31/10/2010

* 2010 – 5º GRUPO DE FAMILIAS

No dia 28 de outubro na ABLUDEF o 5º GRUPO DE FAMÍLIA iniciou-se às 14h e foi coordenada pela Psicóloga Marivete Gesser e pela Assistente Social Tânia Regina Morais. Os objetivos do encontro foram:
a) compartilhar experiências relacionadas a perdas e demais dificuldades e construir, em conjunto, estratégias de solução,
b) identificar o papel das amizades de das relações solidárias no dia a dia e,
c) iniciar a avaliação do Programa realizado pela ABLUDEF.
Primeiramente realizou-se uma técnica de relaxamento em grupo que possibilitou que todos os participantes se sentissem menos tensos. Em seguida, realizou uma técnica denominada “DINÂMICA DOS NÓS”. Nesta, foi distribuído a cada participante um pedaço de fita bebê. Em seguida, ao som de uma música da Enya, foi solicitado que os participantes lembrassem acontecimentos difíceis ocorridos na infância, adolescência e na vida atual e, a cada fato lembrado que os marcou, fizessem um nó na fita. Ao final da técnica de grupo, cada participante havia feito pelo menos um nó. Após isso, solicitou-se que os participantes desfizessem o nó utilizando somente uma das mãos. A outra teria que ser colocada para traz do corpo. Os participantes inicialmente tentaram desfazer os nós sozinho. Todavia, vendo que esses não conseguiram realizar tal solicitação, perguntou-se se eles não poderiam fazer de outra forma. Neste momento, um deles teve a idéia de solicitar a participação do colega do lado para realizar tal tarefa. Neste momento, todos resolveram desfazer os nós conjuntamente o que, segundo eles, foi muito mais fácil. Após a realização desta técnica e da renovação do contrato de sigilo entre os participantes, perguntou-se o que ela tinha haver com a vida cotidiana deles. O grupo, após a socialização das situações vivenciadas ao longo de suas vidas chegou à conclusão de que a ajuda de familiares e pessoas da comunidade é muito importante para a superação das dificuldades cotidianas. Para a avaliação das atividades realizadas neste dia, solicitou-se que cada participante falasse uma palavra que simbolizasse aquele momento. As palavras citadas foram: conforto, solidariedade, acolhimento, carinho, apoio, amizade, fé e união. Em seguida, após a distribuição de um papel com a data do último encontro do ano, os participantes foram convidados e tomar um delicioso café oferecido pela entidade.

Texto da psicologa Drª Marivete Gesser

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails