25/10/2010

* 2010 – 38ª SIPAT NA BUNGE

No dia 21 de outubro a presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba, a vice-presidenta Evanilde Severino e as assistentes sociais Dalva Day e Tânia Regina Moraes estiveram na BUNGE alimentos S.A. na cidade de Gaspar, vizinha de Blumenau a convite do presidente da SIPAT senhor Alexandre Vezza (Gerente de Operações Portuárias).
Das 9horas as 14horas foi passado para as pessoas que transitavam nas imediações do refeitório o CD com histórico da entidade, o CD dos trabalhos realizados em parceria com a SETERB sobre o “carro acidentado” com depoimentos dos associados vítimas do trânsito. A assistente social Dalva Day passou em vídeo os trabalhos realizados no ano de 2010 pela entidade, participações de palestras, conselhos municipais, visitas as empresas, participações da semana do SIPAT em empresas da cidade de Blumenau. Maria Helena e Evanilde fizeram com os funcionário a dinâmica “SENTINDO NA PELE” onde convidou os próprios funcionários que assistiam ao vídeo e usassem uma cadeira de rodas, um andador ou mesmo um par de muletas axilares. E convidou-os a segui-las pelo pátio da empresa e fossem ao toalete para sentir as dificuldades que uma pessoa com deficiência, momentânea ou definitiva sente para acessar a mais simples necessidade que é a fisiológica dentro de um ambiente de trabalho.Os banheiros mesmo com acessibilidade tornam-se verdadeiras armadilhas como portas estreitas , caixão de lixo em locais inadequados, porta toalha muito alto, torneiras longe da pessoa com deficiências. A entidade não é um órgão fiscalizador, mas uma entidade que mostra para as empresas que não basta ter deficientes para fechar a quantidade exigida por leis (cotas), mas necessita estruturas para que ele não precise ser um dependente dentro da empresa e possa gerar produtividade .
Com certeza as pessoas que por lá passaram durante as 5 horas que estivemos conversando, fazendo dinâmicas aprenderam que uma pessoa com deficiência independente de sua condição física continua a ser uma pessoa produtiva. Como a própria ONG coloca o logo “Acredite neles, sem barreiras”, dêem espaço e com certeza terão pessoas que estarão lutando para serem funcionários produtivos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails