12/09/2009

* 2009 – 1º ANIVERSÁRIO DO AGGIMEK

O Ambulatório Geral Irmã Martha Elisabetha Kunzmann, mais conhecido como Novo AG do Garcia, completou um ano de funcionamento, neste sábado, dia 12 de setembro de 2009 com muita chuva como o dia de sua inauguração.
Para comemorar o aniversário de 1 ano de funcionamento do ambulatório, os funcionários e a comunidade, junto com a Comissão pró-construção do AGGIMEK realizaram neste sábado, dia 12, uma pequena homenagem , trazendo toda a historia do AGGIMEK, desde o início até à conclusão das obras de construção, mostrando a trajetória e a luta de pessoas que acreditaram no sonho.
O evento iniciou às 9h, na recepção do ambulatório, estavam presentes usuários da política de saúde municipal, conselho, comissão pró-construção, funcionários e autoridades. Conforme a SEMUS o AGGIMEK fez em apenas 1 ano de funcionamento cerca de 72 mil atendimentos.Tendo uma estrutura e 59 profissionais somente para atendimento médico, clínicos gerais (7) , ginecologistas (4), pediatras (4)enfermeiros e cirurgiões dentistas(5). São 1.925,17 metros quadrados de área total e um investimento de R$ 959.377,59 mil na construção do AG do Garcia com recursos do fundo Municipal de Saúde. São atendidos usuários nos diversos segmentos tais como:
Serviço Social;
Fisioterapia;
Radiografia;
Pediatria;
Cardiologia;
Ginecologia;
Fonoaudiologia;
Ultra-sonografia;
Acupuntura.
Ambiente totalmente climatizado; 2 telefones públicos; 2 amplos corredores para circulação dos usuários; Sala de espera com capacidade para 48 pessoas sentadas; Rampa de acesso para portadores de necessidades especiais; Estacionamento para veículos; Corredor central de serviço Salas de nebulização – adulto e infantil; Salas de antropometria – adulto e infantil; Sala de odontológica para raio-x; Sala para escovatório; Sala almoxarifado; Sala de eletro-cardiografia; Sala de curativos; Sala de observação; Sala para pequenas cirurgias; Sala de coleta de exames; Sala de vacina; Sala de arquivos; Sala de assistência social; Sala exame do pezinho; Sala de fonoaudiologia; Farmácia – distribuição medicamentos controlados; Ampla sala de fisioterapia; Amplos banheiros; 4 consultórios odontológicos; 3 consultórios clínicos gerais; 2 consultórios de pediatria; 2 consultórios ginecológicos; Consultório de cardiologia; Consultório de enfermagem; Consultório para atendimento psicológico; Ampla sala de grupo capacidade: 48 lugares; Área serviço e copa
Modernidade do novo AGG supera estrutura da antiga sede, no bairro da Glória. O que antes era um desafio para os deficientes físicos, que não tinham acesso facilitado às consultas médicas realizadas na antiga sede, o AG Garcia oportuniza uma rampa restrita para esta parcela da comunidade, além de um banheiro exclusivo.
A funcionária Maria Helena Mabba foi escolhida entre seus colegas de trabalho para ser a oradora da confraternização. Solicitou ao Pastor: HORST LÜMKE Paróquia Luterana Bom Pastor Garcia para que proferisse aos presentes uma bênção e uma mensagem de agradecimento a “Deus” pela passagem do 1º ano de funcionamento do Ambulatório Geral do Garcia Irmã Marta Elisabetha Kunzmann. Maria Helena Mabba em seguida apresentou ao público um pouco da história do SUS., e as várias modificações ao longo do tempo. Disse que o dia 12 de setembro é uma data inesquecível. Muitos sonhos, desejos e necessidades levaram a este grande momento, que hoje se comemora um ano da inauguração do AGGIMEK. Um sonho realizado e que faz parte da historia de Blumenau. Agradeceu aos usuários, funcionários, a comunidade em geral, a imprensa as autoridades presentes que direta ou indiretamente participaram desta construção.
Comentou emocionada que muitas pessoas presentes como ela, nasceram, cresceram e conheceram a caminhada para chegarem nesta primeira etapa de um sonho realizado que é o tão sonhado AGGIMEK, reforçando que o sonho não acabou...
Maria Helena Mabba disse que a antiga sede, no Centro Social Urbano (CSU), não tinha este ambiente aconchegante que a atual construção oferece ao público. Que a farmácia não oferecia possibilidades de arrumação dos remédios, e que a atual farmácia está muito organizada e que possibilita aos atendentes atuarem com mais rapidez na localização dos medicamentos.
Após a apresentação do histórico e fotos do AGGIMEK, Maria Helena Mabba convidou o presidente do Conselho municipal da Saúde senhor Luiz Carlos Cenzi Rebellato a proferir algumas palavras no evento. Este parabenizou a todos que lutaram por esse belo ambulatório e reforçou o desejo de continuar na luta para a total conclusão do mesmo.
O secretário Municipal da Saúde senhor Marcelo Lanzarin, falou com orgulho sobre o AGGIMEK, pois o centro de atendimento é um dos maiores de Blumenau e muito bem equipado para atendimento. Também falou em nome do prefeito João Paulo K. Kleinubing, pois este estava na inauguração da ponte Victorino Goll,uma das tantas pontes danificadas durante a enxurrada/enchente de novembro de 2008. A psicóloga do AGGIMEK Karina falou e apresentou sobre a auto-estima das pessoas. O presidente da comissão pró - construção do AGGIMEK senhor Carlos A. Salles de Oliveira discursou sobre a luta dos conselheiros e comunidade na construção deste grande empreendimento que é o atual AGGIMEK, conforme disse: “ O dia 12 de Setembro ficará gravado na história deste nosso Grandioso Bairro e as solenidades e festividades deste presente momento, sempre representará, simbolicamente, todo um grande período de uma época, com toda uma somatória de fatores, de acontecimentos, de movimentos, de desempenho, de coragem, de mobilização, de sofrimentos, de perseverança, de bravura, de determinação ... e, principalmente de “orgulho” - “orgulho pelo dever cumprido”, “orgulho por fazer justiça”, “orgulho pela união” ... e, “orgulho pela conquista”.”
Para finalizar as homenagens o senhor Percy presenteou-nos com a apresentação “O PALHAÇO”, com fundo musical “Que palhaço sou eu”. As assistentes sociais Dalva e Tânia representantes da ABLUDEF estiveram colaborando com a parte do cerimonial juntamente com o cientista social e pesquisador Adalberto Day. A coordenadora do AGGIMEK a senhora Lucimara agradeceu a todos os presentes e convidou-os a se dirigirem ao auditório para cortarem o bolo em homenagem ao 1º ano do AGGIMEK.
Fonte; Prefeitura Municipal de Blumenau/Dalva Day
Fotos: Adalberto Day/Dalva Day

2 comentários:

Adalberto Day disse...

Os trabalhos de comemoração do primeiro ano do AGGIMEK, foram impecáveis, mostrando a união, organização e integração da atual Coordenadora Lucimara, funcionários e comunidade.
Todas as etapas do cerimonial, foi muito bem conduzido pela funcionária do AGG Maria Helena Mabba, que também é presidenta da ABLUDEF e CODEPA.
Durante as festividades da passagem do primeiro ano do AGG, podemos observar que todos os profissionais escalados para o trabalho no AG, enquanto estávamos nos deliciando naquele deliciante café, exerceram suas funções atendendo a comunidade.. Aliás, enquanto houve toda aquela solenidade, o AG estava atendendo normalmente, o que é deveras elogiável, um avanço administrativo de que traduz muita responsabilidade com o cumprimento das atribuições e obrigações com o usuário.
Adalberto Day membro da comissão Pró-AGG

Carlos disse...

Dalva

Estou muito satisfeito com a mudança de rumo com relação ao atendimento da saúde pública no Distrito do Garcia, que a comunidade soube conquistar, unida, através da Comissão Pró-Construção do AGG e dos Conselhos de Saúde da nossa região, a partir de 2007, impulsionado pelo grande e vitorioso movimento pela definitiva construção do Ambulatório Geral, promessa do poder público que completou 20 anos em 2008.
Além do excelente e modelar Ambulatório, fomos também contemplados com vários investimentos nas Unidades de ESF’s e, hoje, também temos na nova Unidade I e Unidade II do ESF Maria Baungartner da Rua Brusque, um dos melhores exemplos de bom atendimento e relacionamento profissionais de saúde – comunidade, atendimento com serviços de excelência, destaque exemplar para a nossa cidade.
A frente da Secretaria Municipal de Saúde contamos, atualmente, com competente Secretário, formado e especializado em medicina pública e, como fator extremamente fundamental, com tempo integralmente dedicado ao cargo. Dr. Marcelo Lanzarin, que também fez questão de permanecer como Conselheiro da Saúde, está sempre presente nas reuniões dos Conselhos Regionais com a Secretaria e, assiduamente nas reuniões do Conselho Municipal de Saúde, interagindo, discutindo e, principalmente, ouvindo as reivindicações da sociedade. Com uma equipe administrativa formada por profissionais de alto nível, está muito bem intencionado e empenhado no aperfeiçoamento do atendimento à saúde em nosso grande município. Como estou sempre acompanhando e presente, sei dos ótimos projetos e promissores planos, que estão previstos para serem implementados a curto e médio prazo, logicamente ainda dependendo, em parte, do indispensável aporte financeiro e na melhoria das possibilidades de contratações e compensações dignas, justas, aos profissionais desta área.
O nosso Ambulatório Irmã Marta Elisabetha Kunzmann está muito bem organizado, com uma harmônica equipe de trabalho que valoriza o trabalho em equipe e, unidos na busca constante do bom atendimento e no aperfeiçoamento dos serviços. Liderados pela atual Coordenadora Enfermeira Lucimara Z. Carli, este conta com a atenção de uma ótima equipe médica, de odontologia, enfermagem, psicologia e assistência social, que proporcional aos pacientes usuários, total confiança profissional e excelente atendimento humano.
Reafirmo que estou satisfeito e muito confiante na atual estrutura de atendimento e, no desenvolvimento e aperfeiçoamento da atenção à saúde de Blumenau. Cabe a nós, comunidade, apoiar e ajudar na busca das condicionantes indispensáveis, que possibilite a implantação e o desenvolvimento desses promissores projetos.

CarlosASallesOliveira

Related Posts with Thumbnails