22/05/2009

* 2009 - PALESTRA NA COOPER MARFISA

Endereço: Rod. BR 470, Km 53, Blumenau.Tel: (47) 3338-4141. Funciona de segunda a sábado, das 8 às 22h. Domingo, das 8 às 13h.

Em duas oportunidades foram realizadas reuniões com as senhoritas Deise e Maike do departamento RH da COOPER, com a presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba e as assistentes sociais Dalva Day e Tânia Regina Moraes. Na oportunidade ficou agendada palestras com a gerência das filiais Mafisa; Água Verde, Omino Hering; Garcia, Indaial. 18/05/09 = 1º Mafisa 19/05/09 = 2º Água Verde Administração 20/05/09 = Indaial 21/05/09 = Garcia 22/05/09 = Omino Hering

No dia 18 de maio, como agenda prevista foi realizada na Mafisa a primeira palestra para a gerência da COOPER. Maike e Deisy após apresentação da convidada a palestrante Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF e as assistentes sociais Dalva Day e Tânia Regina Moraes, iniciou as apresentações de slides sobre qual o objetivo da palestra para a gerência da COOPER MAFISA.

Maria Helena Mabba falou sobre as suas dificuldades em trabalhar na época que não havia transporte adaptado e nem leis de COTAS, que hoje existem e que a COOPER tem que cumprir essa lei.

A assistente social Dalva Day falou sobre o mercado de trabalho e as diversas parceiras que a ABLUDEF tem para auxiliar os associados e encaminhá-los ao mercado de trabalho. Citou como exemplo as parcerias como BLUSOFT com o ENTRA21, o SESI com a inclusão de deficientes físicos, a CASA BRASIL com a inclusão digital, o CEJA com alfabetização e ensino fundamental e médio. Também a ABLUDEF tem professor de informática para o ensino básico de informática, a fisioterapia parceria com a Universidade FURB.

Após a palestra a presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba convidou 3 voluntários para uma dinâmica.

Um dos voluntários teria que usar um andador e tentar descer os degraus. Sem condições de descer por conta própria precisou do auxilio de amigos.

O segundo voluntário teria que descer as escadas de muletas axilares, com menor grau de dificuldade conseguiu descer.

O terceiro voluntário teria que descer de cadeira de rodas, sem nenhuma chance de descer sozinho a não ser com a força dos amigos. Conclusão da dinâmica “Não adianta incluir no mercado de trabalho se as empresas ou locais públicos não tem acessibilidades”. As pessoas com deficiências continuarão a lutar dia a dia para ser incluída a sociedade, para tanto nós profissionais teremos que estar atento a pequenos caminhos que para nos podem ser fácil, mas para os deficientes consistem em barreiras arquitetônicas transformando-os em prisioneiros em suas casas.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails