09/09/2010

* 2010 - Entrevista no Programa “Mentes e Vertentes”

No dia 30 de agosto de 2010 a Psicóloga Marivete Gesser, representando a ABLUDEF, foi convidada para uma entrevista no programa “Mentes e Vertentes” que ocorre todas as segundas-feiras, das 14h às 15h na Rádio Comunitária Fortaleza. O Programa Mentes e Vertentes trata-se de uma oficina de rádio conduzida por usuários do CAPS II. As perguntas feitas pelos participantes do programa à Psicóloga Marivete Gesser foram:
O que é a ABLUDEF? Quais os objetivos dessa associação? A partir de que idade pode se associar? Quais os trabalhos que são desenvolvidos na associação? Na sua opinião, ainda existe preconceito e discriminação às pessoas com deficiência?
Marivete respondeu que a ABLUDEF é uma associação de pessoas com deficiência que surgiu em 28 de maio de 1988, com a finalidade de combater o preconceito e a discriminação às pessoas com deficiência bem como lutar pela inclusão social dessa população por meio do aumento da acessibilidade. A psicóloga também destacou que na ABLUDEF são desenvolvidos trabalhos voltados à inclusão, destacando os grupos “Reabilitando para a Vida”, “Grupo de Homens com deficiência”, “Grupo de Mulheres com Deficiência”, “Grupo de Artesanato Arco íris”, “Grupo de Família”, “Oficina de Fraldas”, “Grupo de Integração”, Grupo da Melhor Idade entre outros. Além disso, a ABLUDEF desenvolve ações voltadas à diminuição do preconceito entre deficientes e não deficientes e a sensibilização da população para a prevenção de novas deficiências como a participação no “Feirão do Carro Acidentado”, promovido pelo SETERB. Por fim, a psicóloga explicou quais os procedimentos necessários para que as pessoas interessadas se associem a entidade. Um dos documentos principais é a declaração que constate o tipo de deficiência com o CID, pois a entidade trabalha com pessoas que tenha deficiência física. Documentos pessoais CPFRG – carteira de habilitação – Titulo de eleitor outros como comprovante de residência e número de telefone fixo e celulares.
Texto: Marivete Gesser/Dalva Day

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails