28/02/2010

* 2010 - 1ª REUNIÃO DO GRUPO ARCO IRIS DE 2010

No dia 23 de fevereiro iniciou-se o Grupo de artesanato Arco Iris, na sede da ABLUDEF. Foi apresentado para os associados que fazem parte do Grupo Arco Iris a nova agenda do ano. A cada final de ano são feitas avaliações onde o próprio associado coloca suas sugestões de cursos, para o ano de 2010 foram pedidos cursos como: pinturas de madeiras, confecções de bonecas de pano,pinturas em pano de louças com motivos variados como (páscoa, natal, flores, frutas), confecções de chinelos, bijuterias feitas de missangas, arranjos de natal , ressaltando que os cursos sejam com maior duração de tempo para poderem completar, já que todas as pessoas que realizam os cursos na ABLUDEF tem dificuldades de fazerem os cursos devidos suas deficiências (motoras). Mantivemos o Grupo Arco Iris nas terças-feiras das 13hs ás 16 horas, também iremos trabalhar com grupos de no máximo 25 pessoas para melhor coordenar. Todos as pessoas que dão cursos são pessoas voluntárias da comunidade.
As sugestões foram aceitas , e assim estaremos a princípio fazendo as pinturas de panos de louças com motivos de páscoa, e estará sendo administrada pela associada Hilda e coordenada pela assistente social Dalva, Um pequeno grupo estará fazendo flores de E.V.A., ou seja confeccionando vasos de flores para que sejam colocados nas feiras de artesanatos e assim contribuindo para a venda e aquisição de novos materiais. A coordenadora do grupo colocou sempre na reunião que não estaremos fazendo “produção” mas o espaço é para as pessoas aprenderem e ao mesmo tempo fazendo uma terapia ocupacional. Muitas das associadas aprendem na entidade e adquirem maior conhecimento do curso e posteriormente confecionam lindas peças e assim contribui para sua auto - estima e auxiliam a despesas em seus lares.

Sempre colocamos aos grupos que a entidade (ABLUDEF) através das profissionais do serviço social não dão o “peixe” pronto, mas ensinam  o caminho da lagoa, onde tem o “melhor peixe” e assim estará auxiliando-as a “pescar”com segurança. Muitas vezes é necessário entregar o “peixe” já pronto para o consumo, mas são para as pessoas que hoje se encontram acamadas e sem famíliares para ajudá-las a “pescar”. Por esse motivo estamos organizando na SEMANA DA MULHER o 1º Seminário sobre Deficiência Física, Gênero e Cidadania. A ABLUDEF, preocupada com a inclusão social de pessoas com deficiência e levando em consideração as particularidades da experiência da deficiência para as mulheres, realizará, no dia 11 de março de 2010, com o objetivo de caracterizar as principais políticas públicas para mulheres com deficiência, facilitar o acesso a conhecimentos relacionados às práticas de feminilidade e fornecer informações sobre a saúde da mulher. Sendo que esse evento será realizado na entidade com a palestra :  Políticas públicas para mulheres deficientes: os desafios para a inclusão social, com as palestrantes: Marivete Gesser – Psicóloga da Abludef, doutoranda em Psicologia (UFSC) e pesquisadora na área de gênero e deficiência física e as assistentes sociais Dalva Day - Assistente Social da ABLUDEF, Conselheira do Conselho Municipal do Idoso e Tânia Regina Moraes Assistente Social da ABLUDEF e suplente do CMI, fazendo pós em gerontologia na FURB. Estaremos fazendo a ponte entre as mulheres com deficiências associadas da ABLUDEF e as diversas políticas que atende esse segmento social que por muitas vezes estão vulneráveis por falta de informações.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails