19/09/2010

* 2010 – DIA INTERNACIONAL DO CROCHÊ NA ABLUDEF

                       

No dia 12 de setembro foi comemorado o "DIA INTERNACIONAL DO CROCHÊ", no Grupo Arco Íris as associadas da ABLUDEF também fizeram trabalhos artesanais para participar deste encontro que as linhas "CIRCULO", realizou. Foram feitos trilhos e cada associada fez alguns quadrinhos para completar o trilho colorido.

A assistente social Dalva Day, coordenadora do grupo Arco Iris trouxe a proposta para passar a tarde fazendo croche e assim para incentivar trouxe para o grupo novelos de linhas da circulo para fazer crocher e participar do evento. Tiramos fotos para comprovar o encontro e participar do concurso, agora teremos que aguardar o resultado. Mas o importante é a participação e a agradavel tarde que passamos juntas entre fios e conversas.                          
                       
Participantes: Maria Helena, Evanilde, Selma, Hilda, Dolores, Dalva, Lucinda, Maria Joaquina e Angêla.

  História do Crochê
Acredita-se que os primeiros trabalhos foram feitos com os dedos Antes de sua popularidade na Europa durante o século 19, não se tem registro desta arte. Os escritos mais velhos que se tem datam do ano de 1812 e a primeira receita de crochê publicada apareceu na revista holandesa "Penelope" em 1824.No século 19 na França, Reino Unido e America , o crochê começou a ser usado como um substituto mais barato para as outras formas de rendas.Durante a Grande Fome Irlandesa, freiras Ursulinas ensinaram mulheres e crianças locais a fazer crochê. foi originada de um termo existente no dialeto nórdico, com o significado de gancho (que é a forma do bico encurvado da agulha utilizada para puxar os pontos), que também originou CROC, que em francês tem o mesmo significado. Ninguém tem a certeza de quando ou onde o crochê começou. Segundo os historiadores os trabalhos de crochê tem origem na Pré-história.
A arte do crochê, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida no século XVI. Os trabalhos com a técnica do crochê podem ser realizados com qualquer tipo de fio ou material. Depois da Segunda Guerra, do começo dos anos 40 até o início dos anos 60, houve uma resurgência no artesanato, particularmente nos Estados Unidos, com muitos desenhos novos e imaginativos. A prática do crochê permaneceu primariamente uma arte da dona de casa até o fim dos anos 60 e começo dos anos 70, quando a nova geração popularizou os quadrados da vovó e incorporou cores vibrantes. Embora o crochê tenha declinado em popularidade nos anos subsquentes, o início do século 21 tem visto o interesse pelo artesanato em geral ser revivido, como também uma grande melhoria na qualidade e variedade das linhas. Existem muitas novidades em publicações e agora muitas lojas de linhas oferecem lições de crochê em adição as tradicionais lições de tricô.
CROCHÊ
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails