24/07/2010

* 2010 - GRUPO DE FAMÍLIAS E NÚCLEO DE FAMÍLIAS COM VITIMAS DE TRANSITO DE JULHO

No dia 22 de julho realizou-se na sede da ABLUDEF o 2º encontro do GRUPO DE FAMÍLIAS E NÚCLEO DE FAMÍLIAS COM VITIMAS DE TRANSITO. Foi escolhido como tema do encontro "O Valor das pequenas coisas". Maria Helena Mabba iniciou ás 14horas, deu boas vindas e em seguida apresentou a equipe de trabalho Angela e Dyrce (serviços gerais) , Marivete (psicóloga) Dalva e Tânia (assistentes sociais), Jorge (profº de informática), Delmar e José (motoristas), sendo que cada um contribuiu de alguma maneira para que o encontro fosse um sucesso.
Também foram apresentados os representantes do SETERB , senhor Délcio e a guarda de trânsito representando a escola de trânsito. Ao falar sobre o encontro se colocou a inteira disposição para contribuir com a comunidade.Estarão sempre nos encontros e também poderão agilizar nossas demandas.
Em seguida foi falado sobre o objetivo do grupo, após ler o que já está escrito, Maria Helena comentou aos ouvintes que ainda não temos o OBJETIVO FINAL do GRUPO DE FAMÍLIAS E NÚCLEO DE FAMÍLIAS COM VITIMAS DE TRANSITO, e que nos próximos encontros estaremos finalizando o objetivo . Objetivo do Encontro: “Resgatar as famílias cadastradas na entidade e incentivar as famílias que tiveram perdas em acidentes de trânsito”. Para podermos juntas trabalhar uma maneira de prevenção para que não aja aumento de acidentes no município de Blumenau, causando perdas e deixando jovens com deficiências. Buscar uma forma de educar os jovens no trânsito, divulgar o trabalho de prevenção, em escolas, empresas, associações de moradores, igrejas e observar os locais que não são acessível a todos.
As 14:40 foi passado uma mensagem referente ao tema : VALOR DAS PEQUENAS COISAS , como reflexão do porque estamos participando deste momento, se realmente vale a pena nos deslocarmos de casa numa tarde de baixa temperatura e conversarmos sobre o trânsito de Blumenau. Durante a nossa vida estamos envolvidos por coisas tão pequenas que às vezes não nos damos conta do quanto elas são importantes no nosso dia-a-dia. A cada dia descobrimos coisas que fazem uma grande diferença em nossas vidas.No decorrer de nossa existência estamos envolvidos por coisas tão pequenas, mas tão importantes que sem elas a nossa vida seria incompleta.
Maria Helena fez a narrativa da mensagem, começou a falar das pequenas sete notas musicais ... dó , ré . mi , fá , sol , lá, si que juntas formam sinfonias das mais belas . As pequenas sementes que os pássaros distribuem em suas trajetórias pela florestas em vários locais do planeta. E aos poucos surgem lindas e robustas árvores como a Araucária, a Castanheira . O livro mais importante da humanidade foi escrito letra por letra, tão diferente de hoje quando existem ricos meios de impressão, do qual não demoram mais do que horas para se fazer um livro. As gotas d’água que juntas se formam os oceanos. O que dizer das gigantescas construções se não contássemos com um simples tijolo.
De segundos, minutos, horas, dias... são formados os históricos milênios. Ou seja a cada segundo formamos nossa história, na humanidade.As simples e pequenas nascentes muitas se transformam em belas e violentas cachoeiras. As imensas dunas são formadas por pequenos grãos de areia. Os perfumes concentrados, que como dizem “quanto menor os frasco dos perfumes,  maior serão a concentração destes”.
Para refletirmos “Nós humanos só podemos construir um mundo de paz, de harmonia e amor através de pequenos gestos”, como a compreensão, respeito, sinceridade, ternura, amabilidade( qualidade de quem é amável, atencioso, delicado e gentil) , perdão, misericórdia, altruísmo( pessoa que se abnediga de si mesma em prol de outra pessoa) e a fraternidade ( expressa a dignidade de todos os homens considerados iguais e assegura-lhes plenos direitos sociais, politicos e individuais).
Foi perguntado ao grupo  o que fizeram durante esse dia de “pequenas ações” que ao longo do dia se transformam em “grandes ações”. Um dos presentes ao refletir disse que “o que eu estou aqui hoje fazendo pode ser pequeno, mas sei que se unirmos seremos grandes”. Sabemos que somos um grão de areia, mas que poderemos nos tornar grandes DUNAS, e juntos poderemos montar um grupo que faça a diferença. Se conseguirmos que os representantes legais da cidade nos escutem através de oficios, de movimentos sociais com certeza seremos grandes em nossas ações.

A psicóloga Marivete Gesser deu andamento ao encontro, passamos para a palestra que ministrou sobre os diversos modos de perdas que temos durante a vida, a exemplo do luto, da separação, de mudança para outra cidade etc. Após a palestra foram convidados a fazer um circulo e debater sobre o tema.
15:05 - DEBATE GRANDE GRUPO
Maria Helena perguntou ao GRUPO DE FAMÍLIAS E NÚCLEO DE FAMÍLIAS COM VITIMAS DE TRANSITO, se trouxeram alguma sugestão de como poderemos trabalhar dentro do grupo. Como evitar novas perdas e pessoas com deficiências. Foram distribuído ao grupo pranchetas para escreverem as sugestões,aos poucos muitos discutiram ás leis do município, principalmente sobre pessoas que não estão em condições de dirigir, por estarem embriagadas. Familiares que perderam seus filhos por causa de pessoas embriagadas,disseram que precisam de orientação de como agir perante ao município, a quem procurar pois estão muito desnorteados. Querem montar um grupo de amigos do filho que morreu, para a partir das experiências e sofrimentos que estão vivendo, possam conscientizar outros jovens. Maria Helena como presidente da ABLUDEF e presidenta da CODEPA se colocou a disposição para ajudar e convidou para que esses amigos venham contribuir com o grupo, pois um dos objetivo do grupo é a conscientização da comunidade e assim tentar com ações diminuir tantas vidas ceifadas pela imprudência no trânsito. Convidou todos os presentes para estar dia 28 de julho no debate sobre segurança pública em Blumenau. São esses espaços que nós enquanto cidadãos podemos nos manifestar e assim contribuir com a política do município. Maria Helena como já tinha se manifestado no encontro anterior rep]forçou sua fala “ Nós podemos e devemos fazer alguma coisa pelas crianças, jovens adultos e até por nós mesmos”.




Algumas sugestões feita pela presidenta e pelo grupo serão analisadas pelas profissionais da entidade e  durante o mês estarão sendo encaminhada para os setores de competência.
1) Enviar um ofício para as auto-escolas para que incluam nas aulas teóricas, palestras e tragam pessoas que sofreu acidentes de transito. Falar como se comportar no trânsito.
2) Ser mais rigoroso a lei em relação das pessoas que vão tirar sua carteira de habilitação, ver seu emocional e psicológico, para saber se estão apto a dirigir.
3) Testes mais profundos para tirar a carteira de motorista, ensinar a estacionar, dar sinais corretos, aprender a dirigir a noite.
4) Fazer um documento para DISK...... solicitando que os moto boys, não precisam ganhar por entregas, a pressa está matando-os ....Dando salários mais adequados e assim não haja essa disputa para saber que morre primeiro.
5) Fazer cumprir a lei seca com rigor...
6) Levar este trabalho nas escolas e pedir para ser matéria de aula, provas etc...
Maria Helena e a assistente social Dalva falaram sobre o impacto do encontro anterior, principalmente na mídia, pois todos querem uma solução imediata para o grande aumento que percebemos de acidente em nossa bela cidade, que não muito distante era uma cidade pacata e hoje temos tantos registros de acidentes de trânsito diariamente. Queremos que nossos jovens possam trazer alegrias para a família, pois são jovens que estudam em nossas universidades, mas que muitas vezes seus projetos de vida são bruscamente ceifados . Deixando familiares a deriva do desespero, onde poderiam estar trazendo um diploma e tendo um futuro glorioso fica apenas a lembrança do jovem alegre que foi um dia...
Após o debate foi feito um sorteio para animar o dia, pois o frio no sul chegou muito intenso. A assistente social Dalva sorteou 10 brindes entre eles camisetas , meias, pano de louça pintado e lanches. A equipe multidisciplinar ajudou na entrega dos brindes e em seguida foi passado uma mensagem para finalizar o encontro e foram convidados a tomarem um lanche com um delicioso café com salgadinhos e docinhos.
Enquanto foi passado a mensagem “A COR DA LÁGRIMA” , aproveitamos o momento e entregamos a todos os presentes uma lembrancinha referente ao “DIA DO AMIGO”(20/07) como forma de agradecimento por estarem conosco, neste momento. O próximo encontro será dia 26 de agosto (5ª feira).





Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails