15/08/2010

* 2010 – PALESTRAS NA POSTHAUS

No dia 13 de agosto a equipe da ABLUDEF, composta pela presidenta Maria Helena Mabba, das assistentes sociais Dalva Day e Tânia Regina Moraes e das associadas Leodenice Fernandes e Jocele Russi estiveram a convite da empresa e dos representantes da SIPAT, para realizar 3 palestras no periodo matutino para os funcionários da empresa.
POSTHAUS
A empresa Posthaus é um dos maiores portais de venda de moda pela internet no Brasil. A empresa com sede em Blumenau (SC) tem hoje 14.193 produtos disponíveis, nos diversos segmentos que atua. Há 26 anos no mercado de venda à distância, a lançou o portal em 2007 , pelo sucesso do e-commerce, em todo o país, as vendas não param de crescer. Produtos de todos os segmentos e de várias marcas podem ser encontrados pelo site de venda: www.conteconosco@posthaus.com.br .A empresa está sob comando do empresário Jan Zadrozny. Por um desses motivos a empresa colocou uma associada da ABLUDEF na empresa a 3 meses na área de computação e digitalização para o feitio dos catalagos. Asassistentes sociais exibiram um vídeo da entidade por 8 min, onde mostrou toda a dinâmica que a entidade exerce durante o período de atendimento da pessoa com deficiência. Logo a seguir a assistente social Dalva Falou sobre a parte social de atendimento, mostrou slides dos trabalhos realizado com os usuários. Falou sobre o que vem a ser deficiência física e quais as mais freqüentes que as pessoas vem a entidade para se cadastrar.Mostrou a diretoria biênio 2010/2012. Seus profissionais e como é custeado as despesas da ONG, pois todo o serviço para o associado é totalmente gratuito. 




Dando continuidade a explanação falou dos diversos grupos de apoio que a entidade mantém, como o grupo de integração, reabilitação para a vida, cabelereiro voluntário, grupo arco iris, grupo da melhor idade, encontros temáticos para crianças , grupo de adolescentes e grupo de esporte onde a ABLUDEF participa copm seus atletas representando Blumenau na paraolipiada como o PARAJASC e parceria cm o curso de fisioterapia da FURB.
Transporte adaptado Maria Helena Mabba falou sobre as primeiras linhas que eram adaptadas para o deficiente físico em Blumenau, que já se vai 12 anos, também comentou sobre os ônibus de transporte urbano que até 2014 devem ser totalmente adaptados, outra questão foi o ônibus BLUFÁCIL conhecido como atendimento porta a porta que trouxe acessibilidade e maior qualidade de vida a todos que utilizam.

A assistente social Tânia falou sobre o mercado de trabalho para pessoas com deficiencia, as cotas e parcerias que a ABLUDEF tem com as empresas de Blumenau.

Maria Helena coordenou a dinâmica que consiste a presença de 3 volutários da empresa que queira utilizar por alguns minutos as orteses (cadeira de rodas; muleta axilares e canadense), sempre temos pessoas que querem experimentar a sensação do que é ser deficiente por alguns momentos. “O QUE É SENTIR NA PELE”. Além da dinâmica a presidenta Maria Helena Mabba reforçou aos funcionário a necessidade de vacinar seus filhos, pois estamos em campanha da POLIOMIOLITE. Maria Helena sempre coloca que a vacina chegou em sua vida com atraso de 1 ano e sete meses, quando ela foi acometida dessa doença, mas sempre pede aos pais que não seja omisso a saúde de seus filhos. A vacina é gratuíta e a saúde de seu filho não tem preço.



Após a dinamica foi sorteado camisetas da ABLUDEF e brindes que a SIPAT distribuiu aos funcionários.

Acreditamos que os quase 300 funcionários que assistiram a palestra com certeza terão a partir deste dia um novo olhar para o seu semelhante. Pois muitos olhares com lágrimas viram seus amigos que "sente na pele" diariamente a limitação, o preconceito, a indiferença, mas que são gigante em sua luta diária. Como a colega que muitos ainda não conheciam e a 3 meses está no quadro de funcionário, que em seu depoimento emocionado falou da alegria de receber o seu primeiro salário, talvez o valor não seja muito, mas a conquista de sua liberdade, sua independência como mulher trabalhadora, vale milhões. A sua deficiência não será impecilho para suas conquistas, sua mente comandará sua vida. "O céu é o limite".

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails