28/02/2010

* 2010 – 1º ENCONTRO DO GRUPO DA MELHOR IDADE DE 2010

No dia 26 de fevereiro realizou-se a abertura da 2ª gincana da melhor idade dos idosos da ABLUDEF. A partir das 10 horas o GRUPO DA MELHOR IDADE, já estavam na sede aguardando o início do encontro, após o almoço oferecido a eles pela entidade, iniciamos a gincana.
A primeira ETAPA foi a divisão dos idosos em EQUIPE A liderada pela Rainha da Melhor Idade senhora Terezinha Pereira Georg e a EQUIPE B liderada pelo Rei da Melhor Idade senhor Lourival Gonçalves.

 
Após a divisão das equipes, foi colocado ao grupo que cada idoso quando fizer aniversário estará computando 100 pontos para a sua equipe.Nos meses JANEIRO e FEVEREIRO tem 8 idosos aniversáriantes dando a EQUIPE  A 300 pontos e a EQUIPE B 500 pontos. As equipes A e B terão que responder o livro de perguntas e procura de objetos que foi dado aos representantes, somente seria revelado ás 15 horas as respostas. Todos foram a procura das respostas. Cada resposta certa dará 100 pontos a equipe, se acertarem todas elas terão um bonus de 3000 mil pontos. Antes foi dito a todos que a 1ª tarefa deles será a coleta de moedas do dia 26/02 até 24/05 quando serão contadas a quantidade de moedas independente de valores. Quem tiver a maior quantidade dará a sua equipe 2000 pontos e aquela que conseguir maior valor em moedas também terá como prêmio 2000 pontos. A quantia em valores será repassado para o lanche dos idosos quando forem passear , assim independente de ter ou não condições poderão passear juntos. Aguardaremos até maio, para desvendar esse mistério.
No transcorrer do encontro foi divulgado aos idosos a avaliação do ano de 2009, quando todos os idosos responderam as 4 questões levantada para avaliar se o grupo deve continuar ou não, se esta condizente ao projeto da entidade ou não.
Para coordenar um grupo, não importa qual seja necessitamos de uma equipe de apoio, que esteja sempre atenta nos mínimos detalhes. A equipe da ABLUDEF apesar de pequena, tem uma força de milhões. Sempre estão a posto atento aos mínimos detalhes, a exemplo dos dois motoristas da entidade, Delmar e José, que estão de aniversário respectivamente dia 2 e 17 de março, são eles que trazem até a entidade alguns idosos que não poderiam participar sem a ajuda dos mesmos. O grupo de idosos presenteou-os com agendas/2010 para que sempre possam estar marcando seus compromissos e assim atender a todos. A Madrinha da Melhor Idade atual é a senhora Maria Helena Mabba e também recebeu do Grupo da Melhor Idade uma agenda para que ela sempre coloque seus compromissos na sua agendinha de bolsa.

Foi sorteado entre os idosos presentes uma TV de 16’ (ja em uso) doada pela senhora Marli Vasselai. A senhora Maria Joaquina Ribeiro foi a ganhadora, ficando muito feliz com o presente e dando a sua EQUIPE B, 1000 pontos pela sua sorte. Também foi feito uma etapa da gincana “O QUE TEM NA BOLSA DA ASSISTENTE SOCIAL TÂNIA”, já foi realizada no ano passado algo semelhante e que os idosos sempre comentam que adoraram a brincadeira. A Tânia colocou bastante coisas que poderiam ter nas bolsas das idosas ou não e desfilou pela sala com os objetos e depois seriam sorteados para eles. A brincadeira consiste da seguinte forma, cada objeto que ela tira da bolsa o idoso teria que ter também, como exemplo 01 urso de pelúcia, 01 sabonete, 01 bola, 01 encharpe, 01 camiseta, 01 pasta dental...e assim por diante. A festa maior é acertar, ficaram na expectativa e assim conseguiram alguns pontos, a EQUIPE A conseguiu 900 pontos e a EQUIPE B conseguiu 1400 pontos.
Após o lanche da tarde, foi passada em slides as perguntas com as respostas, a apresentadora do programa Caravana dos Sonhos , foi convidada pela coordenadora do grupo para ser voluntária e ajudar na fiscalização e das pontuações dos grupos.

Adorou a idéia e participou com a equipe de apoio.
Depois de muita torcida, risos e alegria as equipes responderam e também reviveram em suas memórias, muitos objetos de sua infância. Alguns comentavam que na casa dos seus pais tinham, tal objetos. Apesar da maioria não ser da era digital, e assim assistiam filmes em cinemas alternativos, a TV para muitos só veio quando já estavam com idade adulta, tinha alguns a oportunidade de vir a “cidade” e assim conheceram algumas coisas que para muitos hoje em dia é corriqueiro. Como tenho essa parceria com o meu marido Adalberto Day, pesquisador da história de Blumenau,que mantém um dos maiores blog com conteúdo da historia de Blumenau (www.adalbertoday.blogspot.com) tenho a oportunidade de trazer aos idosos o passado sempre relacionando com o presente deles.
No final a contagem desta etapa ficou assim definida, nenhuma equipe acertou 100% do caderno de perguntas, não tendo a oportunidade de ganhar 2000 mil de pontos extras. A equipe A  computou 3400 pontos e a equipe B computou 3500 pontos. A pontuação geral das equipes ficaram assim:

EQUIPE A = 4.600 pontos X EQUIPE B= 6.400 pontos.

A tarefa do grupo para o próximo encontro do dia 26/03/10 será a escolha do nome da equipe. As 17 horas encerramos o 1º Encontro do Grupo da Melhor Idade. Todos sairam contente pela oportunidade que a entidade dá a eles de poderem participar das atividades. Maria Helena convidou-os a participarem da eleição que acontecerá no dia 6 de março das 9hs até 17 horas. È importante dos idosos serem participativos dos movimentos sociais.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails