22/12/2010

* 2010 - PROJETO SOCIAL "INCLUSÃO DAS PDF`S NO MERCADO DE TRABALHO"

No dia 17 de dezembro a presidente da ABLUDEF Maria helena Mabba e a assistente social Dalva Day estiveram reunidas com a assistente social Maria Aparecida Vaz com a representante do RH para assinar e receber a quantia de R$ 6 mil reais acordada em reunião durante a visita da representante da empresa KARSTEN na entidade. As profissionais da ABLUDEF (assistentes sociais epsicologas) fizeram um projeto para o público assistido pela entidade referente ao MERCADO DE TRABALHO .


O projeto social "INCLUSÃO DAS PDF`S NO MERCADO DE TRABALHO" tem como  objetivos o desenvolvimento e capacitação profissional e a formação pessoal das pessoas com deficiência Física . Promovendo a sua independência social e econômica, investir na reabilitação e integração na sociedade dos PDF’s. Divulgar e lutar pelos seus direitos e deveres como cidadão e possibilitar uma melhor qualidade de vida, desde a reabilitação física até o desenvolvimento de grupo de apoio. Atualmente temos 120 empresas cadastradas, que disponibilizaram diversas vagas como: Aux. De Produção, Revisor, Repositor, Auxiliar Administrativo, Operador de Caixa, Desenhista Eletrônico, Cobrador, Operador de Telemarketing, entre outros.   As empresas disponibilizam as vagas via email ou por ofício, informando-as à ABLUDEF. Os currículos dos candidatos são enviados por email e também são encaminhados pessoalmente.  A equipe multidisciplinar (assistentes sociais, psicólogos), vão nas empresas para realizar palestras de sensibilização com objetivo da eliminação das  barreiras arquitetônicas (acessibilidade) e preconceito e discriminação. Desde o ano de 2003 a 2010 foram contratados 381 pessoas com deficiência física nas diversas áreas de atuação.
No município de Blumenau/SC, de acordo com dados obtidos junto ao SETERB, o número de pessoas vítimas de acidentes de trânsito vem aumentando consideravelmente ao longo dos últimos anos. Essa informação corrobora o grande número de novos associados cadastrados na ABLUDEF, constituído predominantemente por pessoas com deficiência jovens e adultas e inaptas à ocupação tida antes do acidente. Diante disso, destaca-se a necessidade de passar por um processo de reabilitação para a inserção em uma modalidade de trabalho adequada à lesão sofrida por eles.  Além disso, outro dado que justifica a implementação do presente projeto refere-se ao fato de 71% dos associados cadastrados na ABLUDEF serem adultos em idade produtiva. Esse é outro dado que corrobora a necessidade de se desenvolver cursos de formação profissional para que estes possam adquirir qualificação não somente para acessar ao mercado de trabalho, mas também poder ter uma posição profissional de destaque. Ressalta-se que a disponibilização de meios para o sucesso profissional das pessoas com deficiência pode contribuir para a sua independência financeira e conseqüente diminuição dos processos de exclusão vivenciados cotidianamente por esse grupo social. Neste sentido esta proposta pretende contribuir com o esforço que se vem fazendo, no sentido de se criar uma metodologia de trabalho social compatível com os reais anseios de transformação da sociedade em direção ao resgate de sua cidadania, ou seja, o direito universal ao convívio social e também possam ter acesso ao mercado de trabalho através do trabalho.
TEXTO:  Assistentes Sociais: Dalva Day e Tânia Regina Moraes e Psicologa: Marivete Gesser

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails