02/04/2010

2010 – PÁSCOA PARA O GRUPO DA MELHOR IDADE

No dia 26 de março aconteceu o 2º encontro do Grupo da Melhor Idade na sede da ABLUDEF. A partir das 10 horas começamos as atividades, devido os idosos morarem distantes, a chamada deles sempre é feita ao meio dia, assim dá tempo deles virem com calma. Todos recebem um café da manhã, e as 12horas é servido o almoço. Alguns tem que sair para fazer exames, ou buscar exames na cliníca de saúde.
Após a oração de agradecimento pela refeição recebida e que nunca falte nada na mesa das pessoas. Os idosos almoçaram macarronada, carne e bastante saladas, procuramos não dar frituras a eles pois todos idosos são pessoas com alguma deficiencia ou patologias.


Estamos realizando hoje a 2ª etapa da gincana do Grupo da Melhor Idade da ABLUDEF. Como de costume a coordenadora do grupo a assistente social Dalva Day e sua equipe de colaboradores e voluntários começaram a corrdenar os grupos. Foi convidados a Rainha Maria Carmem da Rocha da equipe A e o Rei Lourival gonçalves da equipe B para estar a frente de suas equipes. Foi dividido as duas equipes A e B. Como tarefa do dia terão que providenciar os seus nomes de “guerra”. As duas equipes foram a campo, cada uma trouxe várias sugestões que no próximo encontro estarão selecionando a melhor.
Também foi lembrando sobre a tarefa da primeira etapa que foi a seguinte tarefa “Cada idoso deverá juntar moedas de qualquer valor até o dia 28 de maio” quando acontecerá a 5ª etapa do Rei e Rainha da Melhor Idade da ABLUDEF, e neste dia será computado a quantidade e o valor total, das moedas. Cada item valerá 5 mil pontos. Os dois representantes foram conversar com suas equipes para colaborar, pois no final da contagem todo o dinheiro arrecadado servirá para um passeio do grupo, assim todos se beneficiarão.


Como tarefa do dia, fomos “brincar” de “MELHOR IDADE, ROLETRANDO”em alusão ao quadro do programa do Silvio Santos da SBT. Foram selecionadas 3 nomes de frutas (tangerina,laranja e morango) e 3 nomes de animais (serpente, camelo e bufalo). Aparentemente é uma brincadeira para criança, só que o conteúdo é muito interessante. Além de ativar a memória do idoso, ativa também seu potêncial de coletividade, companherismo, rapidez de raciocinio. Foi momentos de muita riquesa de aprendizado, todos queriam participar, mas foi deternminado que o rei e a rainha ficassem no dado e escolhecesse uma idoso para representar o grupo.
O placar foi assim distribuida: EQUIPE A (rainha Carmem:. ( 13.300 + 4.600 da 1ª etapa) A EQUIPE B (rei Lourival : 15.200 pontos + 6.400 da 1ª etapa, totalizando 21.600 pontos) a diferença é de 3.700 pontos, acreditamos que será uma boa disputa entre eles até fechar a gincana de 2010.

Após a gincana, fomos festejar a páscoa com o Grupo da Melhor Idade da ABLUDEF, onde fizemos um sorteio de duas cestas de páscoa, as ganhadoras foram a senhora Emilia Bl]alland da Silva e a senhora Elzira Mengarda. Após ser falado ao grupo o significado da páscoa, pois sendo idosos muitos cultivam seu habito da festa religiosa. A madrinha da melhor idade senhorita Maria Helena Mabba deu a cada um deles um ovo de chocolate, enquanto que a coordenadora dao grupo a senhora Dalva Day deu a cada um deles um pacotinho de amendoas com a carinha do coelho, a assistente social que auxilia a coordenadora entregou uma socola com o famoso kit café ou kit lanche, onde procuramos colocar um pacote de café, geleia,lada de sardinha, para que eles possam estar melhorando o seu café da tarde.

No final do dia estavamos cansados pelo trabalho mas com certeza todos da equipe se sente rivigorados com a alegria que o grupo da melhor idade sente ao estar na entidade. Procuramos fazer com que sua longa jornada de vida, não termine brutamente, mas com a suavidade do dia de seu nascimento. O sentido da páscoa é esse de renovar, de amar e ser amado, de viver e não apenas de existir.

Toda equipe da ABLUDEF desejam ao grupo da Melhor Idade uma páscoa cheia de carinho, amor, companherismo e principalmene de saúde.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails