29/06/2010

* 2010 - “MURO DA RUA PROGRESSO”


A novela do “MURO DA RUA PROGRESSO” continua. No mês de junho tivemos mais alguns capítulos em grande audiência , a historia se deu no dia 11 de junho de 2010, Paulo França, Cleverton João Batista, juntamente com o Assessor Tarciso A. Souza, estiveram em nossa residência, onde conversaram longamente sobre a obra da curva do cemitério entre outros assuntos. Após muita discussão sobre o que estava sendo feito na rua progresso e se essa era a melhor forma de sanar os problemas de desmoronamentos constantes neste local. Fomos ver as obras no local  e diante de coisas inexplicáveis, ficou resolvido que iriam trazer os responsáveis pela obra para que pudessem tranqüilizar a comunidade do bairro progresso. Todos que avistam o morro da rua progresso “ao vivo e a cores” são da opinião que deveria ser feito bancadas do alto para baixo, e não construir um “murinho” para conter a enormidade de barros soltos na encosta. Nos dias 3 e 4 de junho bastou vir uma chuvinha que já se registrou um desmoronamento do barranco, destruindo os trabalhos que estava sendo feito na rua.
Hoje dia 29 de junho tivemos mais um capitulo de grande "audiência" . Estivemos na obra a convite do Cleverton que nos ligou pela manhã para irmos ao encontro da pessoa encarregada das obras, para mostrar que tudo estava se encaminhando para uma normalidade prevista.
No encontro conversamos com o engenheiro responsável pela obra HIROSHI MATSUOKA da empresa RODOMAQ. Após mostrar com grande ênfase que o muro estava sendo com toda a engenharia de ponta. Explicou que não serão feito gabiões, sendo que serão removido o material mole e fazer de pedra (roncamento).
ENROCAMENTO:é um dispositivo amortecedor formados por estrutura executada em pedra, destinado à proteção de taludes e canais, contra efeitos erosivos ou solapamentos, causados pelos fluxos d'água. Pode ser de pedra arrumada ou lançada, rejuntadas ou não com argamassa. É utilizado na fundação de galerias e bueiros, ou ainda, caso especificado pela fiscalização, no adensamento dos materiais de fundação, para que venham a apresentar as condições exigidas para fundação de galerias ou canais de concreto.”
No lado onde tem o ribeirão serão feito calçadas fora a fora, com vigas de 40 por 50 vai ficar em balanço, conhecida como “LAJE SUSPENSA”.
Na barranca foi feito uma vala (caneletas no alto) de proteção onde a água da chuva vai cair numa escadaria. Quanto a retirara do barro dito como “material mole “, será feito manual o trabalho de retirada do barro mole. O local atrás do muro onde ficarão o "barro mole"  que cair durante as chuvas é conhecido como Bacia de Suitagem (depósito de material). Deverão estar fazendo trabalhos continuamente de manutenção destes locais, para que o acúmulo de barro ali depositado não fique forçando a estrutura do muro. O engenheiro HIROSHI MATSUOKA comentou que serão três calhas. Também será colocada uma vegetação no local. Disse que não é uma solução definitiva. O muro terá após completar o projeto uma extensão de 125 metros e a cada 5 metros tem dois tirante de sustentação do muro.
O que é um TIRANTE: É uma viga horizontal (tensor) que, nas tesouras, está sujeita ao esforços de tração. Barra de ferro, cabo de aço ou qualquer outro elemento que se presta aos esforços de tração.
Adalberto Day pesquisador da história do bairro Garcia e lider comunitário perguntou ao enhenheiro,  se as estacas de ferro ficarão assim como está ou vai ter uma nova forma de apresentação. O engenheiro disse que as estacas serão serradas até a altura da calçada. Estaremos vigilantes a essa questão e com certeza teremos vários capítulos desta historia onde o protagonista principal é o “MURO DA RUA PROGRESSO”.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails