08/03/2010

* 2010 – 08 DE MARÇO ...SIMPLESMENTE MULHER

Dia 8 de março, todas as alunas foram de roupas rosas na aula de JUMP, em homenagem a nós MULHERES, independente de raça, credos, mãe, esposa, filha, amante, simplesmente Mulheres... amadas, cheirosas, talentosas, amigas e  companheiras. As professoras, Dagmar e Débora carinhosamente nos receberam com bolos, balões, brindes, abraços e refrigerantes, para festejarmos unidas o nosso dia “08 de março dia das mulheres”.
Após meia hora de ginástica fomos dispensada e logo fomos saborear um delicioso bolo confeccionados especialmente para nós mulheres.


ORIGEM DO DIA DAS MULHERES
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em a 8 de Março tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos. A data foi adoptada pelas Nações Unidas, em 1975, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo.
A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi proposta na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. As operárias em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em 8 de Março de 1857, em Nova Iorque.
CURIOSIDADES DO DIA 8 DE MARÇO:
• 1908, quando 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque, exigindo a redução de horário, melhores salários e direito ao voto.

• O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América, por iniciativa do Partido Socialista da América.

• 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada.

• 1911 , o Dia Internacional da Mulher foi celebrado no dia 19 de Março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

• 25 de Março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores - a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001.

• Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o estopim da Revolução russa de 1917.

• 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o czar Nicolau II e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial precipitou os acontecimentos que resultaram na Revolução de Fevereiro.

• Após a Revolução de Outubro, a feminista bolchevique Alexandra Kollontai persuadiu Lenin para torná-lo num dia oficial que, durante o período soviético permaneceu numa celebração da "heróica mulher trabalhadora".

• No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu, sendo revitalizado pelo movimento feminista da década de 1960.

• 1975 foi designado como o Ano Internacional da Mulher, Desde então, a data tem por objetivo lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres em seus respectivos países como também as discriminações a que estão ainda submetidas muitas mulheres em vários lugares do globo.

Referências: Pesquisa: Wikipédia, a enciclopédia livre.(História Viva. "Conquistas na luta e no luto", por Maíra Kubík Mano)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails