17/07/2010

* 2010 – I SEMINÁRIO DA ABLUDEF SOBRE MASCULINIDADE, DEFICIENCIA FISICA E CIDADANIA

FOTO: Carla Trentin, Sueli Terezinha Mathioni , Dalva Day , Leori Toscamino Binello , Maria Helena e Marivete Gesser

No dia 15 de julho as 9:30, numa manhã de temperatura baixíssima, oscilando os ponteiros entre 9 á 10 graus e com chuva, estiveram presente 48 homens com deficiência para assistir e participar na ABLUDEF do I SEMINÁRIO SOBRE MASCULINIDADE, DEFICIENCIA FISICA E CIDADANIA.O seminário foi realizado nas dependência da entidade, por ser um local totalmente adaptado para os homens associados.
A abertura do seminário foi realizada pela vice-presidente Evanilda Severino, colaborando com a presidenta Maria Helena Mabba por ela estar participando no momento do programa da RBS “Jornal do Almoço”. Juntamente com as coordenadoras do evento a assistente social Dalva Day e a psicóloga Marivete Gesser iniciaram o seminário. O primeiro palestrante foi o senhor Mauricio Pfiffer, educador na área de esporte. Atualmente faz trabalho com o grupo de pessoas com deficiência no basquete em cadeira de rodas da ABLUDEF “Superação sobre Rodas”.
Maurício palestrou sobre a importância de participarem no esporte, mostrou que trabalha com pessoas com deficiência visual da associação ACEVALI e que na ABLUDEF pretende fazer um trabalho na área de esporte, para posteriormente poderem participar de eventos e poderem trazer medalhas nos jogos como o recente evento o V PARAJASC. Esse ano apenas 6 pessoas da ABLUDEF participaram deste evento, e trouxeram medalha no Xadrez (Cleverton) , no atletismo(Alexandre Correia) e no jogos de mesa (Alexandre Wassermann) .
Os associados masculino ficaram bem interessados, muitos opinaram sobre o esporte, mostrando que as maiores dificuldades é a acessibilidade nos locais para treinar e principalmente o transporte para chegar aos locais. Alguns têm dificuldade de treinar e participar dos campeonatos, pois ainda trabalham. Mas o educador esportivo prometeu estudar maneiras de contornar as dificuldades e dar condições do grupo poder participar de campeonatos internos. O importante é todos terem noções da importância do esporte, pois como frizou a assistente social “esporte é saúde”, e devemos unir e trazer algumas sugestões, pois o importante é todos estarem unidos e com certeza as dificuldades serão apenas obstáculos passageiros.
As 12horas todos os homens foram convidados a sentarem em redor das mesas preparadas com carinho pela equipe ABLUDEF, com toalhas azuis e foram contemplados com risotos, batatas palhas, saladas e refrigerantes. Alguns estavam constrangidos, pois eram recebidos com carinho pelas voluntárias e servidos, não estando acostumados com o evento do “DIA DO HOMEM”.
Ao iniciar os trabalhos da tarde, ouve um contratempo que serviu para alertar aos “homens” do seminário. Um dos idosos presentes sentiu-se mal durante o evento e prontamente os palestrantes enfermeiros (as) prestaram os primeiros socorros a ele e vendo da gravidade da situação ligaram para 192 o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ) que com rapidez foi até a entidade e prontamente fez o atendimento, levando o idoso até o hospital Santa Isabel, por precaução após verem em seu cadastro como associado o seu histórico cardíaco. Enquanto assistente social da ABLUDEF já presenciei a equipe do SAMU, por diversas vezes atenderam rapidamente nossos chamados, com presteza, rapidez e dedicação.
A tarde houve a continuidade do I SEMINÁRIO SOBRE MASCULINIDADE, DEFICIENCIA FISICA E CIDADANIA . Maria Helena Mabba presidente da abludef fez a abertura e pediu que todos prestassem atenção as palestra e deixando que a equipe do SAMU atentessem o idoso pois estava em mãos de pessoas capacitadas para atende-lo, a assistente social convidou a psicologa Drª Marivete Gesser a palestrar sobre “Deficiencia física, saúde e Cidadania: os desafios da inclusão”. Marivete falou sobre a importancia do espaço que hoje os associados da ABLUDEF desfrutam, da necessidade deles conhecerem seus direitos e deveres, os movimentos sociais e politicos, e principalmente da necessidade dos homen nestes espaços mostrar suas necessidades, se abrirem para que os profissionais possam estar de alguma maneira ajudando-os. Esse é o papel primordial da entidade, dar acesso as politicas sociais do municipios, como habitação, saúde, mercado de trabalho, as assistente socias da ABLUDEF estão para auxiliar-los mas para isso terão que ir conversar com elas .
A palestra que realmente mexeu com os homens foi sobre a saúde do homem, cuidados voltado á melhoria de vida para pessoas com limitações de movimentos como (prevenção de escaras, autocaterismo, prevenção de infecção urinária e cuidados relacionados á incontinencia urínaria) que os enfermeiros do Ambulátorio geral do Garcia, srº Leori Toscamino Binello e Sueli Terezinha Mathioni realizaram. Esse assunto teve muitas perguntas que por muitas vezes esses associados que passam por constrangimento, pois estão na condição de cadeirante e os profissionais da saúde tem dificuldades de explicar. Na palestra puderam tirar dúvidas e também dar sugestões e com isso todos puderam aprender e ensinar, a somátoria do conteúdo foi benefica a todos, pois além dos temas descritos, também falou-se sobre cancer de próstata e de mama masculina.
Maria Helena Mabba agradeceu as explicações que seus colegas de trabalho vieram contribuir com o seminário do homem, já oferecendo o espaço da entidade para novas palestras referente a saúde. Em contrapartida seus colegas puderam ver como Maria Helena Mabba que tem suas limitações, (poliomielite) e no espaço da ABLUDEF é uma gigante no comando da entidade, atua como presidente quase quatorze anos, administrando e representando perto de 1500 associados. Agradeceram pelo espaço que ela gentilmente deu aos dois profissionais e com certeza estarão conosco em outras oportunidades.
A palestrante convidada para falar sobre sonda e plug anal foi Carla Trentin, enfermeira estomaterapeuta e assessora técnica da COLOPLAST, que gentilmente veio de Florianópolis para mostrar sobre o que vem a ser o plug anal e qual a função dele para o bem estar das pessoas com deficiência.
PLUG ANAL é um dispositivo do tamanho de um supositório e feito de uma espuma suave e confortável comprimida por uma película hidrossolúvel que se dissolve quando exposto ao calor e à umidade natural do reto. Plug Anal se mantém no lugar durante todo o tempo de uso, despreocupando o usuário de evacuações e odores involuntários, proporcionando uma grande vantagem, pois devolve a sensação de continência, trazendo assim, grande benefício na qualidade de vida. Sentindo-se mais confiante, seguro e confortável o usuário pode desempenhar normalmente suas atividades diárias de trabalho e lazer, melhorando sua auto-estima e trazendo-o de volta ao convívio social. Com certeza os usuários que dela necessitam foi de muita ajuda a explicação da Carla Trentini.
Maria Helena Mabba agradeceu a Carla Trentini , recebemos duas caixas de plug anal (01 como doação  do advogado João Sando Paolin e 01 compramos) e estaremos disponibilizando ao associado que realmente necessitem. As assistentes sociais estarão fazendo a entrega após avaliação da necessidade do uso. Temos pessoas que tem o perfil para utilizar e que ficam restritos em seus lares por causa de evacuações e odores involuntários,constrangendo-os em locais público.
Além dos homens associados , recebemos convidados masculinos e  uma equipe de jovens do Colégio E.E.B.Profº João Wickemann do 2º ano do ensino médio, Jéssica, Luana. Caroline e Daiara, que estarão fazendo trabalho escolar sobre as necessidades dos deficientes físicos como na área do transporte, acenssibilidade e outros. Também recebemos a aluna de fisioterapia Maiara e os jovens Bruna e Henrique para fazerem trabalhos escolares sobre deficiência.
A ABLUDEF sempre atende os jovens em fase escolar para que possam estar fazendo seus TCC e trabalhos diversos sobre acessibilidade e outros, pois assim estará garantindo futuros profissionais que possam estar contribuindo com a comunidade e dando atenção maior aos espaços público na questão de acessibilidade. Com esse acesso teremos engenheiros, médicos, dentistas, motoristas e outros com mais senssibilidade as dificuldades que as pessoas com deficiência tem em ultrapassar as barreiras arquitetonicas e assim teremos a certeza que no futuro as cidades serão mais humanas, hoje o Brasil está com uma população de 24,5% de pessoas com deficiência e uma grande parcela de pessoas com mais de 60 anos.
Após as palestras foi feitoaos presentes duas perguntas sobre os temas que foram abordados durante o dia.
1. Quais as principais dificuldades vivenciadas cotidianamente pelos homens com deficiencia física?
Pedir ajuda - Conquistar namorada – Locomoção - Constrangimento - Horários de onibus - Acessibilidade urbana - Banheiros adaptados – Habitação - Atendimento preferencial - Restaurante adaptados - Lazer (falt5a de opções) - Rampas
2. O que podemos fazer para romper com essas dificuldades e promover a inclusão?
União de forças - Assembléias, movimentos politicos - Serem ouvidos - Providências moradis adaptadas - Reconhecimento e respeito social - Fazer cumprir as leis .
A equipe multidiciplinar da ABLUDEF irá a partir deste I seminário comfrontar as necessidades tanto da parte feminina quanto da masculnina e dentro desta analise final estará realizando encaminhamentos e discussões em pequenos grupos para posteriormente encaminhar para um FORÚM ou até mesmo Congresso para a pessoa com deficiência, nada melhor que o próprio deficiente colocar no papel suas dificuldades e seus anseios, sendo que a ABLUDEF é um espaço de luta constante e sua missão primordial e de possibilitar, promover e articular ações, em conjunto com o poder público e comunidade, que visem oportunizar o desenvolvimento da autonomia, a reabilitação e a inclusão social,assim como de combate a discriminação e preconceito das pessoas com deficiencia física.
Maria Helena Mabba ao longo da semana esteve a frente da coordenação do encontro, sempre ativa e atenta aos minimos detalhes, sendo que o I seminario da ABLUDEF feminino realizado no mês de maio, em nada perdeu em beleza e conteudo do I seminário masculino da ABLUDEF. Foram entregue alguns “mimos” referente ao “DIA DO HOMEM”, cada participante ganhou 01 camiseta azul, seu sabonete artesanal azul, muitos brindes como meias, cuecas, perfume, creme de barbear,camisetas e outros. Tivemos a parceria nas doações dos produtos da AVON, NATURA, LOJÃO MONTE LIBANO, SUELI MOHR, COBIÇA MODAS. Os meios de comunicação também foram parceiros na divulgação, sendo que a nota do evento encaminhado pela asssessora de imprensa voluntaria Louisiana Waleska Day, fez uma divulgação tanto no municipio, quanto ao estado . Agradecemos a todos pois sem essa parceria, todo o esforço da equipe multidiciplinar se torna prejudicada. O conjunto é que faz o TODO.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails