15/04/2009

* 2009 - CAPITONÊ

Dia 14 de abril na ABLUDEF reuniram-se associados, profissionais e voluntárias para participar do 3º curso que a COOPER administra mensalmente para o Grupo de artesanato ARCO ÍRIS.
Este mês a professora de artes Jucineide administrou o curso CAPITONÊ, também conhecido como ponto fofoca, favinho,origami,casinha de abelha, fuxico flor de laranjeira...não importando o nome dele, mas com certeza o final do trabalho artesanal valeu a pena.

O primeiro momento o grupo ficou com certa apreensão achando que seria de difícil trabalho, mas conforme as explicações da sempre atenciosa professora JUCI, o trabalho era desenvolvido com facilidade pelo grupo.

MATERIAL NECESSÁRIO PARA A ALMOFADA

· Tecido de preferência OXFORD (se for fazer uma almofada de 70 cm, deverá usar o dobro da medida )

· Linha da cor do tecido

· Agulha de costura

· Tesoura

· Miçangas ou perolas

PASSO A PASSO NA EXECUÇÃO DA PEÇA:

· Fazer a medida de 3 em 3 cm nas laterais

· Puxe o fio fora a fora conforme a figura, montando um quadrado

· Coloque fio na agulha e fixe no quadro formando um quadrado alinhavado e puxe firme.

O resultado do trabalho realmente nota-se que valeu a pena, todos conseguiram aprender em apenas uma aula. Sempre colocamos ao grupo que se apenas 10% dos participantes aprender com os cursos de artesanatos que a COOPER administra ja dá bons resultados, pois todos que aprendem tem como meta ensinar outras pessoas em sua familia e comunidade. São pequenos cursos que ensinam a família a aumentar sua renda. Blumenau é considerada uma cidade turisticas e com certeza os trabalhos que os associados aprendem nestes cursos tem condições de estar nas estantes das lojas de produtos artisticos para a compra dos turistas que vem nos visitar.
Para festejar o resultado dos trabalhos realizados, a COOPER ofereceu
para o café da tarde, cucas, nega maluca e bolo inglês. A ABLUDEF disponibilizou o café com leite e o refrigerante.
" Uma parceria que deu certo....ABLUDEF/COOPER, juntas na inclusão social das pessoas com deficiências físicas de Blumenau".

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails