de trabalho.


Projeto de lei quer criar central de emprego
Data: 11/06/2011 - edição 1299
Conseguir uma vaga de emprego no disputado mercado de trabalho não é tarefa fácil para portares de deficiências. O projeto de lei 33/2011, que foi apresentado na Câmara de Vereadores na noite desta terça-feira, 7, promete facilitar o emprego de pessoas com deficiência tanto para as empresas quanto aos candidatos à vaga. O projeto autoriza a criação de uma central de empregos para pessoas com deficiência no município de Gaspar. O objetivo é criar um banco de dados que permita que empresas interessadas possam efetuar contato para a inclusão social e levantar dados referentes aos candidatos, como tipo de deficiência, motivo que ocasionou a deficiência, tempo que a possui, entre outras informações. Seria em uma Central de Cadastro de Pessoas com Deficiências que aqueles que buscam emprego poderiam se inscrever, levando apenas RG, CPF e comprovante de residência, e os empregadores iriam procurar por funcionários. O autor do projeto de lei é o vereador Rodrigo Althoff, que acredita que a gestão desta central pode exercer papel fundamental na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho da cidade. “A inclusão significa tornar estas pessoas participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da sociedade, do estado e do poder público”.
Falta de acessibilidade atrapalha inclusão
A inclusão social de pessoas com deficiência caminha a passos largos, porém, a adaptação para que os ambientes se tornem acessíveis a estas pessoas não acompanha esta caminhada. A maior parte das ruas, calçadas, estabelecimentos comerciais, entidades e instituições não são adaptados para receber portadores de necessidades especiais. Locais em que a acessibilidade seria essencial, como escolas, Câmara de Vereadores e o Fórum de Gaspar, não são adaptados. A ABLUDEF, Associação Blumenauense de Deficientes Físicos, é uma das instituições que luta pela inclusão de deficientes na sociedade e no mercado de trabalho. Ela realiza um trabalho com palestras de sensibilização nas empresas e sociedade em geral, referente a inclusão de pessoas com deficiência física no mercado de trabalho, rompimento das barreiras arquitetônicas e humanas e outras temáticas. Na questão trabalhista, Dalva Day, assistente social da entidade, comenta que poucas são as empresas totalmente adaptadas. “As empresas deverão realizar as adaptações conforme determina o decreto federal 5.296 de 02 de dezembro de 2004, que fala sobre acessibilidade e regulamente normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida”.
Repórter: Julia Schafer Dourado
Assistentes sociais da ABLUDEF: Dalva Day e Tânia Regina Moraes são responsáveis pelos encaminhamentos para o Mercado de Trabalho de pessoas com deficiências.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails