27/09/2010

* 2010 - SEMANA DO DIA DO IDOSO

 Na fundação Pró-Família o dia 27 de setembro foi  realizado a abertura da semana do dia do Idoso. A presidenta da fundação pró-família senhora Patrícia Loch Kleinübing, deu as boas vindas aos idosos de Blumenau, começaram os festejos. A banda do 23BI tocou o hino Nacional, que respeitosamente todos os idosos escutaram com senso de patriotismo. Foram tocadas algumas músicas mais dos anos 60,70 relembrando aos idosos as músicas de artistas que hoje tem mais de 60 anos. A Banda do 23BI tocou o hino dos idosos e todos puderam acompanhar cantando e tocando palmas, mostrando que estão bem atentos ao seu hino.


A seguir houve uma Benção ecumênica, do pastor e do padre Marcelo, ambos falaram de respeito, amor e também do carinho que temos que ter em relação aos que muito já construíram. No dia 01 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Idoso. No Complexo Esportivo do Pró-Idoso (Rua Itapiranga, n º 368 Bairro da Velha), a partir das 13h30min, houve várias apresentações do próprio idoso, com danças folclóricas, dança com ritmo de Frank Sinatra. Na seqüência os idosos que quisessem mudar o seu visual, contaram com corte de cabelo gratuitamente. Foi servido lanche e refrigerante aos idosos, enquanto que na pista alguns arriscavam dar alguns passos de dança, sendo acompanhados pelo som da Banda Irmãos Vogel.

Os associados idosos da ABLUDEF pertencente ao GRUPO DA MELHOR IDADE, participaram dos festejos. As idosas Hilda, Maria Joaquina e os idosos Marcos, Ivo, Valdir e outros puderam dançar, lanchar e conversarem com outros idosos de bairros diferentes.
As assistente sociais da ABLUDEF,  Dalva Day e Tânia Regina Moraes,e a rainha do GRUPO DA MELHOR IDADE, a senhora Maria Joaquina Ribeiro, acompanharam um pequeno grupo, pois devido ao transporte, não foi possível trazer todos os idosos para participar, pois alguns utilizam cadeira de rodas e torna dificultoso em dia de chuva trazê-los, para participarem dos festejos.
Atualmente a fundação Pró-Família atende em média 5 mil idosos, por meio do Programa Pró-Idoso em sua sede, dos 91 núcleos externos e 51 grupos autônomos. Somente na pro-família são atendidas aproximadamente 1,2 mil pessoas com idade acima dos 60 anos. São oferecidas 32 oficinas envolvendo atividades de lazer, educação, cultura e cidadania, além de uma programação especial de passeios, jogos e atividades durante o ano. Além disso, a Pró-família através do Programa Pró-Idoso oferece atendimento nas áreas de assistência social e saúde.

OFICINAS DESENVOLVIDAS:

Alfabetização; Alongamento e Flexibilidade; Arte Contemporânea; Artes Plásticas; Artesanato; Atividades Corporais com materiais; Câmbio e Peteca; Capoeira; Coral;  Costura; Dança de Salão;  Dança do Ventre; Dança Moderna; Entalhe em Madeira; Expressão Corporal; Flauta; Ginástica; Ginástica Cerebral;  Hidroginástica;  Informática; Jogos Livres; Lian Gong; Mosaico; Musculação; Natação;  Patchwork; Relaxamento e Meditação;  Retalho em Madeira; Tai-Chi-Chuan; Tear;  Tênis de Campo; Yoga.
Pesquisa: site da prefeitura de Blumenau (pró-família) e arquivo de Dalva Day

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails