26/09/2010

* 2010 - I WORKSHOP DE CLUBES DE MÃES DA FUNDAÇÃO PRÓ-FAMÍLIA

No dia 24 de setembro, a ABLUDEF participou do I Workshop de Clubes de Mães da Fundação Pró-Família. As assistentes sociais da entidade srª Dalva Day e Tânia Regina Moraes coordenaram o Grupo de artesanato Arco Íris, para participar das oficinas que escolheram para aperfeiçoamento do grupo.

O encontro começou ás 9horas, com abertura do prefeito e vice-prefeito. A senhora Patrícia Loch Kleinübing, Presidente da Fundação Pró-Família, foi homenageada pela senhora Leila Menestrina, Diretora dos Programas da Criança e do Adolescente e da Terceira Idade em nome de toda a equipe da pró-família. Patricia agradeceu e deu por aberto oficialmente o I WORKSHOP DE CLUBES DE MÃES DA FUNDAÇÃO PRÓ-FAMÍLIA. Logo a seguir foi realizado a ginástica laboral, reunindo as participantes das 12 oficinas. Antes de começar as oficinas foi servido um saboroso café para as participantes.


As 12 oficinas do I Workshop de Clube de Mães ficou assim distribuídas

• Crochê;
• Decorações Natalinas com bolas de esopor;
• Frivolité (renda)
* Necessaire(bolsinha ou estojo personalizado)
• Patchwork - Patch colagem 
• Pintura em MDF;
• Pintura em tecido I;
• Pintura em tecido II;
• Ponto Capitonê ( Almofadas);
• Ponto Cruz;
• Técnicas de Flores em EVA
• Técnicas em tecido (fuxico e outros).

Para cada clube foi oferecido 5 oficinas, a ABLUDEF levou as 5 associadas para participarem e assim poder ensinar outras do Grupo de artesanato Arco Iris que a ABLUDEF mantém sempre nas 3ª feiras a partir das 13:30hs. Para o almoço foi servido uma deliciosa feijoada, com saladas, arroz e farinha, para todas as participantes e visitantes. A feijoada ao custo de R$ 6,00, foi realizada pela equipe da pró-familia com doações da comunidade.
Evanilde Severino vice-presidenta da ABLUDEF foi convidada para fazer a oficina de PINTURA EM MDF, como ela mesmo frisou “Foi um sonho poder fazer as caixas de natal...com certeza valeu a pena aprender as técnicas e assim repassar as colegas do arco íris.”

Hilda Maria da Rocha foi fazer a oficina de CONFECÇÃO DE BOLAS NATALINAS, ficou maravilhada e deixou todas as participantes sensibilizada pela simpatia e colaboração com que Hilda trabalhou junto ao grupo. Hilda é uma excelente pintora em tecido, sendo uma das associadas/voluntária auxiliando suas colegas na arte de pintura em pano de louça.

Eronite Cunha ficou super contente em poder fazer a oficina de PATCHWORK; a senhora Maria Joaquina Ribeiro foi convidada para auxiliar Eronite, na montagem do PATCHWORK. As duas se divertiram costurando e montando as peças, que para elas era um grande quebra-cabeça.

Leodenice Fernandes foi fazer a oficina de PINTURA EM TECIDO I; recebeu muita atenção das colegas e como sempre sua simpatia e paciência cativou a todas. As horas passaram rapidamente para o grupo, pois a pintura foi mesclada com varias dicas que irão dar brilho e beleza nas peças.

Dolores Reis de Oliveira recebeu como presente a oficina de TÉCNICAS EM TECIDO. Dolores fez com rapidez suas Joaninhas e logo em seguida flores de fuxico, também ajudou suas colegas na confecção dos enfeites. Dolores apesar de ter sido uma das vítimas da tragédia de 2008 (enxurradas e enchentes), perdeu sua casa mas não perdeu sua garra. Hoje esta alojada em casa de família, na cidade vizinha de Blumenau, a cidade de Gaspar e está na fila para receber a casa da Habitação e poder paga-la como algo seu. Mesmo vindo de longe estava cedo na pró-família para poder participar das oficinas e assim aprender as técnicas e passar na próxima terça-feira para as colegas que não puderam participar do evento.
Após as 13horas foram convidadas a expor seus trabalhos no Complexo Esportivo da Fundação Pró-Família.
A partir das 15h foram  assistir  uma palestra com o tema “Empreendedorismo”, ministrada pelo técnico do SEBRAE.

Enquanto acontecia nas salas da pró-família as 12 oficinas , no Complexo Esportivo acontecia paralelamente a Exposição e venda de Trabalhos realizados por 20 Clubes de Mães.
Durante a programação houve vários sorteios de brindes doados pelas empresas parceiras que a pró-família tem para realizar as diversas doações nos clubes da comunidade. Entre os brindes o Hotel Piratuba doou 25 diárias para as coordenadoras de grupo, também o Hotel Fazenda Santo Antonio doou 8 diárias para as coordenadoras. Além de diversas camisetas, toalhas. Foi finalizado o  I Workshop de Trabalhos dos Clubes de Mães, com um gostoso café de confraternização recheado de novas amizades, trocas de email, experiências.

Para a presidente da Fundação Pró-Família, Patrícia Kleinübing, o I Workshop de Trabalhos dos Clubes de Mães, “demonstra a crescente profissionalização e conseqüente qualificação dos artigos confeccionados. A Fundação Pró-Família, que apóia e estimula o trabalho desenvolvido por estes Clubes de Mães, está honrada em mostrar à comunidade em geral as belas peças produzidas”. A Fundação Pró-Família assiste a cerca de 120 Clubes de Mães integrados por mais de 2 mil mulheres nos mais diversos pontos de Blumenau. Além da orientação prestada a estes Clubes, a Fundação fornece material para os trabalhos, proveniente de doações de empresas de Blumenau.
Fontes: Assessoria de Comunicação: Viviane Roussenq / Dalva Day Assistente social da ABLUDEF

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails